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Quer começar a vender online? Veja como descobrir o produto certo

Montar uma loja virtual é uma boa forma de empreender com autonomia e flexibilidade. Vender pela Internet requer um investimento menor do que montar uma loja física, uma vez que não precisa de um espaço aberto ao público e nem de uma grande equipe para o atendimento. No entanto, escolher um produto com potencial de vendas é fundamental para estruturar um comércio eletrônico e garantir o sucesso.

Provavelmente você já tenha em mente alguma ideia do segmento ou do produto que deseja vender em sua loja online. Para saber se o item tem potencial de vendas, responda para si mesmo as 12 questões abaixo, refletindo sobre a viabilidade de vende-lo em seu e-commerce.

  • Qual é o tamanho do mercado que quero entrar?

Conhecer o público-alvo é fundamental para saber se o mercado do seu e-commerce é promissor. Pense no perfil dos seus consumidores no quesito gênero, classe social, idade, localização geográfica e poder de compra. Quanto maior for o seu conhecimento sobre os seus possíveis clientes, maior será a possibilidade de você estruturar uma loja virtual atrativa e lucrativa.

  • O público-alvo costuma comprar online?

Nada adianta ter um público-alvo amplo, se este não tem o hábito de realizar compras pela Internet, né? Aprofunde-se sobre o perfil de consumo destas pessoas e veja se elas têm como padrão a compra online. Lembre-se que este é um comportamento muito pessoal e dificilmente você conseguirá mudar este padrão por sua conta.

  • Você tem interesse sobre o produto que pretende vender?

Para montar um comércio eletrônico é fundamental acreditar no produto que vende, e, mais do que isso, é necessário entender sobre as especificidades do produto. Isso se refletirá na comunicação com o público e no atendimento que você oferece aos seus clientes. Se você pretende entrar em um segmento apenas pela margem de lucro que ele oferece, pense duas vezes.

  • O produto tem potencial de vendas?

Muitas lojas virtuais apostam na venda de produtos que estão na moda, influenciados por alguma novela ou outra onda do momento. No entanto, isso é insustentável a médio e longo prazo, pois o produto entrará em declínio e o público logo migrará o interesse para outros itens. Confirme se o produto que você quer vender tem potencial de vendas por um período longo.  

  • O produto é vendido em lojas físicas?

O ideal é que o seu e-commerce ofereça um produto que não seja encontrado facilmente em lojas físicas. Se for, deverá oferecer vantagens suficientes para que os consumidores optem pela compra online. Estes diferenciais podem ser preço, qualidade ou variedade de estoque.

  • Você consegue ter um bom lucro sobre o produto?

É claro que o lucro do comércio eletrônico deve se basear na venda por quantidade, e não apenas sobre vendas pequenas. No entanto, você deve pensar em um produto sobre o qual seja possível acrescentar uma margem de lucro suficiente para que valha a pena vende-lo.

  • O produto pode ser enviado pelo correio?

Este item deve ser pensado com atenção, já que o envio é uma das etapas mais importantes do comércio eletrônico e influencia muito na experiência do consumidor. O ideal é vender produtos cujo tamanho ou peso não encareçam o envio pelo correio. Além disso, o produto não pode sofrer danos durante o transporte. Se você pretende vender algo que quebre ou amasse, busque por embalagens que garantam que a encomenda chegará intacta nas mãos do cliente. Lembre-se que o tipo de embalagem também impactará no preço final do produto.

  • Este produto pode ser comercializado durante todo o ano?

Vender produtos sazonais é pouco sustentável, principalmente em locais em que há muita variação de temperatura ao longo do ano. Se você planeja estruturar seu e-commerce com itens utilizados em uma estação, pense em ampliar o estoque com artigos que possam ser vendidos durante todo o ano. Assim as suas vendas estarão sempre garantidas.

  • O produto tem utilidade?

Se você planeja vender este item, possivelmente ele tem algum significado especial para você. No entanto, pense se também terá este significado para os seus clientes. Pergunte-se se este produto é realmente útil e quais são formas de substituição dele. Isso fará com que você possa correr na frente, destacando as vantagens da compra sobre os outros modelos de concorrência indireta.

  • Quem são os concorrentes deste produto?

Conhecer a concorrência é indispensável para montar uma loja virtual que atenda ou supere as expectativas dos clientes. Analise as lojas concorrentes e pense nas vantagens que você oferece. Pode ser em relação à qualidade, ao preço, ao atendimento, à variedade, etc. Se você não conseguir promover diferenciais, veja se realmente vale a pena criar a sua loja virtual.  

  • Quem são meus fornecedores?

Ter contato com fornecedores é muito importante para garantir que você sempre terá o estoque do produto. Veja se o seu fornecedor poderá atendê-lo de última hora e se terá quantidade suficiente caso o volume de vendas seja grande. Lembre-se também de ter embalagens estocadas, principalmente se os artigos comercializados precisam de cuidados especiais no momento do envio.

  • Quais são os pontos fortes e os pontos fracos do produto?

Conhecer os pontos fortes do produto que você pretende vender é essencial para apresentá-lo de modo atrativo aos clientes e até mesmo para precificá-lo de forma adequada. Porém, conhecer os pontos fracos também é muito importante. Isso fará com que você possa se antecipar para solucionar possíveis falhas e pensar em medidas que diminuam a resistência dos consumidores sobre o lado negativo. E, cá entre nós, é melhor que você pense sobre isso antes que algum cliente alerte você, né?

Depois de refletir sobre essesitens, você saberá se o produto que pretende vender tem potencial para competir no enorme mundo das lojas virtuais. Se tiver, boa sorte! Se não tiver, não desista. Existem muitos caminhos para viabilizar a venda online. Aprofunde o seu estudo sobre o mercado que quer entrar, sobre o produto que quer vender e sobre as metas que quer alcançar. Com certeza você conseguirá!

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