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Meios de pagamento online para e-commerce: 6 melhores

Ilustração de transações de venda através de cartões de crédita e dinheiro em espécie.

Quem trabalha ou quer trabalhar com comércio eletrônico já deve saber a importância de oferecer os meios de pagamento adequados para os consumidores. A partir de determinadas escolhas relacionadas ao pagamento, é possível criar um ambiente de vendas mais ágil e seguro, o que se reflete diretamente no faturamento do negócio.
Justamente por isso, recomenda-se pesquisar e conhecer as alternativas antes de tomar uma decisão sobre os meios de pagamento online. Se você está nessa etapa, continue lendo esse artigo! Aqui explicaremos quais são as melhores formas de pagamento para e-commerce e daremos dicas práticas para implementar. Boa leitura!

O que considerar para escolher meios de pagamento online para a loja virtual?

Você sabe por que os meios de pagamento online são tão importantes para um e-commerce? Em primeiro lugar, eles dialogam com um ponto necessário para quem quer vender na internet: as características dos consumidores. Cada pessoa tem um comportamento de compra, o que se reflete na forma como quer pagar pelas compras.

Mas, além disso, essa escolha também é crucial porque pode facilitar ou dificultar o trabalho do gestor do e-commerce. Determinadas empresas de pagamento oferecem serviços mais seguros e ágeis, o que se reflete na qualidade do serviço oferecido pelo e-commerce. Veja aqui o que você deve levar em consideração na hora de escolher os meios de pagamento:

Integrações com a loja virtual

As integrações com a loja virtual são um ponto que deve ser analisado no momento de optar por um determinado meio de pagamento. Afinal, esse tipo de sistema reúne na plataforma todas as atividades, sem exigir que o gestor da loja virtual dê conta de outras plataformas.

Todo mundo ganha com isso. O gestor tem acesso a dados atualizados e assertivos, que dialogam com as outras etapas da venda, e o cliente tem a possibilidade de receber o seu produto mais rapidamente em casa. 

Qualidade do Suporte

A qualidade do suporte é um item essencial para a escolha de qualquer serviço digital. Mesmo assim, muita gente deixa de pensar nesse ponto antes de contratar uma empresa. Imagine o impacto negativo que um e-commerce pode ter se ficar algumas horas com o sistema de pagamento fora do ar. 

Ruim, né? Os clientes vão desistir de comprar e, é claro, vão procurar por empresas concorrentes do mesmo segmento. Por isso, contar com um bom suporte é essencial para que os resultados da loja não sejam prejudicados em casos de instabilidade.

Gestão de risco

Quando falamos em dinheiro, precisamos falar em risco, não é mesmo? Escolher empresas grandes e com boa reputação dá mais segurança ao lojista e ao consumidor. Pela parte do consumidor, podemos pensar que pode haver insegurança na hora de digitar dados pessoais, como o número do cartão de crédito.

Mas, pela parte do lojista também há riscos! Afinal, como ter a garantia de que o dinheiro vai ser recebido no prazo combinado? Por isso, nada de escolher por soluções gratuitas ou com preço muito abaixo do mercado.

Taxas requeridas

Por fim, é preciso considerar a cobrança de taxas por transação. Em geral, contratos feitos direto com o banco ou com operadoras de cartão de crédito cobram taxas muito altas, o que compromete boa parte do faturamento mensal do lojista.

O ideal é buscar por empresas com custo fixo ou com taxas reduzidas, o que dá mais margem para que o vendedor possa vender e ter lucro. Nesse ponto, o  PayPal e o PagSeguro costumam ser boas alternativas.

Qual a melhor plataforma de pagamento online para e-commerce?

Agora que você compreendeu o que deve pesquisar na hora de conhecer os meios de pagamento online, talvez esteja se perguntando como poderá escolher uma empresa de confiança e que ofereça tudo aquilo que você precisa para o seu negócio.

A resposta é simples: pesquisando as diferentes possibilidades, analisando os serviços que oferecem e entendendo quais têm integração com a sua plataforma de e-commerce. Aqui apresentamos as principais plataformas de pagamento do mercado:

Moip

O Wirecard presta o mesmo serviço que antigamente o Moip prestava. A plataforma tem soluções de pagamento para comércio eletrônico, marketplace, autônomos e loja física. Entre seus pontos altos está a isenção de mensalidade, ou seja, o vendedor paga uma taxa sobre cada transação aprovada.   

PagSeguro

O PagSeguro, por sua vez, reúne uma série de soluções para os vendedores digitais, com a vantagem de aceitar todas as bandeiras de cartão de crédito. Isso é um diferencial importante, já que os consumidores não deixarão de comprar por este motivo. Além disso, nas vendas online também aceita boleto, débito online e depósito bancário. 

PayPal

O PayPal é uma das formas mais populares de receber pagamento na loja virtual. A empresa trabalha com as principais bandeiras de cartão de crédito e tem checkout simplificado, exigindo apenas login e senha dos consumidores para a concretização do pagamento. Além disso, tem integração com grande parte das plataformas de e-commerce.

Pagar.me

Já o Pagar.me promete alta conversão e segurança para os empreendedores digitais, sem cobrar mensalidade para isso. A plataforma trabalha com as principais bandeiras de cartão de crédito, além do boleto bancário – e também conta com integração com as principais plataformas de e-commerce do país.

Mercado Pago

Por fim, o Mercado Pago oferece soluções práticas para os lojistas virtuais, como a melhor taxa de aprovação do mercado e a possibilidade de receber o dinheiro rápido. A plataforma aceita os principais cartões de crédito do mercado, além do boleto bancário, muito usado pelos brasileiros.  

Quais são os meios de pagamento online disponíveis para e-commerce?

Sem dúvidas, a escolha dos meios de pagamento online adequados influenciam no sucesso de um e-commerce e na sua possibilidade de crescimento. Afinal, o cliente vai deixar de comprar se não encontrar a forma de pagamento desejada disponível. Por isso, vale a pena refletir sobre as características do seu público-alvo e disponibilizar as formas mais comuns.

E aqui fica a reflexão: quando o assunto é plataforma de pagamento, vale a pena oferecer mais de uma forma. Isso porque as pessoas têm jeitos muito específicos de pagar as suas contas, e limitar essas alternativas significa reduzir as chances de venda. Veja aqui os principais tipos de pagamento:

1. Cartão de crédito e débito

Você já deve saber que o cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais usados pelos brasileiros, sobretudo quando a compra tem um valor relativamente alto. Essa modalidade deve ser oferecida pelo seu e-commerce e, se possível, com a possibilidade de parcelar. O cartão de débito também é uma escolha frequente.

2. Boleto bancário

O boleto bancário, por sua vez, é o meio preferido daquelas pessoas que não têm cartão de crédito ou que não se sentem seguras para colocar os números num comércio eletrônico. Sem dúvidas, o boleto deve ser disponibilizado por lojas virtuais dos mais variados segmentos.

3. Depósito

O depósito bancário pode ser uma boa alternativa, sobretudo quando é oferecido por intermediadoras de pagamento, que é o caso das empresas que falamos há pouco. No entanto, não é recomendado que o lojista ofereça diretamente ao cliente, sem a empresa intermediando, pois há riscos de fraude.

4. Débito em conta

O débito em conta é uma boa maneira de organizar as finanças, sobretudo para os custos fixos, como conta de luz, telefone, água. Os clubes de assinatura com curadoria estão na moda, o que torna esse tipo de pagamento interessante para aqueles e-commerces que oferecem entregas mensais. 

5. Gateway de pagamento

Já o gateway de pagamento serve como intermediário entre o comércio eletrônico e o processador de pagamento. Ou seja, esse tipo de sistema confere segurança à transação, aumentando a confiabilidade dos dois lados. Por essa razão, é uma boa alternativa para as lojas virtuais.

6. Plataformas de pagamento

Por último, mas não menos importante, as plataformas de pagamento dão agilidade e segurança às transações do e-commerce, pois só aprovam compras seguras. Da mesma forma, podem ser integradas à loja virtual, o que centraliza os dados, otimizando o trabalho do gestor virtual e acelerando o envio ao endereço dos clientes.

Sem dúvidas, a escolha dos meios de pagamento online influencia muito na qualidade do serviço que você presta, pois existem funções inerentes ao recebimento do dinheiro do cliente, como a conferência do pagamento e o início do processo do envio ao endereço do consumidor.

Quanto mais rápida for essa etapa, menor será o prazo entre a finalização da compra e o recebimento do produto. E é claro que um bom meio de pagamento contribui para esse ponto. Além disso, a variedade de formas de pagamento é que garante a diversificação dos clientes e o incremento para o faturamento da loja virtual.

Por essa razão, é interessante investir em plataformas que aceitem muitas bandeiras de cartão de crédito, por exemplo. Assim ninguém deixará de comprar na sua loja virtual. Agora que você já leu bastante sobre o tema, que tal saber mais sobre a segurança do e-commerce? Esse ponto também é essencial para que sua loja venda muito!

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