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6 erros de rotina que as pessoas cometem ao montar uma loja online Dropshipping

Durante o período em que trabalhei como empresário de e-commerce, vi muitas lojas online abertas sem muito planejamento, que logo depois encerraram suas atividades. Eu até experimentei algumas das falhas em primeira mão. Embora existam vários fatores potenciais que podem contribuir para o fechamento de uma loja, descobri que muitos proprietários de lojas estão falhando na mesma área-chave, ou seja, o dropshipping.

Se interessou pelo conteúdo? Vamos detalhar alguns dos principais erros de rotina que levam muitas empresas online a fechar. Preparado para saber?

Como o dropshipping atua na sua loja online?

Quando feito corretamente, o dropshipping pode ser extremamente benéfico para uma loja de comércio eletrônico. Em vez de ter que se preocupar em armazenar o estoque, o dropshipping permite que você configure um sistema em que as mercadorias adquiridas são enviadas diretamente do fabricante para o cliente.

Embora isso possa reduzir a sobrecarga e simplificar o envio, muitos empreendedores não conseguem obter esses benefícios devido a alguns erros de rotina. Veja mais detalhes sobre as falhas que você precisa evitar ao configurar o dropshipping para sua loja:

1. Escolhendo o fornecedor errado

Além de escolher o nicho certo para sua loja, poucas decisões de negócios são mais vitais do que escolher o fornecedor certo. Seu fornecedor terá impacto em tudo, desde a qualidade do produto até os prazos de entrega, por isso é essencial que você selecione alguém que forneça os resultados necessários.

Além de verificar as resenhas e depoimentos de seus fornecedores em potencial, considere fazer um pedido de teste. Isso lhe dará uma experiência em primeira mão com o processo de envio e permitirá que você veja se os produtos atendem às suas expectativas.

Confira: 9 dicas para fazer ações eficientes e aumentar as vendas

2. Tornar-se dependente de um único fornecedor

Embora escolher um fornecedor de qualidade seja um passo crucial, não permita que você se torne dependente. Imagine o que acontece se o fornecedor ficar sem estoque de um de seus itens mais vendidos? Pior ainda, e se sair completamente do negócio?

Se você colocar todos os ovos na mesma cesta, esses problemas podem colocar sua loja em risco.

Sempre tenha um fornecedor pronto para que, se algo acontecer com seu fornecedor principal, você ainda possa fazer vendas e atender aos pedidos dos clientes. Tenha cuidado para que seu contrato com seu fornecedor principal não proíba você de fazer pedidos de terceiros.

O dropshipping permite que as mercadorias adquiridas sejam enviadas diretamente do fabricante para o cliente

3. Taxas de envio surpresa

Ao listar os preços dos produtos no seu site, você está adiantado todas as taxas de envio?

Embora os altos custos de envio sejam frequentemente citados como a principal razão pela qual os compradores abandonam seus carrinhos de compras, pior ainda são os custos de envio “surpresa” que não aparecem até o final da compra.

Para manter seus clientes satisfeitos, você precisa liberar seus custos de envio desde o início. Muitos varejistas acham melhor usar uma taxa fixa consistente ou adicionar uma ferramenta “calculadora de envio” à sua página de pedidos.

Não subestime o poder do frete grátis – desde que isso não prejudique suas margens. As pesquisas descobriram que até 90% dos compradores escolhem o frete grátis como “o incentivo número um quando perguntados sobre o que os faria comprar online com maior frequência”.

4. Nenhum rastreamento pós-compra

Os clientes querem saber quando receberão seu pedido depois de comprar em uma loja online. No entanto, muitos novos negócios de dropshipping presumem que suas interações com o cliente terminam no momento em que clicam no botão “checkout”.

A falta de comunicação dificilmente irá tranquilizar seus clientes sobre a qualidade do seu negócio – em vez disso, eles podem pensar que sua loja é uma farsa!

Confira: Frete: quando usar correios ou transportadoras

Para proporcionar tranquilidade aos seus clientes e evitar reclamações, forneça um sistema de rastreamento de pedidos fácil de usar com a assistência de seu fornecedor.

Envie atualizações por e-mail quando um pedido for confirmado ou enviado. A comunicação consistente é especialmente importante quando ocorre um atraso no envio ou quando um item está temporariamente esgotado. A prestação de um serviço de qualidade a este respeito é fundamental para manter a satisfação do cliente.

5. Retornos de satisfação

A ideia de obter 100% de satisfação do cliente pode ser um objetivo, mas raramente é uma realidade. Na verdade, as taxas de retorno de varejo on-line geralmente excedem 30%, especialmente na indústria de vestuário. Se você não tiver uma política de devolução otimizada, você se verá enfrentando muitos clientes irritados.

Ao selecionar um fornecedor, certifique-se de configurar um sistema simplificado para lidar com devoluções e reembolsos. Instruções claras e respostas pontuais às perguntas dos clientes (especialmente ao fornecer um item de reembolso ou substituição) permitirão que você mantenha a boa vontade com seus clientes, mesmo quando as coisas não saírem conforme o planejado.

6. Criando mais que uma única loja

A execução de uma única loja dropshipping parece dar muito trabalho?

Bem, eu tenho novidades para você – se você quer durar muito neste mercado competitivo, provavelmente é melhor conhecer duas ou três lojas. Essa é uma estratégia para usar hoje.

A questão é que, mesmo que você tenha feito sua pesquisa e descoberto o que parece ser um bom nicho, você nunca sabe se sua ideia de negócio vai decolar até que realmente lance sua loja.

Ao iniciar uma ou duas lojas adicionais que são diferentes do seu nicho inicial, você terá investido mais em sua carreira de comércio eletrônico e terá um backup no caso de uma loja fracassar.

Diversificar o seu nicho irá protegê-lo de mudanças econômicas inesperadas e outros contratempos potenciais.Quando feito corretamente, o dropshipping pode ser uma pedra angular do seu modelo de negócios, ajudando você a obter pedidos para seus clientes de maneira oportuna e eficiente. Ao tomar medidas para eliminar os erros de rotina de seu modelo de negócios, você poderá fornecer o serviço de qualidade que seus clientes esperam e merecem.

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