Recurso Cupom de Desconto

Na Simplo7 você pode oferecer cupom de desconto tanto para atrair novos clientes, quanto para movimentar seu estoque. Existem inúmeras estratégias que você pode aplicar o desconto e assim, gerar mais vendas na sua loja virtual. Sabemos que o mercado é muito competitivo, mas exatamente por esse motivo que temos a certeza de que se você fizer uma boa oferta, terá um ótimo retorno e desempenho.

 

Qual a principal função do cupom de desconto na loja virtual?

Quem nunca fez uma compra online só porque viu aquele cupom de desconto em um anúncio, não é mesmo? Antes mesmo de começar a utilizar o aplicativo, vamos entender qual a necessidade dele para converter o cliente. Então agora pare e pense em você como consumidor. Imagine que está navegando pelas redes sociais e de repente aparece um anúncio. Aquele anúncio traz algo que você pode até não precisar no momento, mas que enche os seus olhos de alegria. Pode ser uma bolsa, anúncio de sapatos, um jogo de rodas novas ou até mesmo um perfume que acabou de lançar. Todas essas coisas você sabe que possui e que no momento não é uma necessidade, mas se vier acompanhado de um descontinho, você compra. 

Todos somos assim, nos impactamos com qualquer tipo de benefício que venhamos a ter, seja desconto, frete grátis ou um brinde. Mas engana-se quem pensa que cupom de desconto serve apenas para atrair pessoas curiosas e que estão em busca de algo mais barato. Você pode utilizar a funcionalidade para várias campanhas diferentes, além de aquisição de clientes. Não é atoa que o uso deste aplicativo vem crescendo significamente em nossa plataforma, pois você pode utilizar inúmeras estratégias para gerar vendas com ele.

 

Confira algumas estratégias para gerar vendas utilizando cupom de desconto na loja virtual.

 

Recuperação de carrinho

Essa tática mescla dois aplicativos que acabam recuperando vendas, pois utiliza o aplicativo de desconto, mais o aplicativo de recuperação de carrinho. Assim, você pode enviar uma série de e-mails para aqueles clientes que abandonaram seu carrinho, oferecendo cupom de desconto para ele fechar a venda. Esse método é bem efetivo e gera um aumento na conversão, pois você irá lembrar o cliente que ele abandonou o carrinho um tempo depois dele ter saído da loja. Depois pode mandar e-mail com cupom, mandar um cupom de frete grátis, entre outros. A média de abandono de carrinho nos últimos anos vem sendo sempre acima de 80%, mas é sempre importante fazer uma pesquisa e validação em relação a experiência do cliente na plataforma. Muitas vezes pode ser algo pontual que está ocasionando o abandono e pode ser resolvida com modificações.

 

Datas sazonais e comemorativas 

Nesses casos, você pode oferecer descontos em datas específicas que vão muito além do natal, black friday, dia dos pais e dia das mães. É sempre bom acompanhar um calendário que traga eventos que acontecem no Brasil todo, pois dependendo da data, você pode focar em alguma região em específico e ter uma taxa de conversão maior fazendo campanhas sazonais. 

Algumas empresas utilizam datas especiais tanto para empresa, quanto para o cliente. Um exemplo é oferecer cupom de desconto no mês de aniversário do cliente, pois você cria um vínculo e o faz sentir especial. Quando a empresa faz aniversário ou atinge um número x de seguidores, também se tornam momentos válidos para fazer uma estratégia e trazer seu cliente para perto, comemorando junto com a empresa. 

 

Movimentação de estoque

Sabe aquelas peças que estão paradas no seu estoque e não saem de jeito nenhum? Um cupom de desconto pode ser a solução para você se livrar delas. Você pode criar estratégias focadas em alguns produtos apenas ou também focadas na categoria toda. O importante é ter resultado e liquidar aquelas peças que estavam “encalhadas” a algum tempo.

 

Fidelização

Quando um cliente compra pela primeira vez, você já garantiu 50% do seu trabalho ao conquistá-lo. Após isso, você precisa fazer um trabalho focado em fidelizar ele, para que continue comprando em sua loja. Uma boa estratégia, é utilizar cupom de desconto para a segunda compra. Você pode mandar junto com o produto adquirido da primeira vez, ou até mesmo por e-mail depois de uns dias. Assim ele já irá saber que para uma futura compra ele terá um desconto e não irá ficar em dúvida quanto a loja que vai adquirir.

 

Parcerias

Uma ótima forma de atrair novos clientes, é fazendo parcerias com influencers, blogs, Youtubers, entre outros, divulgando um link com desconto. Assim, você consegue atingir nichos específicos e um número maior de pessoas. Outro canal muito utilizado e que você pode investir é sites de descontos. Duvido que você nunca tenha buscado e entrado em um destes em busca de desconto. É um grande número de pessoas que atualmente antes de sair para jantar por exemplo, busca um cupom de desconto pois se ela tem essa opção, porque iria pagar mais caro, não é mesmo. Para loja virtual é a mesma coisa, antes de sair e procurar produtos nas lojas físicas, todos buscamos o produto antes no Google, pois queremos saber uma média de valor que ele terá. Se o cliente vê uma loja que possui cupom de desconto que se encaixa em um determinado produto que ela está buscando, acaba se tornando uma das primeiras opções que ela irá buscar novamente. Ela pode até ir em uma loja física em busca de outros valores, mas ela irá se lembrar daquele desconto que a sua loja ofereceu. 

 

Boas-vindas

Um ótimo método de despertar interesse em seu cliente é oferecendo um cupom de boas-vindas assim que ele entrar em sua loja. Com isso, ele sabe que pode finalizar uma compra que terá um desconto no final. Outra tática é lançar um exit pop-up com desconto quando ele for fechar a página, fazendo com que ele pense bem antes de sair, pois perderá a oportunidade de ganhar um bom desconto na sua compra. 

 

E-mail marketing

Utilizar o envio de e-mails com descontos para os clientes é uma ótima tática. Para que isso ocorra, é necessário criar listas de e-mails que façam sentido para aquela proposta. Separe os clientes que estão com produtos empacados no carrinho, que se cadastraram para receber novidades e aos que não gostam de preencher o e-mail para não ficar recebendo e-mails chatos toda hora (como ocorre com alguns e não é legal), você pode oferecer um desconto na próxima compra para quem assinar a lista. Assim você mantém seu cliente informado das novidades que são relevantes, promoções, descontos, entre outras coisas.

 

Redes Sociais

Essa técnica gera muito engajamento para sua loja, pois você pode criar cupons de desconto exclusivos para seguidores. Muito parecido com a tática de utilizar influencers, onde eles têm um cupom no nome deles e divulgam para pessoas que seguem eles, aumentando assim o seu leque de clientes, ao utilizar essa técnica você pega diretamente aquela pessoa que já te segue e é fiel a marca. Essa pessoa, sem dúvidas, irá divulgar para muitas pessoas também, fazendo com que outros se interessem e engajem nas redes da marca.

 

Na prática

Ao utilizar o cupom de desconto para criar uma campanha, você precisa pensar em estratégias para traçar o resultado que deseja. Normalmente o foco ao utilizar o cupom de desconto é atrair novos clientes e gerar vendas. Ao criar uma campanha específica para isso, você precisa pensar em táticas voltadas para aquisição e conversão.

 

Planejamento

É sempre bom você planejar com antecedência qual o tipo de campanha irá fazer, pois precisa ser criativo, ter uma quantidade considerável de mercadorias para atender a demanda. Se você trabalha com fornecedores, tentar uma parceria e algum descontinho também. Outra questão a se pensar é a parte da comunicação, pois você precisa ter um planejamento de onde irá veicular, fazer a montagem dos banners, saber qual texto irá utilizar, entre outras coisas. Isso não quer dizer que você precise começar veicular a campanha de natal, em agosto por exemplo. Você apenas precisa se planejar para quando chegar o momento, já estar com tudo pronto para gerar as vendas.

 

Cuidados

São inúmeros pontos que precisam ser cuidados ao decorrer do processo, para você não deixar algo rodando durante x período e somente lá no final verificar e ver que mais perdeu dinheiro do que faturou com a estratégia. A seguir citamos algumas coisas pontuais para terem um cuidado melhor.

  • Margem de lucro
  • Frequência dos cupons
  • Canais de divulgação
  • Público alvo
  • Análises diárias

O principal ponto a ser averiguado é justamento o topo da lista. Muitas pessoas acham que podem dar desconto em todos produtos e não fazem uma análise para saber se é válido ou não. Você precisa saber qual o custo de produção de cada produto e qual a sua margem de lucro para ver se realmente irá valer a pena. Caso seu produto seja vendido em quantidade, poderá ser negociado um desconto maior, pois quanto mais vender, mais irá lucrar. Caso contrário, terá que calcular se realmente é válido.

 

Autoridade

Antes de sair vendendo e sair dando desconto pois você deseja que as pessoas consumam seu produto, você precisa entender ele. Se ele for um produto personalizado, que envolve um esforço e tempo a mais para ser produzido, você não é obrigado a dar desconto, pois não é algo que você está fazendo em série e milhões de pessoas terão acesso fácil aquilo. É muito importante que seu cliente também saiba isso. 

Caso seu produto seja por necessidade, que as pessoas realmente estão em busca daquilo e você sabe que tem a qualidade que ela precisa, você também não precisa botar descontos altos apenas para elas comprarem, mas trazer como um produto que elas não podem viver sem.

Quando é um produto por impulso ou que o cliente pode buscar em outras lojas e desistir da compra na sua loja, vale a pena estudar um desconto que intrigue ela a adquirir com você. Vale lembrar que não é apenas o desconto que irá converter ela, mas é uma estratégia que juntamente com outras questões pontuais, pode vir ajudar.

 

Teste A/B

Algo que é muito importante de se fazer para mensurar os resultados é criar duas campanhas diferentes. Você pode utilizar para saber qual tipo de anúncio está gerando mais interação, também qual o tipo de linguagem e foto está sendo mais atrativo para determinado público. Com isso, você consegue metrificar e saber qual campanha trará mais resultados, se tornando mais assertivo e economizando recursos. 

 

Análise

Sempre que você for fazer algo na loja virtual ou em suas campanha, o que vai te mostrar se está tendo retorno ou não, se pode mudar isso ou aquilo, são os números. Você pode metrificar isso trazendo dados do Analytics, das ferramentas do Facebook, Instagram e também diretamente do seu painel. Existem relatórios que são de suma importância dentro da loja virtual que você deve acompanhar para estar atualizado do que está acontecendo no seu negócio.


Resumindo a construção do cupom de descontos

- Estude quais produtos você irá dar o desconto ou até mesmo a categoria na qual irá aplicar a funcionalidade.

- É sempre bom cuidar muito a margem de lucro e a frequência na qual você disponibiliza cupons em sua loja, pois pode acabar acostumando as pessoas a comprarem apenas quando tem cupons disponíveis.

- Defina qual estratégia você irá utilizar no momento, se irá focar em aquisição, conversão, engajamento, entre outros.

- De acordo com a estratégia, defina qual o melhor canal você irá utilizar para divulgar, caso faça uma campanha.

- Escolha qual o tipo de cupom você irá criar na plataforma, desconto por produto ou por categoria (se necessitar ajuda, temos uma documentação pronta trazendo o passo a passo, clique aqui.).

- Adicione banners para divulgar que há cupons disponíveis na loja de acordo com a estratégia que você criou.

- Se for utilizar técnicas que envolvam outros aplicativos da plataforma, lembre-se de testar antes de divulgar abertamente para o público, pois pode ter algo configurado errado.

- Faça testes A/B durante o período e utilize mais de uma técnica.

- Metrificar os resultados é algo excepcional no processo, pois somente assim você consegue tirar as provas reais do que realmente dá resultado e o que pode vir a te prejudicar ainda mais.

Depois de todas essas dicas, agora só falta você criar sua loja virtual, testar a funcionalidade cupom de desconto e começar a vender. Tá esperando o que?