plataforma

Plataforma de e-commerce: Criação, Recursos e Adesão

Ilustralçao de e-commerce

Texto 29: Plataforma de e-commerce: Criação, Recursos e Adesão

 

Escolher a plataforma do e-commerce requer muita pesquisa e conhecimento. Afinal, essa é uma decisão que vai acompanhar o gestor do comércio eletrônico por muitos anos, já que a plataforma é o ponto central de uma loja virtual, seja pelo ponto de vista dos consumidores ou dos responsáveis pelo negócio.

Você já se deu conta que tudo acontece na Plataforma de e-commerce? É lá que os consumidores conhecem e compram os produtos e também é lá que os responsáveis pelo negócio gerenciam informações a respeito dos produtos, estoque, logística, pagamentos, etc. Por isso, tudo deve estar integrado e funcionando da melhor maneira possível. 

Se você quer começar a vender online, dedique-se a conhecer as funções das plataformas de loja virtual disponíveis no mercado. Muitos empreendedores optam pela primeira plataforma que pesquisam, sem nem saber se ela oferece todos os recursos necessários para a boa gestão da empresa.

Mas como saber qual é a plataforma ideal? Existem muitos parâmetros que devem ser analisados na hora de fazer essa pesquisa. A seguir, apresentaremos todos os recursos oferecidos pela Simplo 7 e explicaremos por que eles são tão importantes para o sucesso e para o crescimento do seu negócio! 

Quais as vantagens e desvantagens de um E-commerce?

Antes de mais nada, precisamos contextualizar sobre o cenário das lojas virtuais. Muitas pessoas que querem começar a trabalhar com vendas online pensam que o mercado de vendas digitais funciona da mesma forma que o mercado tradicional. No entanto, isso não é verdade. 

A Plataforma de e-commerce tem especificidades que a diferenciam do comércio de rua em muitos pontos. De forma alguma isso quer dizer que uma modalidade seja melhor do que a outra, porém significa que o empreendedor deve estudar para dominar o mercado em que está entrando.

É isso que vai garantir a tomada das melhores decisões dentro daquele cenário e o crescimento da empresa. As principais vantagens de um e-commerce são a possibilidade de atender clientes em todo o território nacional e o tempo de funcionamento da loja, que fica aberta por 24 horas, 7 dias por semana. 

Por sua vez, o e-commerce não conta com o atendimento de um vendedor, o que deve ser compensado por etapas bem estruturadas e informações completas. Além disso, a concorrência na internet é muito maior do que a competição dentro do bairro ou da cidade. As lojas virtuais podem vender para todo o território nacional e, muitas vezes, para fora.

O que isso significa? Que não basta apenas abrir um e-commerce e começar a vender. É preciso escolher um bom produto, contar com fornecedores comprometidos e estruturar um e-commerce sério e eficiente. Também é fundamental eleger pontos de diferenciação dos demais concorrentes, pois é isso que fará com que os olhos dos clientes brilhem. 

O que considerar na hora de escolher uma plataforma de e-commerce?

A escolha da Plataforma de e-commerce é um dos primeiros passos na hora de começar a vender online. Mas como saber se uma plataforma é boa? Existem alguns parâmetros que devem ser levados em conta na hora de escolher, como a reputação da empresa, o preço e a disponibilidade de recursos.

Engana-se quem acredita que uma loja virtual pode começar a vender numa plataforma com poucas ferramentas, já que elas não são necessárias no início. Com o crescimento da marca, será fundamental fazer uma migração para uma plataforma completa, o que coloca em risco as vendas e os dados armazenados.

Por essa razão, recomenda-se que o e-commerce já comece a vender numa plataforma completa, mesmo que no início nem todos os recursos sejam necessários para o negócio. Conforme crescer, será possível fazer um upgrade para começar a usar as demais ferramentas. 

Mas que recursos são necessários? Todos que permitam que a loja virtual tenha identidade própria e que simplifiquem a rotina de gestão do responsável pelo e-commerce. A lógica é simples: se existem automatizações que agilizam os processos e oferecem precisão de dados, por que não usá-las? 

Isso também vale para as pequenas lojas virtuais, que na maior parte das vezes contam apenas com o trabalho de um gestor que deve dar conta de todas as tarefas. Essas otimizações servem justamente para simplificar o fluxo entre os setores, o que também agrega qualidade ao atendimento e contribui para a satisfação do consumidor.

Qual é a melhor plataforma de E-commerce?

A melhor Plataforma de e-commerce será aquela que oferecer todos os recursos necessários para deixar a rotina do gestor do e-commerce mais organizada. Como assim? As plataformas modernas contam com otimizações que integram as diferentes etapas de venda, reunindo dados e apurando as informações com agilidade e precisão.

Desta maneira, o empreendedor economiza tempo que deveria gastar para executar essas tarefas. Isso não significa que ele não deverá participar das etapas do e-commerce, mas que a plataforma simplifica os processos, integrando as etapas e agilizando o processo de envio das encomendas para o endereço do consumidor.

Além disso, uma boa plataforma também deve ser de fácil manuseio, permitindo o cadastro de produtos com facilidade, a atualização de informações e de preços, a configuração do dos campos de checkout, a edição do layout, etc. Tudo isso contribui para a diferenciação e para o posicionamento estratégico do negócio. 

Há outro ponto essencial que deve ser pensado na hora de escolher a plataforma. Cada vez mais consumidores percorrem todas as etapas de compra a partir de dispositivos móveis como tablets ou celulares. Por isso, o site do e-commerce precisa ser responsivo e se adaptar a absolutamente todas as telas. 

Recursos da Simplo 7

Você já ouviu falar na Simplo 7? Essa é uma Plataforma de e-commerce que se destaca no mercado de vendas online, já que oferece uma série de recursos importantes para o funcionamento da loja virtual, ao mesmo tempo em que permite a configuração da loja de maneira rápida, simples e intuitiva. 

Desta maneira, o empreendedor consegue estruturar o seu ambiente de vendas de forma completa, apresentando os produtos na disposição de vitrine, contando com diversos meios de pagamento e oferecendo múltiplas opções de entrega. Tudo isso conta muito na hora de o cliente finalizar a compra! 

Afinal, precisamos sempre lembrar que o mercado digital é muito competitivo e que existem centenas ou milhares de lojas do mesmo segmento. Isso é motivo suficiente para que toda a experiência de compra seja oferecida da melhor maneira possível, com clareza de informações e etapas muito bem estruturadas. Veja aqui os recursos da Simplo 7: 

1. Layout

O layout de um comércio eletrônico é fundamental para comunicar a essência da marca e para diferenciá-lo de toda a concorrência. A Plataforma de e-commerce Simplo 7 permite que o empreendedor configure a loja conforme suas preferências visuais, escolhendo a posição do logotipo, do banner e do menu lateral.

2. Integração

A integração tem muito a agregar ao trabalho de um comércio eletrônico, pois faz com que todos os setores compartilhem informações e possam trabalhar em conjunto de maneira assertiva e ágil. Essa otimização facilita todos os setores do negócio, como gestão de estoque, controle de pagamentos, serviço de logística, etc.

3. Marketing

O marketing é essencial para trazer visitantes para a Plataforma de e-commerce. A Simplo 7 dispõe de uma série de recursos para isso, como newsletter, chat online, recuperação do carrinho e pop up de saída. Para que deem resultados, essas técnicas precisam ser usadas de forma integrada e com muita estratégia. 

4. Vendas

Você sabia que as vendas começam antes de os clientes concretizarem as encomendas? Todas as interações anteriores são chamadas de pré-vendas, e as que ocorrem depois são chamadas de pós vendas. A Simplo 7 dispõe de pesquisa de satisfação, cupom de desconto e controle dos campos do checkout para contribuir com a conversão.  

5. Canais de Venda

Muitas pessoas acreditam que quem vende em Plataforma de e-commerce não pode participar de outros canais de vendas online. No entanto, isso não passa de um mito. Prova disso é que a própria Simplo 7 tem integração com marketplaces como  Mercado Livre, Google Shopping, Zoom e Buscapé.

6. Produtos

A escolha dos produtos é fundamental para o crescimento do e-commerce. Mas, além da qualidade, eles precisam ser bem apresentados na Plataforma de e-commerce.  Pensando nisso, a Simplo 7 conta com o recurso de cotação, ideal para segmentos que precisam apresentar um orçamento com o preço dos itens. 

7. Formas de Entrega

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre quais formas de entrega devem oferecer na sua loja. Não existe uma resposta certa para isso, pois cada caso deve ser analisado no seu contexto, considerando preço, distância e embalagem. A boa notícia é que a  Plataforma de e-commerce oferece formas de entrega para contemplar todos as necessidades. 

8. Pagamento

A ampla oferta de meios de pagamentos é um diferencial importante para um e-commerce, já que nem todo mundo prefere pagar da mesma fora. Há quem queira usar o cartão de crédito sempre e também há quem nem tenha cartão. Sabendo disso, a Simplo 7 oferece muitas formas, como PagSeguro, PayPal, Wirecard, BCash, boleto, depósito bancário, etc. 

Quanto custa tudo isso?

Antes de falarmos sobre o preço da Simplo 7, precisamos fazer uma ponderação: na busca por Plataforma de e-commerce, o valor pago por mês não deve ser o único ponto de pesquisa, ok? É fundamental comparar o custo com os recursos disponíveis, buscando compreender se serão suficientes para as atividades da loja virtual. 

Muitas pessoas optam por soluções gratuitas ou muito baratas, mas que na prática não solucionam nada. Logo precisarão migrar de plataforma, o que é trabalhoso e coloca os dados em risco. Por essa razão é que é tão importante escolher uma plataforma completa e, claro, com bom custo-benefício. Veja aqui os planos e preços da Simplo 7:

50 Produtos

Esse é o plano mais básico da Plataforma de e-commerce Simplo 7, que contempla o cadastro de 50 produtos e custa R$ 48,75 por mês. Essa categoria já disponibiliza todos os recursos oferecidos pela plataforma e permite que o cliente faça um upgrade caso precise incluir mais produtos no catálogo da sua loja vitual.

300 Produtos

Esse é o plano intermediário da Simplo 7, no qual pode-se cadastrar até 300 produtos com custo mensal de R$ 97,50. O plano é ideal para lojas virtuais que têm um grande volume de produtos e de vendas. Outro ponto importante de todas categorias da Simplo 7 é o suporte técnico que presta assistência para problemas ou dúvidas. 

Produtos Ilimitados

Por fim, o plano ilimitado da Plataforma de e-commerce Simplo 7 é para aqueles comércios eletrônicos que têm um volume de vendas muito expressivo, com muita variedade e divisões de produtos, seja de tamanhos, cores ou modelos. Custa R$ 197,50 e não tem limite de cadastro de produtos.

Como você pode ver, a escolha de uma boa Plataforma de e-commerce é fundamental não apenas para começar a vender online, mas também para crescer e se consolidar nesse mercado tão concorrido. Por isso, vale a pena pesquisar com profundidade e fazer uma escolha com base no que será importante para a expansão do negócio online. 

Assim como a Plataforma de e-commerce deve ser escolhida com cautela, todas as decisões do mercado digital também precisam ser feitas com base em estudos. Isso significa que a escolha dos produtos precisa ser formulada para diferenciar o negócio da concorrência e que loja deve oferecer pontos distintos das marcas com quem compete.

Do contrário, será somente mais uma loja online no meio da multidão, sem características próprias e sem oferecer uma experiência positiva aos seus consumidores. Já existem muitas lojas assim por aí, que em geral não sobrevivem a médio prazo. Por isso, se você quer fazer sucesso online, lembre-se de estudar e se qualificar. 

Agora que você já sabe de tudo o que precisa para escolher a plataforma para a sua loja virtual, sugerimos que leia sobre a automatização de processos. Esse recurso é muito importante para a gestão do e-commerce, pois permite a automatização de dados e a agilidade entre as etapas de vendas.

Você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta