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4 dicas para otimizar o checkout em seu e-commerce

O checkout em seu e-commerce é como a fila do caixa de uma loja física: é o último momento que o consumidor tem para ponderar se efetivará ou não a compra e se levará mesmo todos os itens que pôs no carrinho.

A seguir, você vai entender melhor a importância do checkout para o comércio eletrônico e aprenderá também 4 dicas infalíveis para deixar essa etapa da venda muito mais eficiente na sua loja virtual. Confira!

Qual a importância do checkout em seu e-commerce?

É no checkout que culminam todas as estratégias da sua loja virtual! Depois de seduzir o cliente e chamar sua atenção para as suas ofertas, você não pode botar tudo a perder, certo?

É exatamente por isso que o checkout precisa ser o mais simples e rápido possível, de modo que não entedie o consumidor nem ofereça a chance de pensar melhor sobre a compra e acabar deixando-a para depois, ou mesmo decidir voltar a pesquisar em outros sites.

Como otimizar o checkout?

Para não correr o risco de perder uma venda que estava ponto de ser efetivada, otimize o checkout da sua loja virtual com as dicas a seguir!

1. Simplifique os cadastros do checkout

As lojas virtuais permitem que os clientes vasculhem seus produtos sem a necessidade de logar, mas na hora do checkout é muito comum aparecer um cadastro. Nada contra cadastros! Muito pelo contrário, eles são importantíssimos para que você colete informações sobre o seu público.

No entanto, na hora do checkout eles podem se transformar em motivo de aborrecimento e atrapalhar a venda. Sendo assim, exija no cadastro do checkout apenas as informações primordiais e convide o cliente a preencher o restante dos dados após a finalização da compra.

Desse modo, você não perde a venda, nem abre mão dos dados de que precisa para planejar suas próximas estratégias.

2. Especifique os custos da compra

O cliente quer saber exatamente pelo que está pagando e como foi calculado o valor total da compra. Sendo assim, o checkout deve discriminar os produtos do carrinho apresentando seus valores, bem como os das diferentes opções de frete. Sendo assim, apresente da forma mais intuitiva possível.

3. Facilite as formas de pagamento

Mesmo depois de achar exatamente aquilo que estava procurando na sua loja, um cliente em potencial pode desistir da compra por não encontrar a forma de pagamento que lhe serve melhor.

Diversos motivos, como segurança, velocidade e praticidade, podem fazer com que um consumidor prefira uma forma de pagamento a outra. Por isso, você não deve cometer o erro de esquecer de implementar uma modalidade de pagamento no seu e-commerce, ou de não oferecer a possibilidade de parcelar as compras maiores em muitas vezes.

4. Pense na responsividade

Se fazer compras pelo computador era novidade uns anos atrás, a tendência agora é comprar tudo pelo smartphone. Sendo assim, o seu site precisa estar todo preparado para visitantes mobile, inclusive na hora do checkout.

Para a etapa do checkout, garanta um layout simples para essa etapa da compra, que não exija que o cliente procure por botões, precise digitar informações além do necessário ou tenha que carregar muitas páginas. Quanto menos vezes e mais rapidamente ele puder tocar na tela para finalizar a compra, melhor!

Restou alguma dúvida sobre as dicas apresentadas? Quer entender melhor como melhorar o checkout em seu e-commerce? Então deixe um comentário com sua pergunta aqui embaixo para que possamos ajudar você!

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