Marketplace

Loja virtual integrada com Marketplace: benefícios e adesão

Ilustração marketplace loja virtual

O marketplace nasceu no Brasil em 2012, e desde então revolucionou o modo de fazer uma compra ou venda, online.

O que vem na sua cabeça quando falamos sobre marketplace? Você pode não saber mas o uso do marketplace é mais comum do que parece, quando você precisa se deslocar para algum lugar e chamar um uber por exemplo, você está utilizando de uma loja virtual integrada com marketplace, onde você faz a transação para que utilize do serviço que ele está oferecendo. 

Um exemplo seria unir alguém disposto a dar uma carona pra alguém que precisa de uma carona.

O que é um marketplace?

O marketplace pode ser bem visto como um shopping virtual, uma plataforma que une vários comerciantes (seja de produtos ou serviços) em um lugar só, e vários compradores. Tal como um shopping mesmo não é? só que não precisa sair de casa pra passear e fazer compras, basta alguns cliques.

Neste artigo vamos falar bastante sobre os benefícios de uma loja virtual integrada com marketplace, visibilidade, ganhos, vendas, aproximação e lealdade.

Diferença de marketplaces para e-commerce

uma forma simplificada de entender a diferença entre um marketplace e um e-commerce, como dito antes, visualize o marketplace como um shopping, então lá vai ter sua empresa, parte do seu marketing e das lojas vinculadas a você será todo desenvolvido para que traga clientes novos para seu espaço.

Cada loja dessas é um e-commerce, e como um shopping não tem uma loja só, o marketplace funciona do mesmo jeito.

Com uma variedades de serviços e produtos disponíveis no seu catálogo, você precisa se preocupar com o nome da sua marca, passar confiança e assim adquirir uma maior visibilidade na internet para que seu negócio só cresça e não pare de crescer.

Por que o marketplace é interessante?

Hoje no país o e-commerce tem uma certa dependência dos marketplaces, de acordo com uma pesquisa feita pela 42ª edição dos webshoppers, o mais amplo relatório sobre e-commerce do Brasil, os varejistas dessas plataformas tem 78% de participação em todo o faturamento do mercado.

O crescimento na área durante a pandemia é bem visível diante aos números: R$ 30 bilhões do faturamento dos seis primeiros meses de 2020 são de e-commerces vinculados ao marketplaces, com crescimento de 56% sobre o primeiro semestre de 2019.

Um fato curioso que a pesquisa apresenta, apesar do grande faturamento dos marketplaces, 32% dos que consomem não sabem o significado da palavra marketplace.

Muitas pessoas que utilizam de serviços como ifood, uber, amazon e outros, não sabe que se trata de um marketplace.

Vantagens de uma loja virtual integrada ao marketplace

Uma ótima analogia para você entender o quão vantajoso pode ser uma loja virtual integrada com marketplace. Imagine um shopping físico no mundo offline, existem lojas de diversos tamanhos e proporções, com marcas mundialmente famosas, e tem pequenos empreendedores que estão à começar o seu negócio. 

Ao fazer uma visita numa loja de peso você passa por uma loja menor que acaba por chamar sua atenção, e assim quando você menos espera está lá conhecendo e até adquirindo algum produto.

O marketplace atua do mesmo jeito, ao acessar um marketplace atrás de um produto ou serviço, naturalmente você verá opções similares de diversos e-commerces, e assim você pode acabar por fazer uma compra de terceiros e nem se dar conta que você adquiriu o produto de outra loja virtual.

Por fim, você vai em busca do que deseja, acaba fazendo o primeiro contato com outra empresa e de repente encontra o produto desejado mais em conta em uma loja menor, ou até mesmo vendedores individuais que aproveitam do grande tráfego de visitantes que acessam, e assim comercializar os produtos.

Visibilidade

Podemos observar que o marketplace é o shopping center que chama a atenção do consumidor, e como uma vitrine, apresenta itens de diversas lojas virtuais, no mesmo lugar, tornando interessante você exibir seus produtos para esse tráfego de pessoas que estão visitando.

Além disso, o Shopping Center tem uma característica forte em comum com o marketplace: O tráfego de pessoas.

Alguns marketplaces o consumidor final nem faz ideia de que está consumindo um produto de outro fornecedor. Como no exemplo da Magazine Luiza, você tem uma marca poderosa anunciando produtos de outras empresas em seu marketplace.

Ganhos na estrutura

Ao integrar sua loja você consegue ter como base e usufruir de toda uma estrutura pronta oferecida pelo marketplace, não precisando se preocupar com funcionalidades, segurança, códigos e integrações com meios de pagamentos.

Porém, o Marketplace é um espaço locado, você não tem controle de fatores externos e isso pode resultar problemas futuros.

Caso você estejja começando, o marketplace é uma ótima forma de validar produto ou oferta, com uma solução de baixo custo e possibilidade de ser o pontapé inicial da sua lojaj virtual.

Aumento de vendas

Naturalmente com a visibilidade e tráfego que você ganha ao se vincular a um marketplace, mais pessoas vão encontrar seus produtos, gerando maior volume de vendas e também de reconhecimento de marca para sua empresa.

Com a integração servindo como ponte para o fornecedor e o cliente de uma forma mais interativa, valores mais acessíveis e, consequentemente, uma margem de lucro mais significante na transação.

Ainda assim, o marketplace oferece uma estrutura mais desenvolvida, atendendo todas as necessidades do consumidor e oferecendo segurança, que uma loja independente pode não reunir em tão pouco tempo, influenciando em vendas que poderiam ser perdidas. 

Desta forma gerando confiança e reconhecimento da marca, trazendo clientes em uma nova fonte de tráfego.

Qual a melhor plataforma para integração de loja virtual com marketplace?

Para você que quer começar uma loja virtual integrada com marketplace, não sabe qual plataforma escolher? não quer gastar desnecessariamente com planos que talvez não tenham o retorno desejado? 

A plataforma Simplo7 trabalha com uma dinâmica chamada Plano Único, 

Basicamente é o contrato inicial mínimo, que lhe dá o direito de usar a loja virtual. Neste contrato você tem direito aos recursos mínimos para iniciar, os quais chamamos de recursos padrão.

Se houver a necessidade de utilizar algum recurso que não está disponível por padrão neste plano, você terá como opção contratar um recursos adicional específico por um preço super acessível.

Assim sendo o custo mensal será: O Plano Único + os recursos adicionais necessários. Portanto o custo/benefício do plano único se mantém acima dos outros comercializados no mercado de fornecedores de lojas virtuais.

Resumindo, com a Simplo7 você só vai precisar pagar o que você tiver necessidade, não gastando assim com recursos que não teria utilidade na sua ideia. Você escolhe o que precisa, e paga somente por isso.

Opções de integração disponíveis no Simplo7

Mercado Livre

O mercado livre é voltado a venda de produtos ou comercialização de serviço em pequenas quantidades. 

Permitindo você a comprar, vender ou anunciar produtos na internet, e com um enorme portfólio de ofertas, ou seja, os clientes se preparam para uma variedades de itens de diversas lojas ou pessoa física.

No mercado livre as chances de venda são enormes, e a audiência da plataforma já está  bem definida com muita divulgação e campanhas incríveis. De acordo com dados do mercado livre, 219 milhões de usuários por mês acessam o site, garantindo visibilidade e maior exposição de suas mercadorias. 

Zoom

Zoom é uma plataforma voltada a conferência online, ideal para empresas, profissionais e afins que tem a necessidade de manter reuniões no seu cotidiano, e assim evitando que distância se torne um problema.

A plataforma além de funcionar com navegador diretamente, também conta com app para iPhone/iPad, android, complemento de outlook e extensões para navegador

Buscapé:

Um grande diferencial do Buscapé é priorizar o poder de escolha dos clientes, otimizando tempo e dinheiro por meio de novidades.

O buscapé oferece a melhor experiência possível para que os clientes não percam tempo e achem o que lhes interessam em segundos.

A plataforma investe massivamente no mecanismo de busca, fazendo uma comparação de preço e de produto para que o cliente se assegure de fazer a melhor escolha possível.

Google Shopping:

O Google shopping funciona como uma espécie de vitrine online, usando de estratégias bastante visuais para chamar a atenção com os produtos.

Através dos dados informados no cadastro, a plataforma busca exibir de forma rápida e fácil os produtos que possivelmente chamem a atenção do usuário como meio de publicidade.

Se você se interessou pelo conteúdo apresentado aqui, e quer conhecer mais sobre a plataforma da Simplo7 clique aqui e saiba mais.

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