Marketing e Redes Sociais

Conheça 7 vantagens da automação de marketing para e-commerce

A automação de marketing surgiu para acompanhar todo o crescimento de negócios no meio digital. Por facilitar o gerenciamento das atividades de um e-commerce, ela vem sendo cada vez mais utilizada por lojas virtuais que buscam um melhor desempenho.

A melhora nas atividades acontece devido aos inúmeros benefícios que adotar uma estratégia de automação traz. Por esse motivo, resolvemos listar as principais para que você possa entender com mais propriedade como a automação funciona.

Descubra abaixo algumas vantagens da automação de marketing e também quais são as principais ferramentas utilizadas para colocá-la em prática!

1. Otimização da jornada do consumidor

Oferecer uma experiência de qualidade é um elemento diferencial para toda loja virtual. Porém, chegar a esse nível de performance exige uma série de cuidados. O primeiro deles é a otimização da jornada do consumidor, permitindo que ele entenda perfeitamente o funcionamento do seu site e, assim, fique mais propenso a realizar compras.

A automação facilita esse processo pelo fato de ser um guia virtual da jornada de compra. Um exemplo que ilustra muito bem essa realidade é o dos chatbots, ou seja, o uso da inteligência artificial para atender o chat online do e-commerce.

Com isso, é possível guiar o cliente de forma automática e atendê-lo de maneira mais rápida e proveitosa, evitando que ele espere muito tempo para ser atendido. Para o e-commerce, a automatização de tarefas permite direcionar os profissionais da sua equipe para a realização de outras atividades, as quais também impactarão na jornada do consumidor.

2. Nutrição de leads

Quem tem um e-commerce sabe do desafio constante que é atrair novos leads. Além disso, muitos deles acabam visitando e não comprando na primeira visita. Então, como fazer para não perdê-los de vista?

É aí que entra a importância de nutrir o lead, que fica mais fácil com a automação de marketing. A nutrição pode ser feita disponibilizando conteúdos e benefícios exclusivos (descontos, vantagens etc) para aquisição dos produtos que ele se interessou.

3. Acompanhamento de status do pedido

Uma das práticas que precisam funcionar perfeitamente em um e-commerce é o atendimento do pedido. O mau gerenciamento desse quesito pode trazer sérios problemas para a sua loja, como atraso, falta de entrega e falhas no controle de estoque.

Com ferramentas de automação de marketing, é possível acompanhar o status do pedido de maneira simplificada e, ao mesmo tempo, completa. Afinal elas trazem todas as informações acerca do andamento da transação!

Automatizar essa tarefa é ter em mãos uma logística mais assertiva, refletindo na imagem da sua empresa e na satisfação dos clientes, mostrando o quão benéfico é fazer esse investimento.

4. Remarketing para abandono de carrinho

O abandono de carrinho é algo que preocupa todos os gestores de e-commerce. Ele acaba, de alguma forma, mostrando um fracasso na finalização da estratégia, pois todo o esforço feito acabou, por pouco, não se concretizando em venda.

O remarketing pode entrar em cena nessa hora para recuperar o interesse do usuário e convertê-lo de fato em uma venda. Por ser um processo automatizado, ele é capaz de “seguir” o consumidor por meio de anúncios em sites acessados por ele, e que permitem que a estratégia de remarketing seja utilizada.

Logo, o remarketing acaba recuperando vendas que anteriormente seriam consideradas como perdidas, e transformando leads em clientes, aumentando o faturamento do e-commerce.

5. Fidelização de clientes

A fidelização de clientes é o desejo de todos os e-commerces, pois essa prática representa uma entrada constante de receita. As compras recorrentes são frutos de um processo de fidelização bem-feito, o que, aliado à automação, acaba se tornando mais fácil de conseguir.

Por meio do uso automatizado de recursos, em especial do e-mail marketing, é possível criar uma estratégia que ofereça aos clientes a oportunidade de fazer novas compras de forma vantajosa.

Com a divulgação de novas ofertas e a concessão de vantagens, a atração acontece de maneira natural. A automatização permite, nesse caso, criar soluções mais personalizadas, ampliando as possibilidades de a venda se concretizar.

6. Otimização do tempo

Otimizar o tempo é essencial para o dia a dia tão corrido, principalmente em um e-commerce que tem tantas atividades para gerenciar. Imagine, por exemplo, ter que fazer a nutrição de cada lead de forma manual?

Com certeza, o volume seria imenso e praticamente impossível de ser atendido. Nessa hora, a automação de marketing é usada para nutrir os leads. Ao cuidar dessa parte, ela acaba proporcionando a você a oportunidade de aproveitar melhor o tempo e focar no gerenciamento das demais atividades do negócio.

7. Melhoria nas campanhas

Com o advento da automação de marketing, o acompanhamento das campanhas de divulgação se tornou mais completo. Os relatórios gerados pelas ferramentas permitem entender detalhadamente os resultados.

A partir da análise desses números, se consegue realizar as devidas melhorias e dar mais força à campanha. Além disso, o melhor acompanhamento dos resultados permite, entre outras coisas, reduzir custos, visto que compreender os resultados possibilita fazer mais com menos, e tornar mais estratégico o uso dos recursos disponíveis.

Diante da grande concorrência existente, mesmo para quem decide investir em tráfego pago, dispor de um recurso como esse acaba sendo uma excelente vantagem competitiva.

Dica extra: ferramentas de automação

Agora que você já conhece as vantagens da automação de marketing, vamos apresentar algumas das principais ferramentas do mercado. Confira a seguir.

Mail Chimp

O Mail Chimp é uma ferramenta especializada na criação e gestão de estratégias de e-mail marketing. Ela tem uma série de recursos que permitem um suporte detalhado das suas ações, realização de testes A/B e programação de envio automático dos e-mails. Além disso, dispõe de diversos planos, inclusive um gratuito (com funcionalidades limitadas).

Hubspot

Essa ferramenta é tida por muitos como a mais completa de todas. Com ela, é possível gerenciar todos os detalhes que permeiam a promoção de um e-commerce. Dentre as atividades que ela pode realizar estão a criação de CTAs, páginas de captura, gerenciamento do e-mail marketing, mídias sociais e nutrição de leads.

O Hubspot só tem planos pagos, sendo o seu investimento recomendado para e-commerces com atividades constantes e que buscam um volume de vendas crescente.

RD Station

A RD Station tem funcionalidades parecidas com o Hubspot, porém com um custo menor. Ela também possibilita fazer um gerenciamento completo da promoção da sua loja virtual, nutrir leads e criar páginas de captura. Igualmente ao Hubspot, trata-se de uma ferramenta paga.

Entender e fazer uso da automação de marketing é necessário para quem planeja melhorar os seus resultados. É um erro pensar que a sua utilização deve ser feita somente por e-commerces maiores. Isso porque a automação tem um viés popular, ou seja, há ferramentas para todos os gostos, bolsos e necessidades.

Quer continuar aprendendo sobre marketing digital? Assine a nossa newsletter e receba dicas incríveis diretamente no seu e-mail!

Você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta