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Mobile first: vantagens, impacto e como usar na loja virtual

Mobile first

Mobile first é uma estratégia utilizada no desenvolvimento de sites, a qual considera o acesso primeiro por smartphones e depois para desktops. Mas, qual é a importância do mobile first para lojas virtuais? 

Nesse artigo, vamos falar de como o mobile first é essencial na produção de conteúdo e arquitetura de sites atualmente e como isso pode ser aplicado para qualquer loja virtual, desde uma loja de brinquedos online até uma loja de cursos, por exemplo. Confira! 

Por que o mobile first é uma estratégia essencial atualmente? 

 

O Brasil é um país no qual o acesso à internet é feito por pelo menos 70% da população. Os dados de uma recente pesquisa mostram que o Brasil é o país com o maior número de smartphones na América Latina. 

Só para se ter uma ideia, em 2017, se totalizava 234 milhões de aparelhos, o que representa mais de um aparelho por pessoa no país. O tráfego online aumenta cerca de 50% ao ano. 

Assim, é uma necessidade urgente do mercado considerar que o público usuário de smartphones é muito grande e que o foco do desenvolvimento de conteúdo e de sites deve ser via smartphones e não mais por desktops, como era no passado. 

Quais são as Vantagens do mobile first?

 

Existem muitas vantagens de se considerar o mobile first para o desenvolvimento da sua loja virtual

Melhor ranqueamento do site pelo Google 

 

Você sabe que o Google ranqueia os sites? Sim, baseado em diversos fatores todos os sites são ranqueados pelo Google. Dessa forma, os sites com melhor ranqueamento aparecem na primeira página de pesquisa do Google. 

E é garantia que se seu site estiver bem ranqueado, ele receberá muito mais acessos do que um site que não apresenta bom ranqueamento. 

Isso porque, quando usuários pesquisam por determinados termos (palavras-chaves) no campo de busca do Google, geralmente não passam da primeira página. 

A partir de 2018, o Google anunciou que o processo de ranqueamento dos sites levaria em conta o mobile first. De fato, isso já era esperado pelos profissionais que trabalham com tecnologia. 

Dessa forma, o conceito de mobile first foi apresentado por Luke Wroblewski, diretor de produtos do Google, ao usar o termo em seu blog pessoal e depois em seu livro, A book apart, no qual ele descreve que bons resultados podem ser atingidos com a prática. 

Experiência superior ao usuário 

 

Já falamos que quem tem um site otimizado para uso por smartphones sai na frente em termos de ranqueamento pelo Google. 

Mas, uma outra vantagem de considerar o mobile first para sua loja virtual é a melhor experiência ao usuário. 

Imagine que o usuário vai acessar o site da sua loja virtual por meio do seu smartphone. Ele verá o site em uma tela bem menor do que em um notebook. 

Além disso, pela tela ser menor, não há espaço para informações irrelevantes. O conteúdo precisa ser otimizado e relevante. Assim, a interface do site precisa ser limpa e intuitiva, para que o usuário se mantenha no seu site. 

Credibilidade da sua marca 

 

É importante pensar que no mundo competitivo de hoje, é essencial considerar a credibilidade da sua marca. 

Com um site que considera mobile first, além das vantagens anteriores, você consegue maior credibilidade da sua marca. 

Isso porque os clientes terão uma boa experiência no site, o Google terá um bom ranqueamento da página e tudo isso contribui para que sua marca se destaque frente a concorrência. 

Como usar mobile first?

 

Agora que você já sabe o que é e as vantagens do mobile first, vamos falar de alguns cuidados que você deve ter com o mobile first, para que seu site fique bem ranqueado e seu usuário tenha uma boa experiência quando acessá-lo. 

Otimize figuras e vídeos 

 

Imagine um site que as figuras são pesadas ou os vídeos demoram para carregar? Se isso já afasta usuários pelo notebook, quando geralmente o acesso é feito com mais calma, imagina pelo smartphone? 

Assim, no mobile first, mais do que nunca, as figuras e vídeos devem entrar com rapidez e não podem demorar um grande tempo para carregar. 

Portanto, tome cuidado se sua página tem muitos vídeos e eles são muito pesados, já que isso faz com que os vídeos demorem muito para entrar, fazendo com que o usuário desista de acessar seu site. 

Por melhor que estejam os smartphones atuais, é importante perceber que vídeos e figuras muito pesadas para serem abertos, acabam consumindo muitos dados e o usuário logo desiste daquele site, buscando outro. 

De fato, isso é algo que deve ser considerado, caso contrário seu site terá poucos acessos. 

Dê atenção ao catálogo 

 

O catálogo online de uma loja virtual é extremamente importante. Afinal, é justamente no seu catálogo que estarão todos os produtos da sua loja virtual. 

Dessa forma, assim como você deve prestar atenção na qualidade das figuras e vídeos, o seu catálogo de produtos também deve ser bastante otimizado. 

Não pode haver um catálogo pesado, que demora para entrar. Portanto, dê atenção ao catálogo da sua loja virtual. 

Cuide das informações do usuário

 

Assim como as informações do seu site devem ser relevantes, as informações do usuário devem ser inseridas, quando em uma compra, por exemplo, de uma maneira bem fácil. 

Portanto, preste atenção em bugs ou erros no site, que prejudicam a compra de produtos. 

 

Deu para perceber que o mobile first é essencial para que seu site tenha muitos acessos e seus produtos muitas compras, não é mesmo? 

A sugestão, então, é você fazer um pente fino no site da sua loja virtual, otimizando bastante todo o conteúdo, além de figuras e vídeos. 

Acesse, você mesmo, pelo seu smartphone, o site da sua loja virtual e observe se há dificuldades para finalizar uma compra. 

Observe o conteúdo: ele pode ser mais otimizado? A interface da sua loja virtual é amigável? Como é a experiência do usuário? 

De fato, todas essas questões devem ser analisadas, para que você consiga o melhor da sua loja virtual, em termos de resultados. 

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