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Visitas no e-commerce: como uma boa plataforma ajuda a aumentá-las?

O mercado virtual tem se mostrado cada vez mais promissor. Não faltam motivos para investir em um e-commerce. Se você está cansado do seu emprego e quer se tornar um empreendedor de sucesso no mundo virtual, é preciso conhecer alguns detalhes sobre o segmento.

Em primeiro lugar, você deve entender que nem tudo é de graça na internet. Se a sua intenção é realmente levar o negócio a sério, então é preciso investir. Uma das primeiras decisões importantes que você vai tomar nesse ramo é em relação a escolha da plataforma de e-commerce.

Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre como a escolha de uma boa plataforma pode impulsionar as visitas no e-commerce e consequentemente aumentar o seu faturamento.

O que é uma plataforma de e-commerce e qual a sua importância?

A plataforma pode ser entendida como o sistema sob o qual é criada a loja virtual. É por meio dela que você vai gerenciar o seu negócio. A plataforma pode ser comparada ao coração da loja virtual e, por isso, é fundamental para o sucesso do empreendimento. Ela é basicamente composta por duas partes:

  • front end: é a parte visível ao cliente. É como se fosse a vitrine da loja, nele há o layout, as categorias dos produtos, os preços e outras informações para auxiliar o consumidor na compra;
  • back end: é o ambiente administrativo da loja. São os bastidores de uma loja virtual. Nele funciona a administração dos pedidos, a verificação de pagamentos, entre outras rotinas operacionais.

Existem diversas plataformas no mercado. Elas variam desde aquelas que são totalmente padronizadas até as que são planejadas sob demanda. Mesmo que esteja numa fase inicial do seu negócio, é importante investir em uma plataforma mais customizada, mas que ofereça um equilíbrio entre custo-benefício.

Outra recomendação é buscar plataformas que ofereçam a possibilidade de crescer gradualmente, junto com o seu negócio, e que acompanhem as tendências tecnológicas.

Quais são as vantagens de escolher uma boa plataforma?

O momento de escolher a plataforma costuma ser o mais importante para um negócio no mundo virtual. De acordo com o SEBRAE, “dinheiro bem gasto na fase da escolha poderá render boas economias no futuro”. Isso também se aplica à decisão sobre qual plataforma utilizar.

Por meio dela, você vai gerenciar e promover o seu negócio virtual. Devido à importância que essa ferramenta tem para o seu e-commerce, é relevante certificar-se de algumas funcionalidades. Uma boa plataforma deve:

  • permitir atualização conforme as necessidades;
  • oferecer facilidade no módulo de gerenciamento;
  • comunicar visualmente a identidade da empresa;
  • ser flexível para integrar outras tecnologias, como meios de pagamento, segurança das informações, banco de dados, atendimento online, entre outras;  
  • oferecer integração aos sistemas internos da empresa;
  • permitir otimizar motores de busca de acordo com o planejamento de marketing;
  • ter um canal adequado e eficiente de suporte;
  • ser compatível com os principais navegadores.

Cumprindo esses requisitos, a plataforma pode atrair e reter clientes, além de garantir processos internos eficientes. Ou seja, ela é uma ferramenta de gestão e também de marketing.

Uma boa plataforma aumenta as visitas no e-commerce?

A escolha pela plataforma vai influenciar diretamente sobre o tráfego do site. Em outras palavras, isso quer dizer que uma plataforma bem desenvolvida e customizada aumenta o número de visitas no e-commerce, o que consequentemente traz um impacto positivo para o faturamento.

Sendo assim, é importante aproveitar essa ferramenta para valorizar a sua loja virtual, promover a marca e comunicar sobre o conceito do seu negócio. As cores, a fonte das letras, o posicionamento dos produtos e a organização das categorias devem ser pensados com base no comportamento do cliente.

É conveniente deixar claro que as plataformas padronizadas gratuitas ou de baixo custo não oferecem a possibilidade de customização e por isso não geram tanto resultado quanto as mais personalizadas. 

Como escolher uma boa plataforma de e-commerce?

Você deve estar pensando: quais critérios devo levar em conta na hora de escolher a plataforma para o meu e-commerce? Vamos solucionar as suas dúvidas de forma bem objetiva! Você deverá observar os seguintes fatores:

Layout

Cerca de 80% dos usuários que acessam um site que não se adapta ao dispositivo saem imediatamente da página. Por isso, o layout da plataforma deve ser responsivo. Isso quer dizer que ele precisa se adaptar ao dispositivo que está sendo utilizado pelo usuário, como um notebook, um tablet, ou um smartphone.

Além disso, o layout da sua loja virtual deve atender ao seu público-alvo. Então, lembre-se de fazer uma pesquisa de mercado para conhecer e entender melhor o comportamento do consumidor antes de definir as cores, a disposição dos produtos, entre outros aspectos. Ter cuidado no planejamento do layout proporciona uma experiência mais positiva ao cliente, o que resulta em mais vendas.

SEO

O SEO é um conjunto de técnicas para otimização de sites, blogs e páginas da web. Tem como objetivo gerar tráfego e autoridade para esses meios. No momento de escolher a plataforma, é importante verificar se ela considera as técnicas de SEO para garantir que sua loja apareça no mundo virtual e alcance mais resultados.

Integração com as redes sociais

De nada adianta ter uma loja virtual se ela não aparecer nas redes sociais. A publicidade nesses meios já se tornou obrigatória para quem quer ganhar a vida empreendendo pela internet.

Variedade de formas de pagamento

Outro aspecto que deve ser crucial na escolha da plataforma é garantir que ela ofereça integração com as mais variadas formas de pagamento. Isso proporciona mais comodidade ao seu cliente e assegura que você vai receber os valores devidos sem dor de cabeça.

Possibilidade de avaliar os produtos

Certifique-se de que a sua plataforma oferece um espaço para avaliações e comentários dos consumidores. Isso ajuda a melhorar seu negócio e traz segurança para outros clientes que queiram comprar os seus produtos.

Segurança

Um dos aspectos que os clientes buscam antes de efetuar uma compra é averiguar se o site oferece segurança para as informações. Esse ainda é um dos maiores receios na hora de comprar pela internet. Então, para que isso não seja um impedimento, tenha certeza de que a plataforma escolhida vai proteger as informações dos usuários e evitar ameaças virtuais.

Escalabilidade

Você também deve considerar a escalabilidade de vendas e servidor. Fazer transições entre plataformas diferentes pode ser um grande problema. Para evitar isso, é importante desde o início já contar com um fornecedor que ofereça a opção de configuração em módulos. Assim, você poderá adaptar a plataforma à medida que seu negócio for crescendo.

Agora que você já sabe como uma boa plataforma aumenta o número de visitas no e-commerce, não perca mais tempo! Escolha uma plataforma que seja personalizável e atenda às necessidades do seu negócio. Lembre-se de que uma loja que funciona bem fideliza o cliente e gera lucro!

Você curtiu este post sobre como uma boa plataforma pode ajudar a aumentar o tráfego em seu e-commerce? Então, não deixe de ler o texto “Plataforma de e-commerce: como escolher?” para se tornar um especialista no assunto!

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