Loja Virtual

Vendendo on-line: arte, ciência ou apenas trabalho duro? Qual é a sua experiência?

Algumas pessoas comparam a execução de uma loja online à produção de uma obra de arte. Leva tempo, criatividade e muito amor, dizem eles. Outros o chamam de uma ciência de precisão que requer apenas a mistura certa de soluções X e Y para criar a energia e a pressão necessárias para produzir uma erupção vulcânica de vendas.

Ainda outros afirmam que tudo que você precisa para ganhar dinheiro online é bom trabalho árduo e antiquado.

O ponto principal é que, para um empreendedor que nunca dirigiu uma loja online antes, qualquer uma dessas opções pode ser a resposta. No entanto, aqueles que suaram ao longo dos anos (e talvez viram a sua arte desintegrar-se no chão ou a sua experiência científica explodir), sabem que a venda online é uma combinação de arte, ciência e trabalho duro.

Seja você um pioneiro em startups ou um experiente veterinário pensando em vender online, você deve considerar (e reavaliar pelo menos a cada seis meses) esses cinco fatores cruciais:

1. Sua idéia ou produto é ruim?

Ai, isso foi duro. Eu não posso te dizer quantas pessoas concluem  “eu não sei por que minhas vendas são tão baixas” enquanto o que podemos pensar é: “Ninguém que te ama te disse isso é um produto ruim? “

Sim, a Internet é um playground aberto onde um estranho pode encontrar um “produto estranho” que cria uma “transação estranha” que ainda resulta em dinheiro.

Confira: O que é Marketing de Atração

Mas antes de você tentar gastar dinheiro em marketing digital ou uma nova plataforma de comércio eletrônico, você precisa gastar dinheiro pesquisando e determinar se um mercado para seu produto proposto ainda existe. Se isso acontecer, você precisa determinar que tipo de volume seu produto pode gerar em todo o mundo e quem serão seus concorrentes e, em seguida, descobrir uma maneira de vencê-los.

2. Qual é a sua estratégia de negócios?

Surpreende a quantidade de pessoas que gastam dinheiro em plataformas, marketing e estoque sem primeiro determinar uma estratégia de negócios clara para cada parte de seus negócios. Como você determinou o preço do seu produto? Como você é diferente da sua concorrência? Como você atrairá novos clientes e reterá os existentes? Quais plataformas/ferramentas você pode pagar agora, mas permitirá que você cresça? Como você vai sustentar seu crescimento?

Depois de ter respondido a estas perguntas (e muitas outras) e criado um plano de negócios em torno deles, você estará preparado para atacar o mercado. Depois de obter resultados reais para provar ou refutar partes do seu plano de negócios, você pode ajustar partes de sua fórmula científica até obter resultados positivos.

3. Como você é diferente?

Alerta de notícias. . . você pode não ser a única pessoa que está vendendo um par de Nikes online. Então, o que faz você diferente de qualquer outro varejista que esteja vendendo Nikes online? Você não pode lutar contra os preços, porque você provavelmente está contratado para não vender abaixo de um preço mínimo anunciado.

Confira: Análise de concorrência: por que é importante para o sucesso do comércio eletrônico

O que mais sobre sua marca, missão, experiência, ofertas, entre outros, pode levar alguém a acessar seu site e comprar seus produtos? A Internet é um lugar muito grande, mas se você não se posicionar de uma maneira única, provavelmente se perderá no mar de resultados de pesquisa. Cuidado com o que pode ser significativo para você nem sempre atrair receita; na verdade, pode custar mais para gerar esse produto do que o que você produz.

Por exemplo, digamos que a garota mais legal do mundo está administrando uma loja online que vende apenas produtos fabricados nos Estados Unidos, para ajudar a promover o crescimento de empregos aqui em casa. Eu amo sua missão, mas ela não está totalmente ciente de quão difícil e caro será ir atrás do nicho de mercado daqueles que compartilham a mesma paixão que ela. Ela gasta suas economias de vida em uma causa nobre, mas no final das contas sai do negócio. Não cometa o mesmo erro!

4. Qual é o seu financiamento?

Não importa quão grande ou revolucionário seja o seu produto: se você não tiver um orçamento realista para as fases de startup e de crescimento, o mundo provavelmente nunca experimentará o que você está vendendo. Se você tiver um orçamento, provavelmente precisará duplicá-lo para ser realista. Para atingir seu preço competitivo para o produto que você descobriu em sua pesquisa, às vezes você deve comprar seu inventário em massa para reduzir os custos.

Essa plataforma barata de comércio eletrônico que você está usando fornecerá as ferramentas necessárias para impulsionar as vendas? Haverá algum dinheiro sobrando para fazer o trabalho duro de direcionar o tráfego? A maioria das empresas admitiria que nove vezes em dez, elas subestimaram a quantidade de dinheiro que precisariam. Assim, depois que seu plano de negócios estiver pronto, espere dobrar seu orçamento imediatamente e, em seguida, tenha um plano de como acessar mais capital quando necessário.

5. Quanto sono você quer?

Não é necessariamente mais fácil administrar uma loja online do que entrar no seu trabalho das 9h às 17h todos os dias. Para aqueles que tentam criar renda suplementar para o trabalho diário criando uma loja online, vale o esforço. Vai dar trabalho, muito trabalho.

Confira: Análise de concorrência: por que é importante para o sucesso do comércio eletrônico

Mas todo o planejamento e preparação para obter o site é uma coisa. Então você deve ter um plano de marketing, atendimento ao cliente, feriados, entre outros. Não, que R$ 100 grátis do Google Adwords que você recebeu no e-mail não substituirá sua renda. E, sim, os clientes ficarão loucos e esperarão respostas quando isso não for conveniente para você. Você precisa garantir que, no planejamento de sua empresa, você considere os custos da contratação de pessoal em tempo integral ou parcial para ajudá-lo a desenvolver e gerenciar seus negócios.

Às vezes, o cientista acidentalmente adiciona muito da solução X à solução Y, e os resultados são espetaculares. Ou, o artista criando aquele produto estranho que todos disseram que não venderia se torna a próxima grande mania. Às vezes isso acontece. Mas esses cenários são as exceções, não a norma.

O que não significa que você deva desistir. As pessoas têm sucesso a cada dia iniciando negócios online. Então não fique desanimado. Seja realista e preparado para executar o seu plano de negócios, e você pode acabar com uma  boa renda para sua aposentadoria! Saiba mais em Guia definitivo para uma gestão de empresa online de sucesso

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