Loja Virtual

Veja quais são os principais medos de quem inicia um e-commerce e saiba como contorná-los

Criar uma loja virtual exige menos investimento financeiro do que criar uma loja física. Mas, ainda assim, precisa de planejamento para que dê certo e tenha resultado. Muita gente tem medo de se lançar no comércio digital, e isso é compreensível.

Em primeiro lugar, é bom lembrar que sentir medo é normal. O medo é responsável por fazer com que o empreendedor aprofunde o conhecimento sobre o produto e o mercado, tome decisões com cuidado e trace estratégias realistas.

O problema é quando o medo paralisa e faz com que cada etapa da criação da loja virtual seja sofrida. Veja aqui quais são os principais medos de quem inicia um e-commerce e saiba como contorná-los.

Medo de não recuperar o dinheiro investido

Esse é um ponto importante para todos os empreendedores, sejam de lojas virtuais ou físicas. Para aumentar as possibilidades de recuperar o dinheiro investido e reduzir o risco de o negócio não dar certo, as pessoas que iniciam um e-commerce têm que fazer um planejamento financeiro.

Isso significa que devem mapear todos os custos que terão no projeto e conceber um prazo para o retorno desse dinheiro. Tão importante quanto planejar o dinheiro no início do negócio é manter os custos controlados ao longo do tempo. Se você quiser se aprofundar no assunto, veja esta publicação sobre a planilha de retorno sobre investimento.

Medo de não ter clientes

De fato, um comércio virtual começa sem uma base de clientes. Isso terá que ser construído ao longo do tempo. Existem algumas estratégias de anúncios que podem acelerar o processo de divulgação do e-commerce, conheça elas aqui.

É bom saber que além de atrair os clientes para o seu e-commerce, você deve cativá-los e mantê-los fiéis. Os anúncios podem ajudar nessa primeira atração, mas o atendimento e a qualidade do produto são fundamentais para fazer com que os clientes retornem à loja. Veja aqui algumas dicas para fidelizar os consumidores.

Medo de crescer e não dar conta

Esse é um medo bom, né? Apesar de parecer estranho, muita gente tem medo de que seu e-commerce cresça e saia fora do controle. Conforme o negócio for aumentando de proporção, será necessário estabelecer novos fluxos e delegar mais tarefas.

No entanto, é muito difícil que isso aconteça de um dia para o outro. Se o empreendedor faz o controle dos custos e das vendas mensais, haverá tempo para que ele perceba que o negócio está crescendo e consiga se adaptar ao novo cenário.

Medo de o lucro variar muito de um mês para outro

Vender online é trabalhar com a incerteza. A renda mensal de um comércio eletrônico terá variação de um mês para outro. Para evitar que essa variação seja muito grande e que em alguns meses o lucro seja realmente baixo, o empreendedor pode aproveitar algumas oportunidades durante o ano para otimizar as vendas.

Datas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal podem ser boas oportunidades para lançar campanhas e fazer bons negócios. Além disso, uma estratégia efetiva de divulgação da loja virtual pode ajudar a atrair clientes mesmo nos meses em que as vendas são mais tímidas.

Você se identificou com algum medo? Lembre-se que é normal sentir medo sempre que iniciamos uma tarefa nova. Depois de reconhecer isso, é importante buscar soluções que possam auxiliá-lo durante o processo de criação do seu e-commerce.

 

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