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Veja como criar uma newsletter para o seu e-commerce em 5 passos

A necessidade de alimentar bem os leads e obter retorno para as suas lojas virtuais tem levado muitos donos de e-commerce a investir em estratégias de e-mail marketing. Criar newsletter é uma das principais dessas técnicas, mas que precisa ser aplicada de forma correta ou pode ter o efeito inverso.

Pensando nisso, explicaremos a seguir por que investir em newsletters é tão importante e, ainda, apresentaremos 5 dicas essenciais para você afinar sua estratégia. Confira!

Por que criar newsletter para seu e-commerce?

O investimento em newsletters traz para a sua marca a oportunidade de se manter em contato com pessoas que já adquiriram os produtos ou serviços da sua loja, ou que demonstraram interesse ao se inscrever na lista de e-mails, ou por algum outro tipo de cadastro.

Dessa forma, você consegue avisar o seu público sobre as promoções, chegada de um novo produto na loja ou mesmo enviar conteúdos que não falam diretamente do seu negócio, mas de temas que de algum modo se relacionam com a marca e que podem conduzir os leads às próximas etapas do funil de vendas.

Como produzir newsletters de impacto?

Para que as suas newsletters surtam efeito, é necessário saber como produzi-las. Veja a seguir 5 dicas essenciais para a sua estratégia!

1. Não envie spams

Os spams correm dois grandes riscos: serem filtrados nas caixas de e-mail e as mensagens dificilmente serem abertas ou incomodar os destinatários, podendo fazer com que sua marca perca a credibilidade.

Portanto, em vez de mandar o mesmo e-mail para toda a sua lista, pense em objetivos claros para cada newsletter, que se relacionem com os desejos do destinatário, estreitando o relacionamento com o cliente.

2. Segmente seu público

Para tanto, pode ser de grande ajuda utilizar as informações que você adquiriu dos seus leads para segmentá-los em grupos diferentes, de modo que seja possível enviar conteúdos mais adequados a cada perfil.

Diversos critérios podem ser utilizados nessa segmentação — gênero, idade, localização, valor, data da última compra etc. Desse modo, aqueles que você julgar mais importantes devem ser previstos nos cadastros ou em outros sistemas de coleta de dados.

3. Crie títulos atraentes

Uma técnica que também aumenta as chances das suas newsletters serem lidas é a criação de títulos atraentes. Por isso, utilize a sua criatividade para atiçar a curiosidade dos seus leads e esqueça as chamadas genéricas.

4. Invista no layout

Uma vez aberto o e-mail, apresente a sua mensagem de forma agradável. Monte um layout de fácil leitura, para que seu destinatário compreenda rapidamente o assunto do e-mail e consiga navegar com facilidade.

Não esqueça também de convidá-lo para interagir ou visitar sua loja novamente, sempre que possível.

5. Analise os resultados

Só é possível descobrir se as mudanças na sua estratégia de newsletter surtiram efeito ao comparar os resultados. Uma boa forma de medi-los é ficando atento à taxa de cliques — CTR, do inglês, Clickthrough Rate — que mede quantos dos clientes que receberam seus e-mails chegaram a clicar nos links. Fique atento aos resultados de para se adequar cada vez mais ao seu público-alvo.

Para criar newsletter de qualidade e melhorar os resultados, é preciso definir bem os objetivos, fazer um bom planejamento e dispor de técnicas eficientes, como o uso correto de títulos, linguagem e visual.

Quer entender ainda mais as vantagens da newsletter para sua empresa? Então continue conosco e descubra o que o e-mail marketing pode fazer pelo seu e-commerce!

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