Loja Virtual

Será que existe diferença entre lucratividade e rentabilidade? Veja aqui!

Lucratividade e rentabilidade são indicadores que mostram a condição financeira de um negócio e são indispensáveis para verificar a saúde do seu e-commerce. Mas você sabia que esses dois termos são totalmente distintos?

Um negócio pode ser lucrativo, mas não ser rentável. Ou seja, calcular corretamente o valor de venda das mercadorias e serviços vai afetar a lucratividade, porém, para saber se essa manobra está sendo rentável para o empreendimento, é necessário fazer o cálculo da rentabilidade.

Pensando nisso, reunimos neste conteúdo tudo o que você precisa saber para conhecer cada um desses índices e tirar dúvidas. Boa leitura!

O que é lucratividade?

A lucratividade relaciona-se diretamente com as vendas, uma vez que é por meio dela que se detecta o percentual de lucros sobre transações de produtos e serviços. Quando excedem os custos totais, obtemos a lucratividade.

Com esse índice, é possível descobrir os ganhos com as vendas. Logo, é essencial fazer o cálculo do preço de custo para definir o valor correto dos itens a serem comercializados, com uma margem de lucro adequada, que garanta ganhos.

Lucratividade = Lucro Líquido x 100 / Receita total obtida

O que é rentabilidade?

A rentabilidade é um indicador que analisa o ROI (Retorno Sobre o Investimento), seja de um determinado produto/serviço, seja do negócio. É com ela que se identifica o rendimento da gestão no que se refere à performance do empreendimento.

Muitas vendas não significa rentabilidade. Para compreender melhor, suponhamos que um item do estoque foi comercializado por um determinado valor alguns dias atrás e, hoje, você planeja aplicar um desconto e oferecê-lo por um preço mais acessível. Isso pode elevar o número de vendas, mas não melhora a rentabilidade da mercadoria.

Portanto, vender mais por um valor reduzido pode até diminuir suas receitas, em vez de aumentá-las. 

Rentabilidade = Lucro Líquido x 100 / Valor Investido

Lucratividade e rentabilidade: como se relacionam?

Tenha cuidado! Não é pelo fato de a lucratividade e a rentabilidade serem diferentes que elas não têm uma relação para quem examina a saúde monetária do negócio. Analisar somente um deles pode dar uma percepção falsa sobre as finanças. Dessa forma, um e-commerce rentável, mas pouco lucrativo pode não sobreviver, por exemplo.

Existem também situações em que a atividade pode ser sazonal como vendas de estação ou aquelas que aproveitam as tendências do mercado , o que demanda um investimento considerável. Nessas circunstâncias, a lucratividade deve atingir um resultado bastante elevado para resgatar o investimento inicial. Pode ser que um negócio não seja rentável a princípio, porém, os lucros podem compensar pelo motivo de ele não durar muito, por exemplo.

Do mesmo modo, uma loja virtual pode ter uma lucratividade mais enxuta, mas obter uma rentabilidade alta. Com isso, é possível realizar investimentos estratégicos para amenizar custos incluídos na receita. Ou seja, se você gastar o mínimo necessário, conseguirá ser mais lucrativo, harmonizando-se à rentabilidade.

E então, compreendeu as principais diferenças entre lucratividade e rentabilidade? Se você aliar esses dois indicadores durante a gestão financeira do seu e-commerce, saberá exatamente o que precisa ser melhorado para elevar suas vendas e manter-se atuante no mercado.

Gostou deste conteúdo? Então, siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!

Você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta