Loja Virtual

Saiba como funciona uma loja virtual e o que o cliente espera

Se você sonha em ser o dono do seu próprio negócio, os seus sonhos podem se tornar realidade com o e-commerce! Além de ser uma tendência em crescimento, você pode monitorar tudo da sua casa, sem se preocupar com aluguéis e funcionários. No comércio virtual, não existem barreiras físicas para o seu negócio. A sua lojinha pode ser reconhecida em todo o mundo.

Ficou curioso? Para saber como funciona uma loja virtual, você precisa entender que existem muitas semelhanças com a loja física: tem concorrentes, burocracia e você precisa estar sempre buscando encantar o cliente.

Continue a leitura e conheça os sete passos essenciais para abrir uma loja virtual. Vamos começar falando sobre o planejamento. Confira!

Planeje-se

O segredo de qualquer negócio é, antes de agir, planejar. Não adianta ir colocando produtos à venda aleatoriamente na internet e esperar ter sucesso. Para fazer um planejamento vencedor, é necessário definir:

  • o mix de produtos;

  • o seu público-alvo;

  • as metas de vendas;

  • as políticas de pagamentos e logística.

Vamos começar dando dicas sobre a escolha do mix de produtos, que é uma etapa fundamental para atrair os clientes certos.

Escolha o mix de produtos

Os produtos que vão para a loja virtual devem ser escolhidos a dedo. Você pode se concentrar em apenas um tipo de produto ou em produtos variados, entretanto, eles devem ser relacionados de alguma forma.

Qual será o seu produto estrela? A escolha do produto estrela ou mais conhecido como o carro-chefe, facilita a seleção dos demais.

Essa relação dos produtos com o seu carro-chefe é uma estratégia conhecida como cross selling. Ela funciona da seguinte maneira: assim que o cliente escolhe um produto, outros produtos complementares são sugeridos.

É uma forma de vender mais e mostrar ao cliente que a empresa está disposta a oferecer outros produtos que ele necessite antes que busque em outra loja. É uma técnica de baixo custo muito utilizada pelas lojas virtuais.

Uma vez definido o mix de produtos, o próximo passo é saber quem é o cliente.

Conheça o seu público-alvo

Não adianta ter um bom planejamento, se você não sabe quem comprará os seus produtos. Os consumidores estão cada vez mais apaixonados pelas compras online. Por isso, para que o seu negócio seja diferenciado perante a concorrência, você deve investir na experiência do cliente.

Para isso, você deve saber qual é a classe social, os grupos, a cultura, os influenciadores, em qual momento da vida esse cliente está e quais os motivos que o levarão a comprar o seu produto.

Esses consumidores buscarão saber sobre a reputação da sua empresa por meio dos comentários de outros usuários. Então, a chave do sucesso é ter clientes satisfeitos que indicarão a sua loja nas redes sociais.

Outro fator decisivo para a decisão de compras dos clientes são as políticas adotadas pela loja virtual. Isso nos conduz ao próximo tópico. Vamos lá!

Defina as suas políticas

As políticas de uma loja virtual fazem a diferença durante o processo de compra do cliente. É essencial que sejam transparentes e que a empresa cumpra o que promete.

Afinal, o que o cliente espera de uma loja virtual é a confiança. Esse vínculo é fortalecido de acordo com o cumprimento das políticas.

Você deve estar se perguntando: “Que políticas são essas?”. Estão relacionadas às formas de pagamento, de envio dos produtos, trocas, devoluções e prazos. São as regras da empresa.

Dê atenção especial à logística

Assim que o consumidor fecha a compra, já começa aquela ansiedade para o produto chegar. Para ter clientes satisfeitos, os produtos devem chegar sempre dentro dos prazos estabelecidos. Então, é importante saber definir esses prazos.

Além disso, é importante manter o seu cliente informado de todo o processo percorrido pelo produto desde a compra até a entrega. Com isso, ele sente-se no comando e o nome da sua empresa vai ser lembrado continuamente, o que facilita a escolha em compras futuras.

Você deve se atentar também para a logística reversa. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, nas compras virtuais, o cliente tem assegurado o direito de devolver o produto por qualquer motivo dentro do prazo de sete dias.

Então aceite que isso fará parte da sua rotina. Entretanto, um empreendedor de sucesso saber transformar limões em limonadas, não é mesmo?

Se você é um desses, pode transformar a logística reversa em uma oportunidade de mostrar ao seu cliente que os seus processos são bem definidos e que você se preocupa em melhorar cada vez mais a experiência dele.

Defina como será a comunicação com o cliente

No mercado virtual, a comunicação é a base para se obter a confiança do cliente. Tudo começa com um simples agradecimento pela compra.

O que não faltam são os recursos tecnológicos para que essa comunicação seja a melhor possível. Você pode enviar mensagens pelo WhatsApp, pelas redes sociais, por e-mail.

O importante é que a sua empresa seja sempre lembrada para que, quando o cliente procurar algo na internet, ela seja a alternativa em que ele confia.

É interessante também saber como foi a experiência do cliente. Isso pode ser feito por meio de pesquisas da satisfação. Essas pesquisas ajudam a identificar as oportunidades de melhorias para o seu negócio.

Escolha a sua plataforma

A escolha da plataforma deve ser feita com cuidado. Afinal, ela cuidará de muitos detalhes que definirão o sucesso do seu negócio.

Existem no mercado as plataformas gratuitas e as pagas. Entretanto, as gratuitas não proporcionam muitos recursos. Se você pensa em crescimento, precisa recorrer a uma plataforma paga que dê todo o apoio necessário na medida do seu negócio.

Existem empresas especializadas em oferecer plataformas que acompanham o seu crescimento de forma gradativa.

Agora, que você já sabe como funciona uma loja virtual e o que o cliente espera, comece a traçar as suas metas e abra o seu próprio e-commerce.

Se você gostou deste post, não perca mais tempo! Entre em contato com a Simplo7 agora mesmo e dê o pontapé inicial para a sua loja virtual entrar em funcionamento!

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1 Comentário

  • Responder
    7 livros sobre comércio eletrônico para entender melhor o mercado - Simplo7
    21 de março de 2018 de 17:00

    […] O exemplar foi escrito por Tony Helsh, CEO da Zappos, antiga loja de calçados americana que foi comprada pela Amazon. Das instruções apresentadas pelo autor, o espírito empreendedor, a construção de uma cultura com foco no cliente e o empenho de todos os setores em prol de um objetivo em comum são os métodos mais evidentes para o sucesso de uma loja virtual. […]

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