Loja Virtual

Quer aumentar suas vendas online? Atraia as redes sociais para a loja virtual!

São muitos os motivos para que o negócio tenha perfis nas redes sociais, adote uma estratégia eficiente para cada uma delas e mensure suas ações. Ter um relacionamento a partir das redes sociais possibilita que a loja virtual apresente suas propostas e ofertas, converse com o consumidor e, principalmente, entenda seus hábitos. Algo que influencia positivamente nas conversões e nas vendas online.

No post de hoje, vamos elucidar alguns pontos-chave para que o e-commerce possa vender mais a partir da mídia social. Boa leitura!

Seja consistente quanto às publicações

Os consumidores estão buscando informações a respeito do produto, da marca, de como usar, da satisfação de outros clientes e isso aumenta sua exigência. Eles fazem pesquisas, comparam preços e procuram sobre a reputação da marca antes de efetivar a compra.

Daí a necessidade de passar informações reais e de fontes confiáveis. Promoções, ofertas e conteúdo partilhado devem ser impactantes e verdadeiros. Caso contrário, seus esforços serão em vão, gerando o efeito contrário ao de cativar e informar o público.

Geralmente, quando um potencial cliente navega pelos perfis nas redes sociais, ele ainda não está em um estágio avançado dentro da jornada de compras. Portanto, variar o conteúdo pode impactar tanto o público que busca um produto quanto aquele que teve o interesse despertado por conta de um conteúdo informativo.

Divulgue ofertas segmentadas

Facebook, Instagram, Twitter e outras interfaces sociais oferecem a possibilidade de segmentar anúncios e publicações conforme região, horário e outras características dos seus potenciais clientes. O segredo é criar estratégias específicas para cada nicho de atuação.

Por isso, é fundamental conhecer seu público-alvo e entender seus hábitos de consumo/ acesso. 

Dedique tempo para seus seguidores

Os consumidores, muitas vezes, preferem entrar em contato pelas redes sociais do que pelo SAC da loja virtual. Por isso, não adianta ter perfis em muitas delas se o e-commerce não publica com frequência e não responde aos questionamentos dos seguidores.

Os perfis funcionam como canais de atendimento, em que é possível resolver reclamações e interagir com as pessoas. Utilize essas características a favor da empresa, respondendo o cliente sempre que possível, de forma respeitosa e cordial. Dessa forma, conseguirá aumentar a visibilidade e mostrar aos usuários sua preocupação com a satisfação deles.

Crie promoções e ofereça cupons de descontos

São várias as formas de utilizar as redes sociais para promoções. Podemos destacar:

Semeada

O intuito é divulgar ofertas especiais para o maior número de pessoas, para acelerar a venda de um produto ou serviço em um curto período. A vantagem está em gerar resultados imediatos.

Sorteio

O e-commerce pode oferecer produtos ou vales-compra para quem participar da promoção seguindo a página ou fazendo alguma ação específica. O objetivo é fortalecer a marca e aumentar sua presença de mercado.

Cupons de desconto para seguidores

A loja virtual pode oferecer códigos promocionais para produtos ou áreas específicas, aumentando as vendas online. Procure alinhar essa estratégia com a de estoque para oferecer descontos mais interessantes e assim aumentar o tíquete médio.

Promoção cultural

A promoção cultural está condicionada a alguma ação do seguidor ligada a um número de visualizações ou curtidas. Um exemplo são as promoções cujo vencedor é aquele com a foto mais curtida ou com a poesia mais compartilhada. A ideia é estimular a participação e a criatividade dos seguidores. Como resultado, a marca ganha mais presença de mercado e engajamento com o público.

Mensure os resultados

As principais redes sociais oferecem formas de analytics, mas nada impede que os gestores procurem outras maneiras de medir as conversões e o alcance das ações realizadas. O Facebook, por exemplo, apresenta o Facebook Insights, na aba “Informações”. É possível analisar dados, como número de curtidas e localização dos seguidores, entre outras informações importantes.

Adotando métricas corretas, é possível entender o que está funcionando e o que precisa ser revisto. Os gestores passam a basear suas decisões nos dados e não na intuição, o que auxilia na maior interação e no aumento das vendas online como um todo. 

Entendeu a importância de ter uma estratégia eficiente para as redes sociais? Aproveite e curta nossa página no Facebook. Lá, publicamos conteúdos que vão ajudá-lo na gestão da sua loja virtual. Acompanhe!

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2 Comentários

  • Responder
    Confira 4 boas práticas no relacionamento com o cliente - Simplo7
    12 de junho de 2018 de 09:12

    […] artigo, as melhores abordagens/práticas a serem feitas nos quatro principais canais de contato: redes sociais, páginas de review, chat online e e-mail marketing. Boa […]

  • Responder
    Fotos de produtos para o Instagram: 5 dicas para se destacar - Simplo7
    23 de julho de 2018 de 09:01

    […] inegável que as redes sociais estão bastante presentes na vida das pessoas nos tempos atuais. Nesse sentido, é impensável para […]

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