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Primeira venda on-line: como chegar lá?

Uma das melhores sensações para um empreendedor iniciante no mercado virtual é ver a sua primeira venda acontecer, mas muitos deles ainda ficam ansiosos pensando que isso nunca vai acontecer.

Se você quer ter sucesso no mercado virtual, é preciso entender que a primeira venda pode demorar um pouco, mas uma hora ela será concretizada. E para ajudar você nessa missão, vamos dar algumas dicas para iniciar suas vendas on-line e evitar erros. Confira!

Planeje suas vendas on-line

O primeiro passo para qualquer negócio é o planejamento. Principalmente quando se trata de e-commerce, essa é uma etapa essencial. Com o planejamento, você vai definir o público-alvo e as formas de promover a sua página, dois fatores fundamentais para conseguir efetuar a primeira venda.

Por isso, antes de ficar aflito querendo começar a vender logo, você precisa determinar qual será seu produto principal: ele funcionará como um carro-chefe para as promoções.

Além disso, reflita: esse produto corresponde a uma solução para quem? Ou seja, qual é o perfil do seu cliente? Qual preço ele está disposto a pagar por esse produto? Essas são perguntas que você poderá responder ao fazer uma breve pesquisa de mercado nessa fase de planejamento.

Faça com que sua loja apareça

Já ouviu aquele ditado: “quem não é visto não é lembrado”? No mundo virtual, quem não é visto simplesmente não existe! Para que a sua primeira venda on-line aconteça, é preciso divulgar a sua loja virtual, e os melhores meios para se fazer isso são as redes sociais.

As redes sociais têm um incrível potencial para alcançar e atrair seu público-alvo. Elas conseguem atingir um grande número de clientes e, por isso, são verdadeiras aliadas dos empreendedores de e-commerce.

Esteja presente e frequente os mesmos ambientes virtuais desses usuários, interaja em grupos no Facebook, poste fotos dos produtos em situações reais no Instagram: essas são apenas algumas das formas de atrair consumidores. Você também pode pedir amigos e familiares para compartilharem as postagens da sua página.

Cada vez mais, as lojas virtuais estão percebendo o poder da produção de conteúdo para atrair e fidelizar clientes. É uma estratégia de baixo custo, mas que gera retornos no longo prazo por ser um investimento no relacionamento com o cliente.

Você pode criar e alimentar essa relação com posts em blogs, vídeos no YouTube e publicações de e-books, por exemplo, esclarecendo sobre o produto e outros assuntos relacionados que sejam de interesse da persona.

Além dessas estratégias, é legal investir em anúncios em plataformas como o Google AdWords e outras redes sociais, para levar essas pessoas a clicarem em seu anúncio e efetuarem a compra.

Outra dica é criar uma promoção de lançamento da sua loja. Para isso, você pode utilizar cupons de descontos, bônus, frete grátis, brindes, entre outras estratégias.

Alinhe a plataforma de vendas

De nada adianta fazer o planejamento de vendas e divulgar a loja se a plataforma não estiver devidamente alinhada. Para garantir que não se esqueceu de nada, você precisa conferir tudo o que uma loja virtual deve ter por meio de um checklist.

É recomendado fazer compras como teste para garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente. Observe itens como:

  • fotos dos produtos;
  • links;
  • campos de preenchimento de cadastro;
  • formas de envio e pagamento;
  • comunicação entre o cliente e a loja.

Lembre-se de que o comportamento do consumidor on-line é muito sensível e qualquer aspecto que dificultar a compra pode ser motivo de desistência. Por isso, o layout da loja deve ser intuitivo e transmitir segurança para o usuário.

Se você seguir as dicas deste post, ou seja, fazer o planejamento de vendas, divulgar a sua loja virtual em todos os meios estratégicos e alinhar a plataforma, acredite: é só ter paciência e persistência que os clientes vão começar a comprar! Daqui um tempo, você se verá sendo reconhecido pelos seus amigos e familiares como um empreendedor de sucesso!

Este conteúdo foi útil para você? Então compartilhe com a gente pelos comentários as suas experiências e dúvidas sobre as primeiras vendas on-line!

 

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