Loja Virtual

O que é preciso para fazer a gestão de um e-commerce

O comércio online tem atraído vários empreendedores em busca do sucesso em meio à crise. Esse segmento tem crescido cada vez mais e conquistado vários públicos em todo o mundo, o que faz com que muitos se perguntem o que é e-commerce de fato e quais são os requisitos necessários para gerenciá-lo com êxito.

Pela incapacidade de obter essas respostas e também pelas dificuldades naturais de diversas áreas, muitos têm desistido no meio do caminho. Assim como em qualquer negócio, para se alcançar o sucesso com a gestão de e-commerce, é necessário atravessar alguns obstáculos.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com dicas e informações sobre o que é necessário considerar para fazer o planejamento e gestão da sua loja virtual. Continue a leitura e descubra!

Identifique os erros de um empreendimento

Primeiramente, é essencial conhecer os motivos que levam ao insucesso, para não repetir os mesmos erros. De acordo com o SEBRAE, os principais motivos que levam um negócio ao fracasso são:

  • falta de características empreendedoras;
  • falta de um planejamento prévio;
  • falta de uma gestão eficaz.

Entender o que é e-commerce e abrir um é relativamente fácil. O desafio é mantê-lo e isso só será possível com uma boa gestão. Assim, um empreendedor do mercado online é também um gestor, que deve atuar ao mesmo tempo nos três níveis: estratégico, tático e operacional.

Sabendo quais são os três motivos que mais levam as empresas ao fracasso, daremos dicas para você fugir dessa estatística. Falaremos sobre algumas ações que ajudarão a manter seu negócio. Vamos lá!

Cultive as características de um empreendedor

Você é o dono do negócio e deve agir como tal. Para sustentá-lo, é necessário esforço, dedicação, comprometimento e persistência.

Para estimular esses atributos, é sugerido participar de cursos e capacitações destinadas a empreendedores. Além de novas informações, você poderá trocar experiências e investir em seu networking.

Assim como nas lojas físicas, o mercado virtual também apresenta burocracia e concorrentes. Você terá que se preparar para driblar as barreiras que surgirem. Lembre-se de que muitos desses concorrentes poderão ser empresas já consolidadas no mercado.

Para se destacar, você precisa ter um diferencial. Qual é a característica do seu negócio que fará o cliente acessar sua loja e chegar à decisão de compra? Isso poderá ser definido com a elaboração do plano de negócios.

Elabore um plano de negócios

O plano de negócios é uma forma de estabelecer as diretrizes da sua empresa. Com ele, é possível saber quem são: os clientes, os concorrentes, qual será o seu mix de produtos e quais as estratégias de marketing serão adequadas à sua empresa.

Além disso, o plano de negócios possibilita fazer uma análise de viabilidade da sua loja virtual, estabelecendo as metas ajustadas de acordo com o planejamento e ajudando a compreender o que é e-commerce na teoria (e na prática depois da aplicação do plano).

Defina metas e políticas de gestão

O segredo para ter negócio estável, além de cultivar as características de um empreendedor e de elaborar um planejamento, é saber crescer gradativamente.

Para isso, é fundamental traçar metas realistas. Lembre-se de que não adianta querer começar sendo o Bill Gates ou o dono da Polishop. Esses empreendedores passaram por uma longa jornada até chegarem ao patamar em que se encontram hoje.

Sabendo disso, é preciso definir metas mais realistas e aos poucos traçar metas maiores. Assim, você poderá comemorar cada conquista e passará para o próximo nível mais motivado.

Além de estabelecer metas realistas, é necessário ter muito cuidado ao definir as políticas que serão adotadas pelo seu negócio.

Essas políticas se referem aos prazos, à forma de envio, às políticas de trocas. Lembre-se de que essas políticas são fundamentais para a fidelização do cliente.

Conheça seu cliente

No plano de negócios, você terá definido o público-alvo. Conhecer quem é o seu cliente é tão importante quanto saber o que é e-commerce. Porém, para proporcionar a melhor experiência, é preciso conhecê-lo de perto. Você deve estar sempre alguns passos à frente dele. Quer saber como?

Para encantar seu cliente, é ideal saber em que momento da vida ele está, a quais grupos ele pertence, qual a sua classe social, sua cultura, suas preferências, seus valores, entre outros atributos. 

O vínculo entre você e o consumidor será fortalecido quanto mais personalizada for a experiência dele. Se seu público-alvo são pessoas idosas, você não deixará aquelas letrinhas pequenas em seu site, não é mesmo?

O cliente deve sentir que tudo foi preparado pensando nele. Até mesmo a interface do site: as cores escolhidas, as fotos dos produtos, a linguagem utilizada, são formas de customizar a experiência do consumidor.

Planeje a interface de sua loja virtual

Como a interface entre a empresa e o usuário se concentra no site, é necessário que esse ofereça de forma simples e clara o que o cliente deseja.

Você deve pensar em uma organização dos produtos de forma que o consumidor não tenha barreiras para decidir o que comprar. Para fazer isso, é interessante criar categorias. Essas categorias devem seguir um esquema lógico pensando na jornada do cliente.

Por exemplo: se sua loja vende roupas, a primeira categoria a ser criada normalmente é masculino/feminino/infantil. Dentro dessas, você pode criar outras: blusas/calças/vestidos e assim por diante.

É relevante não exagerar nas categorias, pois isso poderá confundir o cliente. O visual da sua loja deve transmitir uma sensação de confiança para que o cliente sinta-se seguro para comprar e retornar à loja.

Controle o estoque

A loja virtual poderá ser acessada a qualquer horário. Por isso, é essencial fazer a gestão do estoque para passar informações realistas ao cliente.

Isso deve ser atualizado constantemente, pois algo que desanima o público é, após toda a jornada de compra, descobrir que o produto que ele escolheu está indisponível em sua loja.

Defina canais de comunicação com o cliente

A reputação de uma loja virtual é medida pelos comentários dos usuários. Antes de decidir comprar, o cliente costuma averiguar como é a comunicação da empresa e como ela responde aos comentários dos clientes, inclusive os negativos.

O consumidor precisa sentir que do outro lado tem uma pessoa que poderá auxiliá-lo caso seja necessário. Além disso, quando o comprador se sente amparado pela empresa é mais certo que ele volte a comprar nessa loja.

Escolha uma plataforma eficiente

A decisão sobre qual plataforma utilizar é uma variável determinante para o seu negócio. Se você quer que sua empresa cresça, deve optar por uma plataforma paga, que oferece mais serviços, e é mais profissional.

Lembre-se de que nem tudo na internet é de graça. Você precisa fazer alguns investimentos se deseja crescer. Mas não se preocupe. Existem plataformas flexíveis que acompanham o crescimento do seu negócio.

Invista em conhecimento

O conhecimento na gestão de um e-commerce é uma necessidade exatamente por essa área estar em constante mudança. O surgimento de novas tecnologias, mudanças no comportamento do consumidor, exigências do mercado, tudo isso faz com que seja preciso buscar conhecimento técnico.

Em outras palavras, o que funciona hoje pode não funcionar amanhã. Então, para quem deseja atuar sempre em alta performance e estar à frente da concorrência, investir na aquisição de conhecimento é uma prática altamente recomendada.

Nem sempre é preciso desembolsar altos valores para isso. A internet está recheada de bons conteúdos sobre o tema, bastando apenas se dedicar a fazer uma boa pesquisa e filtrar os melhores informações.

Melhore a jornada do consumidor

A busca por conhecimento também interfere em outra etapa importante da gestão de um e-commerce que é a jornada do consumidor. O conhecimento ajuda a encontrar maneiras de tornar a experiência cada vez melhor.

Por isso, é tão importante focar nesse processo de melhoria que, diga-se de passagem, exige constante aperfeiçoamento. Quando falamos anteriormente na importância de conhecer a realidade do consumidor, vimos que o momento influencia muito no comportamento dele.

Por sua vez, o comportamento também influenciará nos seus hábitos de consumo e na forma com ele constrói a sua própria jornada de compra. Com certeza, esses dados tornarão muito mais fácil a compreensão do que é e-commerce no dia a dia e como gerenciá-lo com sabedoria. 

Busque parceiros

Não importa o meio, as parcerias representam um acréscimo significativo em questões como aumento do portfólio, melhora da capacidade de entrega e, principalmente, melhoras na forma de atuação, em especial no que se refere à gestão.

Portanto, é importante buscar parceiros que ajudem a sua loja virtual a agregar essas características. Um parceiro da área tecnológica, por exemplo, tem muito a acrescentar na qualidade da gestão de um e-commerce, com destaque para a otimização de processos e maior segurança no gerenciamento como um todo.

Para que uma parceria como essa (ou qualquer outra) seja sólida e não venha a trazer dores de cabeça, é importante definir os objetivos dessa busca, pesquisar cuidadosamente e conversar com todos os potenciais parceiros.

É preciso que eles saibam a realidade na qual você se encontra, possibilitando, assim, ter mais elementos para ajudar o seu negócio. Com isso, forças poderão ser somadas para construir uma parceria vencedora e que possa trazer com ela todas as vantagens citadas.

Esteja atento às inovações

Quer facilitar a sua vida e a dos seus clientes? As maneiras de fazer isso são várias e exatamente por isso é preciso estar atento às inovações do mercado de e-commerce. Elas estão sendo desenvolvidas para auxiliar a melhora da performance de uma loja virtual e da experiência do consumidor.

O advento da inteligência artificial é uma grande amostra disso, permitindo, entre outras coisas, automatizar processos, obter dados relevantes e até mesmo atender demandas do cliente, tornando, assim, a gestão do seu e-commerce muito mais produtiva.

Agora que você entendeu o que é e-commerce de fato e os requisitos necessários para gerenciá-lo de forma eficaz, pode colocá-los em prática e fortalecer a gestão do seu negócio. Será a aplicação dessas práticas que vai guiá-lo para o alto desempenho e para obter números melhores. Portanto, valorize cada conceito e utilize-os no seu dia a dia.

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