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Mobile First: como o uso do celular pode favorecer suas vendas

Quem atua no comércio eletrônico já deve estar habituado ao termo mobile first. Ele se refere à tendência cada vez mais forte de as pessoas acessarem a Internet pelo celular e, por isso, propõe que as soluções da web sejam pensadas primeiro para o telefone móvel e depois adaptadas para o computador. O relatório Digital In 2019, da Hootsuite, mostra que 67% dos usuários de todo o mundo acessam a Internet somente pelo telefone, o que já é motivo suficiente para alterar a forma como as empresas marcam presença na rede.

O modelo tradicional de planejamento de comércio eletrônico propõe a concepção de uma página na Internet para que os usuários acessem a partir do computador. Tendo este padrão criado, costuma-se criar um segundo modelo de página, que seja compatível com o celular. No entanto, o comportamento das pessoas em todo o mundo tem indicado uma alteração nessa forma de acesso, demonstrando que é mais eficiente criar primeiro uma página para o acesso no telefone e depois adaptá-la para o acesso no computador.

Muito deste comportamento varia conforme o segmento em que a loja virtual se encontra e o perfil do seu público-alvo. Quando se trata de pessoas mais tradicionais e que provavelmente foram introduzidas à Internet depois de adultas, é normal observar a preferência pelas compras direto no desktop, uma vez que a tela grande dá ideia de que há menos risco de a compra não ser bem-sucedida. Por sua vez, a geração conhecida como nativa digital, que é aquela que já cresceu diante das telas, realiza compras em múltiplos dispositivos e se sente segura para finalizar um pedido através do smartphone.

Quanto mais os sites forem criados contemplando as características dos dispositivos móveis, maior será a confiança que os usuários terão em concluir suas compras através de celulares. Cabe lembrar que uma tela de computador comporta muito mais botões, imagens e informações do que uma tela de celular, cujos passos devem ser simplificados. Conhecer as especificidades de cada mecanismo é o primeiro ponto para saber usá-los a seu favor.

Para que as lojas virtuais tenham êxito no acesso dos usuários pelos celulares, é importante que usem imagens leves e fáceis de carregar, bem como disponham as informações diretas e por ordem de prioridade. Muitos conteúdos que seriam adicionados na versão do desktop podem ser dispensados para otimizar a experiência dos clientes através dos dispositivos móveis. As escolhas devem ser sempre ponderadas de acordo com o segmento e o público-alvo de cada negócio.

Para aplicar estes conceitos no seu site, você deve avaliar como é comportamento do seu público, qual é o dispositivo onde são realizadas a maior parte das compras e qual é o tempo médio de navegação. Assim você poderá adaptar o seu site tanto para quem o acessa pelo computador, quanto para quem entra através do celular. Lembre-se sempre de simular a experiência de compra através de computadores e de dispositivos móveis diferentes, assim poderá olhar para o seu negócio sob o ponto de vista do cliente e ter ideias para deixar a experiência ainda mais eficiente.

Você já tinha pensado sobre estes pontos? Se quiser se aprofundar no tema, leia mais aqui.

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