Marketing

O que é a buyer persona e qual sua importância?

A buyer persona mostrou-se uma forma de exceder conceitualmente os esforços em pesquisas sobre o comportamento do consumidor. Com ela, a marca passa a ter um direcionamento com base em informações relevantes, tendo como consequência a obtenção de resultados mais expressivos.

No post de hoje, vamos trazer mais sobre o conceito, como criar e a importância da buyer persona. Boa leitura!

O que é Buyer persona?

É a representação semifictícia baseada em informações qualitativas daquele que seria o cliente ideal para a marca. Trata-se de um personagem que resume as características físicas e comportamentais deste que pode ser visto como o consumidor ideal.

Diferente da definição de público-alvo, que considera mais os dados demográficos, a persona é definida de forma detalhada, com representações de objetivos, desafios e problemas enfrentados no cotidiano. Sua opinião, preferências, hábitos e outras questões psicológicas são especificadas para criar um “modelo” que servirá de base para a estratégia de marketing.

Como criar uma buyer persona?

A criação da buyer persona exige planejamento, acompanhamento de métricas e demais dados referentes ao público e ao mercado consumidor. A pesquisa pode partir da base de clientes que a marca já possui. Caso seja um novo negócio, essa pesquisa parte de um grupo de pessoas que representam os clientes que costumam adquirir o produto ou serviço oferecido.

Também é importante conduzir questionários com metodologias que refletem a realidade do empreendimento. Paute seus esforços em:

Evite trabalhar com achismos

Não é interessante focar seus esforços presumindo como seria a buyer persona. É uma atividade que exige atenção e informações reais para gerar bons resultados.

Use relatórios como base

Para isso, faça a análise de pesquisas etnográficas e relatórios conduzidos por instituições sérias que estudam e mensuram o comportamento do consumidor, como o IBGE, a Ebit, o Serasa Experian, entre outros. O ideal é buscar indicadores que refletem o consumo de seus clientes em potencial.

Analise suas métricas

Dados fornecidos pelo Google Analytics, Facebook Analytics, entre outros mecanismos que oferecem dados reais do seu público também ajudam na elaboração da persona. Avalie as informações das redes sociais, taxa de resposta do e-mail marketing, suas interações e como se comporta o seu público no ambiente digital.

Essa base de seguidores/prospects é fundamental para retirar informações a respeito do nível de engajamento do público com a empresa.

Quais informações devem constar na definição da buyer persona?

A partir da pesquisa, os gestores já tem uma visão ampla dos aspectos gerais e específicos do público e já entende qual é o seu cliente ideal. Agora é o ponto de definir as seguintes características:

  • perfil (sexo, idade, profissão, classe social);

  • problemas enfrentados;

  • características marcantes;

  • objetivos;

  • como sua empresa pode ajudá-lo.

Outros pontos mais específicos podem ser levantados conforme o nicho de atuação, como a frequência que utiliza a internet, redes sociais, seu ambiente de trabalho, entre outras informações importantes.

Vide o exemplo de uma empresa de plano de saúde:

Pedro Simão, 32, funcionário público, classe B, casado, tem uma filha.

É ansioso e passou recentemente pela “crise dos 30”. Tem pensado em mudar algumas atitudes, investir em um negócio, dar mais atenção à saúde e à família.

Seus objetivos são:

  • ter uma renda extra;

  • trocar de carro;

  • organizar as finanças;

  • fazer uma viagem inesquecível.

Seus problemas são:

  • não saber onde investir;

  • acredita que o emprego atual não é desafiador;

  • não consegue dar o pontapé inicial para o empreendedorismo, embora queira muito.

Como podemos ajudá-lo?

Pedro precisa entender que para organizar sua vida financeira e investir em uma atividade extra é importante ter saúde. Temos a solução que atende toda a família, oferecendo quando precisar. Dessa forma, ele poderá lidar com outras questões.

Por que direcionar a estratégia de vendas à persona?

Traçando a buyer persona de forma eficaz, os gestores podem otimizar o desempenho das atividades relacionadas ao marketing. Toda a estratégia passa a ser pautada nas necessidades da persona.

Além disso, é possível manter um padrão de comunicação independente dos canais utilizados, direcionando de forma mais adequada as campanhas, o que reflete em economia de recursos.

O conteúdo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e mostre que você está afiado quanto à sua estratégia de marketing.

 

Você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta