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Marketing pelo WhatsApp: veja como ter um aliado para seu e-commerce

Muitos e-commerces já utilizam o marketing pelo WhatsApp. Trata-se de uma solução que permite tirar dúvidas do consumidor, entender o que precisam, estreitar o relacionamento, resolver insatisfações, entre outras possibilidades. Com a vantagem de ser rápido, eficiente e personalizável conforme as demandas do negócio.

Hoje vamos apresentar um pouco mais do que o WhatsApp pode fazer pelo negócio virtual. Boa leitura.

Como fazer Marketing pelo WhatsApp?

Independente do tamanho do e-commerce ou da quantidade de clientes é possível desenvolver estratégias com o aplicativo. O principal ponto a se levar em conta é o planejamento, o que inclui:

  • objetivos gerais e específicos;
  • ações e processos que serão realizados;
  • expectativa de retorno.

Agora vamos às sugestões de como utilizar o WhatsApp para o marketing.

Melhore o relacionamento com o público

Uma dificuldade enfrentada por muitos e-commerces é a de manter o relacionamento com os consumidores e fidelizá-los após a compra. Para qualquer negócio é mais proveitoso (e menos dispendioso) manter um cliente perto do que começar um novo relacionamento.

Esse contexto requer um atendimento específico para avaliar a satisfação do comprador, prestar algum esclarecimento quanto ao uso do produto ou serviço. Apesar de já existirem mecanismos para isso, como envio de e-mail ou outro tipo de contato, o WhatsApp se mostra muito interessante. Isso porque muitos usuários visualizam suas mensagens diariamente, dando a oportunidade ao negócio de se aproximar e interagir.

Dê suporte aos clientes

O primeiro passo é mapear todos os problemas e questionamentos comumente enfrentados pelo seu cliente e aqueles que ele pode vir a enfrentar. Ajudar vai desde uma dúvida sobre a voltagem de um produto, prazo de entrega, logística reversa ou algo mais complexo. O WhatsApp serve como um espaço para que eles possam pedir auxílio e, dessa forma, aumentar sua retenção de clientes.

O aplicativo se mostra muito funcional para essas e outras situações. É um ambiente para se colocar à disposição, resolver dúvidas, prestar orientações e principalmente receber o feedback. E isso de forma simples, prática e acessível.

Divulgue promoções e novos produtos

O e-commerce tem a possibilidade de estabelecer formas de divulgar e vender produtos ou serviços. Assim como com a newsletter, é importante que o cliente esteja ciente que você vai entrar em contato para evitar rejeições. Trata-se de uma oportunidade de apresentar novidades, oferecer cupons de descontos, combinar vendas e, assim, estimular a recorrência nas compras.

Além de enviar somente para clientes que se dispuseram a receber as mensagens, é importante não enviá-las em excesso para não ser bloqueado e enviar ofertas de acordo com o perfil do cliente.

Crie grupos que prestem algum tipo de serviço

Os grupos servem para envio de conteúdo próprio ou de terceiros que possa ser útil aos clientes. Também é uma maneira de complementar algum produto ou serviço. Por exemplo, se o e-commerce atua com roupas é possível dar dicas de combinações e tendências.

Esse tipo de conteúdo é capaz de fidelizar e engajar o público, ser partilhado e se tornar um viral. O que vai aumentar os membros e ajudá-lo a se tornar referência.

Dicas rápidas em vídeo, texto, imagens e links para páginas com tutoriais ou outras informações são os principais formatos de conteúdo que podem ser compartilhados.

O que é o WhatsApp Business?

Ainda há possibilidade de utilizar o WhatsApp Business. É uma extensão gratuita do aplicativo para aparelhos Android. Foi desenvolvido para atender às necessidades de empresas e demais entidades corporativas. Com ele é possível trocar informações com consumidores, parceiros e colaboradores utilizando ferramentas que classificam e otimizam o atendimento, além de facilitar a edição de respostas rápidas.

Entre as possibilidades é possível destacar:

  • automatização de mensagens;
  • conta comercial;
  • estatísticas disponibilizadas em quadro;
  • criação de um perfil comercial;
  • mensagens pessoais separadas das mensagens corporativas.

O marketing pelo WhatsApp é uma alternativa rápida, cômoda e barata. Os negócios que utilizarem de seus recursos têm a chance de informar o público e criar um diferencial competitivo, capaz de aumentar as vendas no e-commerce e seu relacionamento com o consumidor.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite e veja também o que é economia colaborativa e como aplicá-la em e-commerces!

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