Marketing

Eu tenho uma loja virtual e preciso saber como fazer envios a um preço bom

Criar e administrar um comércio eletrônico é uma responsabilidade que requisita tempo e muita concentração por parte dos empreendedores. Afinal, é necessário traçar as ações de marketing e precificar os produtos.

A logística, setor tão importante em uma loja virtual, é a área que mais demanda esforço por parte dos lojistas. O desafio é enorme, visto que é a entrega da mercadoria que dará o toque final em toda a experiência proporcionada ao consumidor. Por isso, buscar por soluções eficientes, seguras e baratas são o que todo empreendedor busca para fornecer o melhor serviço possível.

Neste texto, você saberá qual é o melhor serviço de entrega para os seus produtos e como eles poderão ajudar seu negócio a crescer. Além disso, entenderá como o preço Sedex pode influenciar no seu planejamento estratégico. Preparados? Então, vamos lá!

Organize todo setor de logística

O primeiro passo a ser dado é estruturar todo o setor de logística no e-commerce da sua marca, já que é um dos principais e, certamente, o setor mais importante. Pois, todo o processo final é feito nessa área, desde separar, embalar e até entrega final ao cliente.

Desse modo, é preciso organizar e aprimorar todos os processos que abrangem a logística da sua empresa. Portanto, tudo que for devido ao setor logístico como: entrega reversa, política de troca e devoluções, entre outros, devem ter prioridade no planejamento estratégico e na aplicação das ações.

Isso deve ser levado em consideração pelo simples fato de o consumidor ter depositado toda a confiança em sua marca, já que foi a escolha prioritária entre milhares de outras no mercado. Com isso, faça o possível para valer a pena todo esse otimismo.

Selecione a melhor opção: transportadora ou Correios

Após ter coordenado todo o setor logístico, chegou-se a hora de decidir qual será o meio que transportará as mercadorias da sua marca até as mãos dos clientes — e uma dica: uma má experiência no instante da entrega destruirá todas os procedimentos anteriores à entrega.

Os Correios, por exemplo, é líder no setor de envios para o e-commerce. Isso se deve ao fato de sua infraestrutura contemplar, de fato, qualquer cidade do território nacional.

Além do mais, ele apresenta diversas modalidades de fretes que servirão para várias situações de entrega. Esses detalhes proporcionam o atendimento a vários consumidores com um único serviço, além de ser mais popular.

Devido à sua estrutura, popularidade e variedade nos serviços, os Correios concedem valores mais acessíveis, principalmente para as lojas virtuais de pequeno porte. Já para os e-commerce que dispõem de mercadorias grandes e pesadas, produtos especiais — que sejam inflamáveis, químicos, entre outros — ou têm um volume enorme de entregas, a melhor opção pode ser firmar um acordo com essa instituição.

As transportadoras privadas, ao contrário dos Correios, não têm limitações quando o tema é distribuição de produtos e, por isso, são mais flexíveis. Contudo, ambas podem fazer sentido para o seu empreendimento, de acordo com a necessidade da sua audiência e da sua marca.

Conheça os serviços dos Correios

Os Correios é a empresa de entregas — seja de correspondências ou mercadorias — mais antiga em atuação no Brasil. A marca foi criada em 25 de janeiro de 1663 com a missão de facilitar a comunicação entre as pessoas de outros estados e países.

Além disso, foi em 1969 por meio da Lei nº 509 que a estatal se modernizou e se transformou no que hoje é conhecida. A importância do Correios no desenvolvimento do mercado consumidor — físico e digital — foi fundamental para economia nacional.

Após esse breve resumo, falaremos sobre quais serviços são oferecidos pelos Correios, além de preços e prazos. Confira abaixo.

PAC

O serviço PAC (Prático, Acessível e Confiável) tem um nome bem sugestivo não é à toa, ele é considerado a opção mais barata oferecida pelos Correios. Ele é mais utilizado para as entregas que não são consideradas urgentes e, por isso, ganham o status de encomenda não expressa. Além disso, ela oferece uma abrangência de todo o território brasileiro.

Normalmente, o serviço estima um prazo de entrega entre 3 a 10 dias úteis. Esse período mais extenso se deve à distância da origem e do recebedor. Porém, Algumas regras devem ser conhecidas sobre a limitação de medidas e pesos.

Em relação ao peso temos as seguintes normas:

  • até 30 kg: remessa individual somente para o território nacional;

  • até 50 kg: remessa individual a nível estadual, entre localidades     conforme mencionado no contrato (falaremos em breve sobre isso);    

  • até 600 kg: remessa agrupada para o território nacional.

Com isso em mente será possível ter uma visão maior sobre o valor aproximado a ser investido em cada envio dos produtos. Lembrando que esse serviço é o mais econômico e utilizado pelos consumidores.

Os valores, normalmente, são calculados pelos próprios Correios por meio de uma integração entre a sua empresa e o serviço de transporte. Se por algum motivo houver atraso ou extravios, o lojista poderá pedir reembolso de 5% ou 15% do que será pago no frete.

SEDEX

O SEDEX, ao contrário do PAC, é indicado para as encomendas que precisam ser entregues de maneira urgente, por isso, é o serviço expresso. O prazo de entrega normalmente é entre 1 e 3 dias úteis após a postagem junto aos Correios e também abrange todo o território nacional. Em caso de atraso ou desvio da encomenda, a empresa remetente poderá ter o valor do frete reembolsado de até 20%.

Por se tratar de um serviço expresso, o valor do frete é mais caro e o peso máximo é de até 30 kg. O preço SEDEX também é calculado automaticamente pelos Correios por meio da integração dos softwares de ambas as empresas.

O SEDEX tem algumas variações e são indicados para situações especiais, confira quais são:

  • SEDEX 10: até 10 horas do dia seguinte;

  • SEDEX 12: até 12 horas da manhã do próximo dia — tem restrições de     localidades;

  • SEDEX Hoje: é postado e entregue no mesmo dia.

e-SEDEX

Com o crescimento exponencial do e-commerce brasileiro — cerca de 7,5% somente nos 3 (três) últimos anos — os Correios perceberam que era chegado o momento de oferecerem um serviço especial para esse mercado.

O e-SEDEX realiza as entregas de maneira expressa e indicado para as mercadorias de até 15 kg. O serviço é exclusivo para a remessa de itens que foram encomendados por meio do comércio eletrônico. Com isso, os preços são diferenciados para as lojas virtuais que contratam essa modalidade.

Normalmente, o prazo de entrega pode ser no mesmo dia da postagem, mas chega até 3 dias úteis. O limite vai depender tanto do horário em que foi postado como da distância do destinatário. Se sua loja recebe um grande volume de pedidos diários e que, normalmente, necessitam ser entregues de maneira rápida e eficiente, o e-SEDEX é o mais indicado.

Assim como o SEDEX, ele tem cobertura total do território nacional. Se houver algum tipo de atraso ou roubo da mercadoria, o lojista poderá pedir reembolso de até 20% do valor pago pelo frete.

O e-SEDEX tem algumas variações que atendem alguns casos específicos, como:

  • e-SEDEX Standard: entrega em até 3 dias, dependendo da localidade. Atende toda a área de abrangência do e-SEDEX;

  • e-SEDEX Prioritário: entrega até as 18 h do dia da postagem, mas atende apenas na cidade de São Paulo (origem e destino);

  • e-SEDEX Express: entrega até as 21 h do dia da postagem, sendo modalidade também restrita a origem e destino na cidade de São Paulo.

Tenha um contrato com os Correios

Dependendo do tamanho da sua empresa, é bom começar a pensar sobre firmar um contrato de parceria com os Correios. O motivo é simples: seu negócio terá acesso exclusivo ao gerenciamento das suas entregas por meio do sistema SIGEP WEB. Essa solução é indicada para as empresas que realizam envios diários e precisam de agilidade no recolhimento e despacho das encomendas.

Com o SIGEP será possível se preparar melhor sobre as encomendas que serão postadas. Isto é, ele permite a criação de uma lista de remetentes, destinatários, dimensões, pesos de cada mercadoria e escolha dos serviços de envio desejados.

Afinal, o contrato é destinado aos lojistas que têm um valor mínimo de postagem mensal. Os valores são estes:

  • PAC = R$ 166,19;
  • SEDEX = R$ 150,61;
  • e-SEDEX = R$ 1.544,82.

Esses valores estão atualizados de acordo com a produção deste texto e, por isso, precisam ser verificados antes de serem contratados. Os Correios estipulam os preços mínimos faturados mensalmente para que de fato seja viabilizado o contrato entre sua empresa e o serviço de entrega.

Envie seus produtos por meio de transportadora

Se sua loja digital recebe uma enorme quantidade de pedidos, além de itens com dimensões e pesos maiores, a melhor opção pode ser realmente contratar os serviços de uma transportadora.

Além disso, se sua loja vende produtos que precisam de atenção especial — químicos, inflamáveis, entre outros — quanto ao transporte, os Correios não atenderão, visto as limitações impostas por eles.

Outro motivo por optar por uma transportadora é o alcance que essas empresas têm, diferentemente dos Correios, que conta com alguns serviços que atendem localidades determinadas.

Um objeto de até 300gr enviado por SEDEX entre Maranhão e São Paulo, por exemplo, tem um custo aproximado de R$ 60,80 e prazo de entrega de até 3 (três) dias úteis, já na transportadora fica próximo de R$ 19,43 com o mesmo prazo e já com seguro incluso.

Como é calculado o preço do frete

O cálculo feito pela transportadora é um pouco diferente: multiplique as medidas de altura X comprimento X largura para obter a metragem cúbica. Em seguida, multiplique o valor por 300 (em caso de transporte rodoviário) ou 167 (em caso de transporte aéreo). Por fim, multiplique pela quantidade de volumes.

Se a cubagem for maior que o peso real da carga, o preço cubado será o valor considerado. Caso contrário, será cobrado o valor pelo peso real. A maior diferença entre a transportadora e os Correios é que os Correios têm algumas restrições de produtos para transporte, como já dissemos.

Sendo assim, tire um tempo para analisar melhor as necessidades dos seus clientes e a sua capacidade de oferta para ver quais opções se adaptam melhor à rotina da sua operação. Por mais trabalhoso que essa pesquisa sobre o preço Sedex possa ser, é importante garantir que você conseguirá obter os serviços mais bem acurados para o seu empreendimento.

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