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Conheça 5 erros comuns no e-commerce e saiba como evitá-los

Vender em uma loja virtual traz muitas vantagens, como custos reduzidos, maior alcance de público e a disponibilidade integral, sem necessitar de atendentes durante parte do período. No entanto, alguns erros no e-commerce podem comprometer sua performance e faturamento.

Se você está lendo este texto, provavelmente pretende investir nesse segmento ou está analisando os resultados do seu negócio — os quais poderiam ser superiores — e acredita que algumas falhas podem estar ocorrendo. Adivinhamos? Fique tranquilo!

Confira este conteúdo e conheça os 5 erros no e-commerce que você precisa evitar para obter sucesso nas vendas.

1. Layout pouco convidativo

Ao acessar um site, o primeiro detalhe a ser notado pelo usuário é o layout. Caso sua página tenha um design pouco convidativo, as pessoas podem fechar a aba do navegador em poucos segundos.

Para que isso não ocorra, é fundamental oferecer uma identidade visual bem chamativa e robusta. Ter esse foco inicial permite oferecer um ambiente organizado, com funcionalidades, ilustrações e cores intuitivas, além de bem editadas.

2. Má apresentação dos produtos

Fotos de baixa qualidade ou que mostrem a mercadoria de um ângulo só são equívocos que devem ser evitados no e-commerce. O cliente gosta de ver bem os produtos, dado que não consegue tocá-los.

Muitos também costumam ler a descrição do que vão comprar — e essa informação também ajuda a loja virtual ser achada nos mecanismos de busca. Portanto, a página pode ter um visual excelente, mas se as pessoas não conseguem interagir com a mercadoria ou saber mais sobre ela, provavelmente vão desistir.

Para corrigir esse problema, utilize imagens de boa resolução, com diversos ângulos e opção de zoom. Informe as dimensões, funcionalidades, e até de que material o produto é feito. Publique vídeos curtos com dicas de como utilizá-lo e, se for possível, divulgue itens complementares para aumentar o interesse pela compra.

Com isso, o usuário terá a sensação de estar em uma loja física, mas com a comodidade de fechar negócio com poucos cliques.

3. Poucas opções de pagamento

Disponibilizar poucas formas de pagamento pode aumentar a taxa de abandono de carrinho. Vamos supor que um internauta que tem interesse em comprar de você, escolheu os produtos e no momento de pagar não tem uma opção que o atende.

É que claro que você não deseja perder clientes por causa disso, correto? Então, disponibilize diversas modalidades de pagamento para que as suas vendas sejam concluídas com êxito.

4. Fretes caros

Fique atento aos fretes muito elevados, pois isso pode trazer muitos problemas, especialmente se a concorrência oferece itens semelhantes por um valor mais acessível.

Para lidar com isso, pesquise os preços disponíveis no mercado e encontre aqueles que não sejam muito superiores. Mas tenha cuidado! Leve sempre a qualidade dos serviços de entrega em consideração para não colocar a reputação da sua loja em cheque.

5. Plataforma inadequada

Na hora de criar ou readaptar um comércio eletrônico, a escolha da plataforma é crucial para o sucesso. Nesse caso, ferramentas que não sejam compatíveis com os objetivos do negócio e não ofereçam as funcionalidades necessárias podem ser extremamente danosas.

Portanto, quando for escolher um sistema, não tenha pressa. Avalie suas demandas atuais e as que podem surgir no futuro, pesquise e se informe sobre as opções disponíveis, para então definir qual é a melhor solução para o seu empreendimento.

Se você aliar as dicas mencionadas acima com a contratação de profissionais especializados, bem como dar maior atenção ao feedback dos clientes e fazer pesquisas de mercado, certamente evitará diversos problemas. Assim, suas vendas tendem a aumentar e as chances de expansão ficam ainda maiores.

E então, gostou deste artigo sobre os erros no e-commerce? Se tiver alguma dúvida, experiência ou sugestão sobre o assunto, deixe o seu comentário abaixo!

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