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Comportamento do consumidor on-line: por que entender sobre isso?

O cliente é a peça central de todo negócio, por isso, todas as ações de uma loja virtual devem ser planejadas pensando nele. Nesse sentido, é muito importante compreender o comportamento do consumidor on-line para desenvolver estratégias mais adequadas para a sua marca.

Pensando nisso, decidimos falar um pouco, hoje, sobre as características do comportamento do consumidor on-line e a importância de compreendê-lo, e também sugerir algumas ferramentas que podem ajudá-lo nessa pesquisa. Confira!

Como é o comportamento do consumidor on-line?

Quando se trata de comércio eletrônico, o empresário está lidando com um público acostumado aos valores do mundo digital, que adquiriu um novo comportamento perante a tecnologia.

O consumidor on-line tem uma quantidade enorme de opções de lojas e prestadoras de serviços para escolher, utiliza bastante as redes sociais e mantém-se conectado a qualquer hora e em todo lugar.

Ele também tem acesso a mais conteúdo do que é capaz de consumir, e esses materiais atendem aos seus gostos mais específicos, porque a Internet facilita o desenvolvimento de nichos e mercados cada vez mais particulares.

Por que é importante entendê-lo?

Uma vez que o seu consumidor está habituado a esses novos valores, você também precisa se apropriar deles para se relacionar com seus clientes da forma que eles esperam e valorizam.

Desse modo, conhecer as mudanças no comportamento de consumo on-line é o primeiro passo para que você entenda o consumidor e consiga elaborar estratégias de marketing e de vendas coerentes com o seu público-alvo. Assim, você será capaz de oferecer experiências mais adequadas aos seus clientes e destacar-se da concorrência.

Uma vez que há muitos produtos à disposição do consumidor on-line, ele utilizará outros critérios para determinar onde fazer suas compras, que não só os preços e a qualidade, uma vez que esses dois elementos são facilmente encontrados. Ele criará vínculos e identificação com as marcas que souberem explorar os seus valores.

Essas marcas precisam ter presença na Internet e construir uma personalidade envolvente, com a qual o consumidor possa interagir e identificar-se. A interação precisa ser fácil e rápida, porque a Internet funciona de forma instantânea e ininterrupta.

Para agradar um consumidor tão exigente, é necessário estudar os seus interesses e valores e explorá-los da forma correta, utilizando as redes para interagir com ele e manter a sua marca presente.

Como entendê-lo?

Há algumas ferramentas possíveis para reunir informações sobre o comportamento do consumidor e analisá-las. Em geral, elas utilizam Big Data, armazenagem e processamento de uma grande quantidade de dados, no caso, provenientes de milhares de consumidores em potencial.

O Google Analytcis, por exemplo, ajuda o empresário não só a reunir as informações de acesso da sua própria loja, como também a comparar com as de outras lojas e analisar as buscas de palavras-chave e produtos/serviços específicos, utilizando diversos recortes possíveis, como períodos do ano, localização dos acessos etc.

O Facebook Audience Insights, por sua vez, é o responsável por reunir dados e análises parecidos, no entanto, tendo como base as interações ocorridas dentro da plataforma. Outra ferramenta interessante é o Google Trends, que tem como objetivo apresentar os volumes das buscas realizadas pelo sistema Google, o que é uma ótima forma de medir a relevância de determinado tema ou assunto.

Somados a esses temos também o Social Rank, que é a ferramenta ideal para quem quer analisar o perfil dos seguidores do Twitter e do Instagram, reunindo determinadas informações, como localização e interesses desses usuários.

Para satisfazer o consumidor on-line, é preciso estar atento ao seu comportamento. Portanto, não deixe de se utilizar das ferramentas que falamos acima, porque toda informação sobre os valores e os gostos do consumidor é valiosa.

Agora que você já entendeu a importância de se compreender o comportamento do consumidor on-line, por que não aproveitar e aprender mais sobre os diferentes canais de venda on-line e como eles podem se encaixar na sua estratégia?

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