Marketing

Blockchain no e-commerce: veja como aplicar essa tecnologia

Um critério que o consumidor leva bastante em consideração na hora de escolher onde comprar online é a segurança da loja virtual. Por conta disso, esse setor está sempre em busca de novas tecnologias capazes de deixar as transações ainda mais seguras. Esse é o caso do uso de blockchain no e-commerce.

A seguir, você vai aprender sobre o conceito de blockchain, entender como essa tecnologia aumenta a segurança das transações, conhecer algumas de suas outras aplicações no e-commerce e descobrir se o seu negócio tem porte suficiente para utilizá-la. Confira!

O que é blockchain?

Blockchain é o nome dado para uma tecnologia inicialmente desenvolvida para garantir a segurança de transações de criptomoedas. Ela consiste no registro das informações das transações em blocos que, uma vez registrados, passam a compor a cadeia de dados.

Esses dados são criptografados e ficam armazenados de forma coletiva em diversos computadores, de modo que todos que fazem parte do sistema podem acessá-los para consultar as informações.

Pelo fato de serem datadas, criptografas e distribuídas, é muito difícil alterar as informações presentes nesses blocos. Caso um hacker invada um dos nós e tente modificar os registros, os demais logo acusarão divergências e desconsiderarão as alterações.

Quais são as aplicações do blockchain no e-commerce?

Uma tecnologia poderosa como o blockchain pode ser utilizada para diversos fins no comércio eletrônico. Veja alguns deles!

Segurança

A principal utilidade que motivou a invenção do blockchain foi a de evitar fraudes nas transações. À medida que mais lojas se conectarem a um sistema de blockchain, ficará cada vez mais fácil recuperar dados de transações, chegando a ser possível rastrear as compras e as vendas de determinados produtos.

Dessa forma, os usuários serão capazes de levantar os registros de posse de um carro que desejem comprar, por exemplo, diminuindo assim as chances de serem vítimas de golpes.

Além disso, a tecnologia do blockchain também oferece mais segurança para os clientes, já que diminui as chances de roubo de dados no caso de invasões ao sistema de uma loja virtual.

Gestão da cadeia de suprimentos

O blockchain também pode ser utilizado para gerir a cadeia de suprimentos do seu negócio, uma vez que a agilidade dessa tecnologia se adéqua à rapidez dos pedidos. Com isso, podem ser resolvidos problemas de gestão de estoque, e o rastreamento dos produtos enviados também fica mais simples.

Programas de fidelidade

Ao facilitar o registro compartilhado de transações, o sistema de blockchain também facilita a implementação de programas de fidelidade entre várias marcas. Desse modo, fica mais simples manter parcerias desse tipo com outras empresas e ainda se prevenir contra fraudes.

O consumidor, por sua vez, terá um sistema mais fácil de consultar e rapidamente atualizado com as compras mais recentes.

Apenas grandes e-commerces podem usar blockchain?

Não, uma vez que essa tecnologia está diretamente ligada à gestão e à segurança da informação, ela permite diversas aplicações. Sendo assim, a sua utilização ou não depende apenas das estratégias que você pretende desenvolver na sua loja virtual.

Ou seja, o blockchain no e-commerce é uma possibilidade para negócios de qualquer porte. Sendo assim, a sua loja virtual também pode se valer das aplicações dessa ferramenta para tornar seu sistema de pagamento mais seguro.

Quer deixar a sua loja mais segura e mais eficiente? Então entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta