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3 dicas imperdíveis para fazer um press kit digital para seu e-commerce

Lançar um produto ou serviço e manter a demanda pela solução ofertada em alta não é uma tarefa fácil. É preciso investir em campanhas de marketing (online e offline) e, se possível, contar com a ajuda da mídia para garantir uma boa exposição para diversos públicos.

Contudo, se já é difícil o time de marketing interno conseguir passar a proposta de valor do negócio de forma simples e atrativa, como esperar uma comunicação efetiva de um time de jornalistas que não conhece minha empresa?

A resposta está no desenvolvimento de um press kit digital. Assim, você reúne em um só lugar todas as informações que podem ajudar os profissionais da mídia a fazer uma cobertura sobre sua empresa, produto ou serviço.

Quer conhecer mais sobre o tema? Então, confira nosso post a seguir!

Monte o seu press kit digital

É muito mais provável que jornalistas escrevam sobre sua empresa se eles encontrarem todas as informações de que precisam em um único lugar. O objetivo de um press kit digital é facilitar a construção de uma notícia por meio de informações relevantes, úteis e atualizadas. Sendo assim, ele deve fornecer os dados necessários para que o repórter consiga produzir uma matéria relevante e rica.

Para que o press kit atinja o resultado esperado é preciso seguir algumas dicas. Confira!

1. Garanta que o conteúdo seja relevante

Antes de enviar o press kit digital é preciso definir quais serão os componentes que formarão o material enviado à imprensa. As informações usualmente encontradas são:

  • visão geral do negócio: tenha em mente que a pessoa que recebe o material pode nunca ter ouvido falar sobre sua empresa. Por isso, explique seu negócio, os diferenciais, produtos e serviços ofertados. Caso queira, é possível colocar a biografia do CEO, diretores ou fundadores;
  • histórico de cobertura de mídia: se o jornalista ver que você é assunto recorrente em outros canais de divulgação, ele pode dar mais valor à sua pauta;
  • press releases são obrigatórios em qualquer press kit digital;
  • arquivos multimídia para download: logos, fotos e vídeos são fundamentais para que o jornalista possa construir uma boa matéria;
  • links que você quer que estejam na reportagem;
  • informações para contato.

2. Preocupe-se com o visual

Jornalistas são inundados diariamente com inúmeros pedidos de divulgação em seus veículos de mídia. Por isso, é preciso garantir que o seu press kit digital chamará a atenção.

Engana-se quem pensa que é preciso contratar um designer ou utilizar softwares supercomplexos para desenvolver um bom press kit. É possível fazer um material completo e de qualidade utilizando o PowerPoint ou o Canva. Ambos possibilitam salvar o arquivo no formato PDF, o que facilita o compartilhamento.

3. Crie um material estratégico

O seu press kit digital deve garantir a cobertura da sua empresa de forma “orgânica”, ou seja, você não anunciará em um veículo de mídia escolhido. Por isso, o material enviado aos jornalistas deve ter um tom noticioso.

Lembre-se de formatar o conteúdo de forma que fique claro para o repórter que a informação que você quer “emplacar” tem impacto para a sociedade e que se o canal de mídia escolhido não publicar a matéria um outro veículo o fará.

Outra dica é tentar direcionar seu press kit para um editorial específico e conversar com o editor-chefe responsável por ele. Assim, você aumenta as chances de conseguir a publicação.

Como vimos, formatar e distribuir um bom press kit digital é chave para conseguir divulgar a sua empresa e potencializar os esforços de marketing internos.

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