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Evite o abandono de carrinho

Um dos principais problemas dos e-commerce é o abandono de carrinho. O usuário foi até seu site, selecionou os produtos que quer comprar, mas quando chega a hora de pagar, ele desiste. Isso é uma derrota para ambos. O cliente percorreu toda a Jornada de Compra para chegar no final e não a efetuar. Você conseguiu trazer o cliente e ele não comprou. Ambos saem frustrados.

Esse é um dos grandes problemas sofridos pelos e-commerce hoje. Perder o usuário que já fez toda a Jornada de Compra e não fechou a compra é um problema que precisa ser estudado pela loja. O que causou o abandono do carrinho? Como evitar que isso aconteça para não perder clientes no futuro? Evidente que cada caso tem suas particularidades, mas iremos sugerir alguns pontos para melhorar isso.

Retargeting

Essa é uma estratégia de marketing que você pega os produtos que o cliente já havia selecionado em seu carrinho e começa a apresentar a eles em outros momentos, para que o cliente volte a se interessar e compre. 

O Facebook Ads e Google Ads oferecem opções de criação de campanhas desses produtos. Outra opção é envio de e-mail e SMS para o possível comprador, que costumam apresentar uma boa chance de conversão. 

Recuperação do carrinho

Verifique sua plataforma de e-commerce. Se o usuário fechar a aba, quando ele abrir de novo seu site ele vai conseguir ver o que estava em seu carrinho antes? Se não, é uma boa verificar se é possível instalar a função de recuperação de carrinho.

O ideal é que o usuário seja capaz de recuperar seu carrinho algum tempo depois. Não existe nada mais frustrante que fechar acidentalmente e perder todas suas compras. É quase certo que o cliente frustrado vai, no mínimo, ficar um tempo sem comprar.

Informações claras

Clientes que sabem de antemão todas as informações dificilmente vão se surpreender negativamente e depois abandonar o carrinho. Coisas que geralmente fazem o usuários abandonar a compra são valores de frete, tempo de entrega e formas de pagamento que ele não gosta ou pode usar.

É importante que na hora da compra ele já saiba tudo isso. Quanto mais informado ele estiver, menor a chance dele abandonar o carrinho. Se existirem problemas nos pontos acima, é provável que você perca os clientes antes, e precise estudar a situação para melhorá-los, mas não vai fazer o cliente percorrer toda a rota da Jornada de Compra.

Frete

O frete é um dos motivos mais comuns para os clientes desistirem na hora das compras. Como eles não sabem geralmente quanto vai sair o valor, sempre é uma surpresa o que vem depois de inserir o CEP para verificar o valor. 

O ideal é que você procure deixar o frete barato. Ofereça opções diferentes, parcerias com transportadoras. Também procure ver os valores oferecidos por concorrentes. Quanto mais barato o frete, maior a chance do cliente escolher você.

Formas de pagamento

Esse é outro ponto que muitas vezes causa a desistência do cliente. Não permitir cartões específicos, débito ou pagamento de boletos faz com que os clientes desistam da compra.

Nesta hora o importante é priorizar o cliente em relação à sua comodidade. O maior número de opções que você oferecer, melhores vão ser os resultados.

Com essas nossas dicas você deverá conseguir melhores resultados e evitar o abandono de carrinhos. Boas vendas!

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