Loja Virtual

Entenda como o Webshoppers pode ajudar o seu e-commerce

A Ebit, além de conceder selos para as lojas virtuais brasileiras (ouro, prata, bronze), divulga semestralmente o Webshoppers. Fruto da coleta de dados de avaliações dos compradores, o estudo é o mais completo do e-commerce brasileiro e permite, por exemplo, entender o comportamento do e-consumidor, conhecer as tendências do mercado etc.

No post de hoje, vamos explicar melhor o que é o Webshoppers e quais são os seus principais benefícios. Boa leitura!

O que é o Webshoppers?

O Webshoppers é um relatório que analisa a evolução do comércio digital, suas tendências, preferências e mudanças de comportamento dos consumidores. O objetivo é apresentar como está o e-commerce, a partir da análise do semestre ou ano recorrente, e levantar estimativas para o período seguinte.

Funciona assim: o consumidor adquire um produto em uma das lojas conveniadas, clica no pedido de pesquisa na finalização da compra e responde ao primeiro questionário relativo à experiência atual.

Passado o prazo estipulado para entrega, a Ebit envia um e-mail solicitando uma nova avaliação sobre a entrega da encomenda. Após alguns dias, envia um novo questionário para que avalie sua satisfação com o item adquirido.

Desde o início em 2000, já foram coletadas mais de 30 milhões de avaliações de compradores, nas mais de 25 mil lojas virtuais conveniadas. A média mensal é de 400 mil pesquisas. Os dados da entrevista servem para compor o relatório e conceder a certificação Ebit às lojas virtuais melhores classificadas.

Quais são os benefícios do relatório?

As informações levantadas geram relatórios de inteligência de mercado, que podem ser acessados pelos gestores e investidores. Listamos algumas das principais vantagens. Confira!

Dados completos sobre o mercado

O Webshoppers traz o perfil do consumidor online, quanto costuma gastar (ticket médio), categorias de interesse, formas de pagamento, preço do produto, entre outros. Os números divulgados podem servir para elaborar uma estratégia, pois permitem entender o comportamento do público e as especificidades do mercado.

Dessa forma, é possível identificar oportunidades de negócio, desenvolver a persona, elaborar novas abordagens etc.

Segmentos em destaque

O relatório levanta dados sobre os segmentos que têm maior participação no mercado, em termos de volume de vendas e financeiro. O estudo também mostra quais categorias mais oferecem frete grátis, por exemplo, o que auxilia a entender o que o público deseja — e já está acostumado a ter.

Menos riscos

Com informações mais detalhadas a respeito do mercado, os gestores podem saber se uma determinada estratégia será eficaz se colocada em prática e se o mercado está preparado para ela.

Previsões futuras

Com as previsões do Webshoppers, é possível se preparar para o futuro e desenvolver um planejamento mais consistente. Trata-se de algo indispensável, pois evita-se riscos desnecessários sendo mais assertivo na estratégia de médio e longo prazo.

Análise de tendências

O relatório permite uma aproximação às mudanças do mercado e do comportamento do consumidor. Dessa forma, é possível aprimorar a estratégia para se adequar e manter-se atualizado.

Como vimos, o Webshoppers é um grande aliado do e-commerce. Ele auxilia na tomada de decisões importantes, que podem ser determinantes para o sucesso do empreendimento. Negligenciá-lo não é a melhor forma de obter dados concretos e, consequentemente, bons resultados.

Gostou deste post? Então, aproveite para aprender mais sobre a importância da escalabilidade para o seu negócio!

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