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Descubra o que é LTV e como é possível aumentar o da sua loja

Você sabe o que é LTV? Comumente conhecido como Lifetime Value, é um indicador que avalia o valor do público-alvo durante o período de relacionamento com o seu e-commerce.

Suponhamos que um determinado consumidor compra 5 vezes ao ano, com ticket médio de R$ 500 e já é cliente há quatro anos, essa pessoa tem um LTV de 5 x 500 x 4 = R$ 10.000.

Esse importante indicativo pode mudar em função de alterações nas campanhas comerciais, no catálogo de produtos/serviços e nas sazonalidades. Existem diversos recursos que podem ser utilizados para elevar o LTV.

Neste post, você conhecerá algumas recomendações para aumentar esse valor em sua loja virtual. Acompanhe!

Segmente sua base de contatos de e-mail marketing

A segmentação de público já faz parte da campanha de e-mail marketing. Em operações de pós-venda, essa ação é ainda mais relevante. Afinal, as preferências de quem já é fidelizado são bastante distintas em relação às dos futuros clientes (leads), por exemplo.

Não basta somente fragmentar seus disparos por dados pessoais e demográficos, como localização, idade, sexo e assuntos de interesse. Quanto mais informações pertinentes forem obtidas a respeito do seu nicho, melhor será.

Considere o comportamento de cada um durante a compra. Reúna critérios pessoais, como a mercadoria comprada, a quantia gasta, número de itens, o período do mês (ano) que a compra foi realizada etc.

Todos esses dados auxiliam na criação de grupos mais homogêneos de contatos. Assim, você consegue elaborar campanhas que geram mais engajamento e, por consequência, mais acessos, cliques e conversões.

Adicione valor à experiência de uso

Para gerar confiança e relacionamentos longos com sua clientela, a experiência de uso precisa ser intuitiva e recompensadora nos pontos de contato. Portanto, disponibilize informações valiosas para auxiliar o público-alvo a tirar o máximo de proveito do seu produto. Ofereça dicas via redes sociais, blogs e e-mails para se mostrar presente.

Dispare ofertas exclusivas e complementares

Essa recomendação ajuda a impulsionar tanto o ticket médio quanto o número de vezes que um consumidor compra em seu e-commerce durante o ano.

O objetivo aqui é utilizar as técnicas de cross selling (oferecimento de compras complementares) upselling (oferecimento de produtos superiores ao que está sendo comprado) e remarketing (ferramenta do Google que exibe conteúdos e anúncios para quem já teve contato com sua loja virtual), que são essenciais para convencer aqueles que abandonaram o carrinho antes de adquirir uma oferta.

Utilize uma plataforma de e-commerce eficaz

Investir em uma plataforma de e-commerce simples e dinâmica é também uma excelente alternativa para elevar o LTV do seu empreendimento. Essa ferramenta deverá garantir uma boa experiência ao usuário, além de disponibilizar um fechamento de compra variado, com diversas modalidades de pagamento.

Adote ferramentas de mensuração

Mecanismos, como o Google Analytics, contabilizam o número de visitas em blogs, lojas e sites, mostrando as origens do tráfego e o volume de conversões em postagens de marketing. Esses dados são essenciais para otimizar estratégias de captação e retenção de clientes.

Faça pesquisas de satisfação

Finalmente, é fundamental realizar a busca periódica de feedbacks do seu público sobre as experiências de compra. Elabore pesquisas e pergunte sobre:

  • usabilidade do site;

  • atendimento;

  • produtos e serviços;

  • modalidades de entrega;

  • aspectos que podem ser melhorados.

Esses questionamentos não só ajudam a observar possíveis melhorias, mas também mostra aos consumidores que suas opiniões são importantes para a empresa.

Esperamos que as informações concedidas tenham ajudado a compreender o que é LTV e como aumentá-lo na sua loja virtual. Se tudo isso for colocado em prática, você certamente conseguirá aumentar seu alcance na web e faturar ainda mais!

Ainda está com dúvidas sobre LTV e como melhorá-lo? Deixe um comentário abaixo para enviar suas perguntas e sugestões!

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