Loja Virtual

Descubra a importância de ter um e-commerce bem estruturado

Ter uma loja virtual organizada é uma das principais formas de proporcionar uma boa experiência aos visitantes e de incentivá-los a ficar mais tempo no site. Quando um comércio eletrônico é bem estruturado, com produtos divididos em categorias definidas, os consumidores se sentem mais à vontade para navegar pelas páginas, conhecer os itens e concretizar a compra.

A lógica de organização de uma loja virtual é semelhante à  de uma loja física. O posicionamento dos produtos deve estar claro, para que os clientes possam entrar e encontrá-los com facilidade. Além disso, deve dar a oportunidade para que vejam produtos associados com o que procuram, de modo que complementem a compra.

Existem algumas estratégias práticas que podem ajudá-lo a categorizar os produtos de seu e-commerce. A primeira é anotar todos os itens que você vende e dividi-los em categorias. Depois, relacionar as categorias entre si, de modo que as que estão mais associadas fiquem mais próximas. Se a quantidade de produtos é grande, também é possível criar subcategorias que facilitem a busca. No entanto, cuide para não criar uma quantidade imensa de subcategorias que acabem mais por atrapalhar do que por ajudar.

Outra estratégia importante na hora de organizar o comércio eletrônico é pensar como o consumidor. Ou seja, refletir sobre o comportamento de compra do seu público-alvo e sobre a forma como estas pessoas buscam pelos produtos. Um e-commerce cujo público é formado por jovens que já cresceram dentro do ambiente digital pode ter categorias bem diferentes de um e-commerce cujo público é composto por adultos de meia-idade. Ter conhecimento sobre o consumidor é fundamental para poder oferecer uma boa experiência de compra.

Outra estratégia recomendada é ver como as outras lojas do segmento fazem. Se estiverem bem categorizadas, servem como inspiração para aplicar no seu e-commerce. Se não estiverem com as seções bem definidas, valem como exemplo do que não fazer. Muitas vezes é mais fácil vermos o que dá certo e o que não dá certo pela ótica do negócio dos outros, e não há problema nenhum nisso. Apenas lembre-se que a intenção aqui não é copiar, somente se inspirar.

Para complementar, você também pode visitar comércios eletrônicos que são referência, mesmo que não sejam seus concorrentes diretos ou indiretos. A experiência servirá como inspiração para visualizar outras formas de organização que funcionam. Isso dará ferramentas para que você pense fora da caixa e possa ir além dos seus concorrentes.

Tão importante quanto organizar uma loja virtual é mantê-la em ordem. Sempre que colocar algum novo produto à venda, cuide para seguir com as seções definidas. Lembre-se também de incluir a descrição sobre o produto e fotos ou vídeos que facilitem a compreensão dos clientes. Tudo isto contribui para que o seu site apareça nos buscadores e para que os consumidores se sintam seguros para comprar.

Gostou das ideias? Agora que você já sabe o que deve considerar para organizar o seu comércio eletrônico, que tal começar?

Você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta