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Conheça o Google Meu Negócio

Você sabia que nos dia de hoje muitos fazem pesquisas no Google mesmo para coisas mais próximas, como restaurantes e demais serviços. O que isso tem a ver com você e sua micro ou pequena empresa? Tudo, se você estiver cadastrado no Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita criada pela empresa estadunidense para melhorar a presença online de pequenas empresas, e permitirem que os usuários encontrem mais facilmente informações sobre as mesmas.

Cada vez mais a presença online é importante. O usuário não precisa ver seu escritório ou empresa de longe, mas ele precisa saber como encontrar você. O Google Maps é de grande ajuda para isso.

O que é o Google Meu Negócio

A ferramenta Google Meu Negócio foi lançada em 2014, com o objetivo de integrar as informações sobre empresas com o Google Maps. Você encontra as fichas das empresas próxima a você no mapa.

Na ficha você encontra a localização da empresa, seus contatos (telefone, e-mail e até possibilidade de enviar mensagens), site, horário de funcionamento e fotos da empresa. Também encontra comentários e reviews dos antigos clientes.

O Google Meu Negócio usa proximidade e relevância como critério para mostrar as empresas mais relevantes na sua busca.

Importância do Google Meu Negócio

Ao se cadastrar no Google Meu Negócio, você deixa sua empresa registrada no Google, o mecanismo de buscas mais usado no mundo. Se sua ficha estiver bem completa, o cliente vai ter as informações que precisa para entrar em contato com você.

O Google permite que você poste fotos de seu negócio e interaja com os clientes, respondendo seus comentários. A postagem de fotos geralmente significa uma melhora nos acessos.

Outra vantagem é que o Google envia relatórios mensais, contendo informações sobre seus acessos e a origem deles. Outra ferramenta para você conhecer seu trabalho.

Vantagens do Google Meu Negócio

Existem uma série de benefícios para os que usam a ferramenta. A mais destacada é a presença online que ela oferece. É só pesquisar que o cliente vai conseguir descobrir suas principais informações. Em uma busca o potencial cliente pode descobrir tudo a seu respeito.

Outro ponto importante é o destaque nas buscas. Quando alguém busca uma empresa cadastrada no Meu Negócio, aparece uma ficha com as informações cadastradas. Quanto mais completo o cadastro, mais informações os clientes vão receber.

O cadastro também permite um melhor controle sobre as estatísticas do site. Você conseguirá discernir com facilidade quem entrou em seu site através da ficha de seu site. Isso também inclui eventuais ligações realizadas pelo celular.

O Google Meu Negócio também é essencial para a estratégia de SEO de seu site. Um alto número de interações fará com que seu site suba nas listas orgânicas.

Crie sua conta no Meu Negócio

Entendeu a importância desta ferramenta do Google? Quer saber como fazer parte? Veja o passo a passo para criar uma conta:

  • Vá até a página inicial do Meu Negócio e clique em “comece agora”;
  • Preencha o formulário com nome da empresa, endereço, código postal, categoria. Também se atende os clientes ou é preciso que eles vão até você;
  • Insira o número de seu celular, e responda com o código que o Google enviar;

Pronto, seu cadastro está pronto, agora é importante deixá-lo o mais completo possível.

SEO local

Aparecer no Google Maps é um pouco mais complexo do que o SEO convencional. Ele consiste não em aparecer nas buscas orgânicas do Google, mas aparecer nas pesquisas do Google Maps, nas pesquisas locais. A isso chamamos de SEO local.

Ele é importante porque as pessoas estão cada vez mais dependentes de seus celulares e dos mecanismos de busca para tomar decisões. Eles pegam o celular e perguntam “pizzaria” para encontrar as pizzarias mais próximas. Se você não está ali, é um problema.

Você precisa se perguntar o quanto tem recebido comentários e clientes de pessoas ao seu redor. Se o seu negócio é local, apesar de útil não é tão fundamental você aparecer em pesquisas de Google Meu Negócio e outros. Talvez seja melhor focar no local, onde você conseguirá um desempenho melhor.

Para aparecer no Maps em uma boa posição, é preciso estar com o Google Meu Negócio. Através dele você vai conseguir criar um cadastro que permita que você apareça melhor no Maps.

Como fazer o Google Meu Negócio o ajudar no SEO local

Se você deseja melhorar seu posicionamento no Maps e nas pesquisas do Google, uma possibilidade é investir no SEO local de seu site. O primeiro passo para ter sucesso nisso é a criação de um perfil no Google Meu Negócio. Essa é considerada a primeira etapa primordial para ter sucesso nessa estratégia.

Em seu site também precisa ter uma página de contato, que mencione sua cidade. Também é importante que seu site permita que o usuário faça a ligação ou mande mensagem direta ao clicar no número de contato.

Uma descrição de seu negócio com cerca de 400 palavras também é importante, de preferência com termos e links relevantes. Ainda é SEO e ainda se trata de ter conteúdo relevante.

Completar bem as informações solicitadas também é fundamental. Ter o horário de funcionamento cadastrado, conta pontos para os buscadores. Produtos cadastrados, fotos de boa qualidade. Todos são pontos bem importantes.

Outro fator determinante para uma boa avaliação do Google são as notas e reviews dos clientes. Habilite essa função e deixe os clientes darem nota e fazerem comentários em seu perfil. Isso vai contar quando o cliente entrar em seu site e ver diversos reviews positivos e comentários, mas também vai contar para os buscadores. Quanto maior o número de reviews e comentários, melhor para o SEO local de seu Google Meu Negócio. Então lembre-se sempre de pedir para os clientes avaliarem seu serviço nas redes sociais.

Com todas as informações, você poderá tornar o Google Meu Negócio uma das principais ferramentas para conseguir leads em seu negócio. Você conseguirá impactar melhor os eventuais clientes que estão ao seu redor e, com isso, melhorar seu resultados.

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