Loja Virtual

Como um site seguro melhora seu SEO

Muitas vezes, quando trabalhamos com SEO, acreditamos que basta otimizar a URL, Title e Description que está feito o trabalho. Hoje não é mais assim, é importante perceber e cuidar de diversos detalhes a mais para que o seu site consiga os resultados orgânicos esperados. Um dos principais é garantir que seu site seja seguro.

O que é um site seguro

Hoje chamamos sites seguros os que possuem o protocolo Hyper Text Transfer Protocol Secure (ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro), o HTTPS. Seu objetivo é criar um canal de comunicação seguro entre o servidor e o usuário, evitando que hackers, vírus ou outros vejam a sua comunicação.

O antigo protocolo usado pela maioria dos sites é o HTTP, que não é tão seguro

A diferença entre o HTTP e o HTTPS

O antigo HTTP não possui a proteção do HTTPS, pois com ele é possível interceptar os dados que fluem entre usuário e servidor. Isso torna seu site vulnerável à espionagem e roubo de dados.

Para o usuário, porém, não existe diferença entre ambos, com a exceção óbvia do “http” com o “https”, e um cadeado ao lado do domínio. Fora isso ambos são idênticos do ponto de vista visual.

Segurança como um fator de ranqueamento

Além do ponto de vista óbvio da segurança, é importante lembrar que a segurança do site é um dos fatores de ranqueamento do Google, portanto é um fator que deve ser levado em conta na hora que você otimiza o SEO de seu site.

A empresa abertamente assumiu isso, porque está preocupada com a segurança dos dados na Internet, achou isso uma maneira de incentivar os sites a fazerem a troca pelo protocolo mais seguro.

É uma vantagem, mas também não é um aspecto primordial. Pelo que se percebeu, esse ainda é um fator pequeno de ranqueamento. Pode não parecer muito, mas é um diferencial que você pode ter em relação ao seus concorrentes.

Pretende fazer a troca

Seu site ainda usa o protocolo HTTP? Isso é um problema, principalmente se for um e-commerce. O ideal é que você comece a trocar agora mesmo pelo HTTPS. Veja com seu servidor e sua equipe de programação para realizar a troca.

É importante perceber que pode parecer pouco, mas seu domínio vai mudar uma letra. Então é preciso refazer a indexação dele. Você pode usar o Search Console e solicitar a alteração e a nova indexação. Sim, vai acontecer uma queda no tráfego, mas é apenas temporário.

A adesão ao protocolo HTTPS ainda é pequena no Brasil, então possuir o cadeado verde em seu site pode fazer a diferença para conseguir aqueles pontos de ranqueamento necessários  para subir nos mecanismos de busca e passar sua concorrência. Mantenha-se sempre informado sobre as novidades do mercado e boas vendas!

Você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta