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Como potencializar as vendas de fim de ano em seu e-commerce?

As vendas de fim de ano são responsáveis por alavancar os números do comércio como um todo, inclusive do eletrônico. O natal, por exemplo, é uma das melhores datas do e-commerce brasileiro. Para se ter uma ideia, em 2017 o faturamento do setor foi de R$ 8,7 bilhões, um aumento de 13% ante ao mesmo período de 2016.

Mesmo sendo competitivo é um mercado aberto a novas oportunidades e nichos, desde que elaborada uma estratégia sólida. No post de hoje vamos apresentar algumas sugestões para potencializar os resultados na data. Boa leitura.

Prepare o estoque

Possivelmente você renovou o estoque com promoções que antecedem o Natal, como a Black Friday. Então, analise os números, os produtos que trouxeram maior retorno, aqueles que tiveram a taxa de devolução mais alta e os que apresentaram melhor receptividade do público.

A partir dessa análise você terá uma noção dos itens que merecem mais atenção, os que serão adquiridos em maior escala e os que podem ser retirados do portfólio.

Também é importante fazer o controle do estoque para atender a demanda que está por vir. Faça o inventário de toda a mercadoria e desenvolva uma estratégia para controlar a entrada e a saída, além de estabelecer regras para o preparo e despacho das encomendas

Capacite a equipe

Ter uma equipe alinhada com os interesses do negócio é fundamental para gerar boas vendas no fim de ano. Daí a necessidade de conduzir treinamentos e capacitações para que todos possam desempenhar suas atividades, de forma que um dê suporte ao outro.

Essas qualificações têm o intuito de fazê-los entender o seu papel no negócio, a fim de atender bem o público, que geralmente é maior nessa época do ano.

Cuide da logística

A logística merece atenção redobrada devido ao aumento da demanda. Isso quer dizer que todos os processos devem ser controlados para evitar gargalos e a ganhar tempo.

O primeiro passo é entender como funciona todo o processo desde a chegada de mercadorias até o pós-venda, passando pelo preparo, despacho e rastreio de encomendas. Todo o cuidado é pouco com a logística, pois o cliente quer que sua encomenda chegue antes do fim do ano. 

Divulgue suas promoções

Você já reforçou o estoque, o time e a questão logística é o momento de precificar os itens e divulgar a proposta.

No período do fim do ano, muitas empresas fazem o mesmo, mas os negócios que criam promoções e fazem uma boa divulgação tendem a conseguir resultados mais expressivos. A publicidade vai ajudar a apresentar ao consumidor o que você tem a oferecer, os benefícios e como seus produtos ou serviços podem resolver uma necessidade do público.

Faça um planejamento de marketing, investindo tanto em publicidade paga quanto orgânica. Você pode explorar os anúncios nos buscadores e redes sociais, remarketing, além de criar conteúdo para blog e para seus perfis nas mídias sociais.

Considere também oferecer cupons de desconto, brindes, frete grátis (se compensar), promoções do tipo “compre 3 e pague 2”, entre outras abordagens para se destacar em meio à multidão de ofertas.

Atenda bem

Essa é, talvez, a principal sugestão, pois se o cliente não se sentir bem ao realizar o contato com a empresa pode não concretizar a compra, desacreditar da marca e ainda reclamar nas redes sociais.

Por isso invista no bom atendimento, desde a capacitação da equipe até o pós-venda. Entre os pontos-chave do atendimento estão:

  • analise o comportamento do consumidor e alinhe sua estratégia de atendimento;
  • crie scripts para que a equipe conheça e ofereça os itens que mais beneficiam o negócio;
  • busque integrar os canais de comunicação para alinhar o atendimento;
  • reforce os canais de comunicação como chat online, SAC, redes sociais e outros;
  • monitore sua audiência e o que os clientes falam sobre a marca.

O bom atendimento é fundamental para potencializar as vendas de fim de ano. Se o consumidor sentir que suas necessidades estão sendo sanadas, nesse período que é geralmente conturbado, retornará em outras ocasiões e contará sua boa experiência de compra a outras pessoas.

Gostou do que leu? Então, entre em contato conosco e veja como é possível criar sua loja virtual em poucos minutos.

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