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Como fidelizar seus clientes

Um erro muito comum ao pensar em estratégias de marketing é se preocupar apenas em ganhar novos clientes e esquecer em fidelizar os antigos. Isso é um erro crasso, que você deve evitar a todo custo.

Aqueles que esquecem seus clientes antigos muitas vezes o fazem sem perceber que manter um cliente que já comprou seus produtos é muito mais barato que trazer um novo. Fidelizar é a garantia de ter um fluxo constante de compras.

Clientes fidelizados também podem fazer a promoção de seu negócio. Eles compartilham, falam bem, se tornam porta-vozes de seu trabalho, o indicam para outros. Claro que isso pode também funcionar da maneira contrária, com clientes insatisfeitos reclamando nas redes sociais e afastando possíveis clientes.

Por isso existem uma série de medidas a tomar que podem aumentar a fidelização de clientes.

Monitore seus clientes

Você conhece seus clientes? Porque se deseja fidelizá-los, é preciso conhecê-los. Saber as informações e gostos, e porque são interessados em seu trabalho.

A partir desses dados você vai conseguir criar a estratégia para realizar a fidelização. Monitorar o comportamento, saber o que falam e quais são seus interesses. Conhecendo seus clientes e seus interesses, você terá mais facilidade para impactá-los e depois fidelizá-los.

A comunicação é um diferencial

Tanto na hora da compra quanto no pós-venda, é importante que o cliente sinta que tem um canal aberto com sua empresa. Para isso, é preciso oferecer diferentes possibilidades de comunicação com você.

Esteja presente nas redes sociais, nos aplicativos de mensagens, e-mail e telefone. Cuide para manter a velocidade de resposta baixa. Sempre que o cliente quiser falar com você, ele precisa encontrá-lo sem dificuldades.

Melhora no pós compra para fidelizar seu cliente

Não deixe o cliente se sentir abandonado depois da compra. Muitas vezes o suporte técnico realizado depois da compra é fraco, e o cliente se sente desamparado. Investir nesse momento pode ser um diferencial, na hora de fidelizar.

Ofereça um serviço diferenciado, que preze pela satisfação de seu cliente. Faça ele se sentir importante, mesmo depois da compra. Solucione suas dúvidas, ofereça outros serviços. Busque opções para tornar a experiência dele satisfatória.

Forneça serviços após a compra

Não é porque o cliente comprou o seu produto que você pode esquecer dele, ou deixar de oferecer opções. Um tutorial, um e-book, um serviço adicional, mesmo um bom desconto. Ofereça motivos para ele voltar.

Não se esqueça o que já foi dito: é mais fácil vender para clientes que já compraram com você do que encontrar clientes novos. Faça com que ele sinta que vale a pena comprar o que você oferece e vai voltar.

Essas são apenas algumas dicas para manter seus clientes ainda ativos, e não perdê-los. É mais fácil e barato fazer com que um cliente antigo compre com você, é uma segurança de vendas. Ninguém pode se dar ao luxo de ignorá-los sem sentir uma queda nos números.

Lembre-se disso, faça suas estratégias e sempre lute para manter seus clientes próximos e comprando, bem como para trazer novos. Cuide disso e boas vendas!

 

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