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Como aumentar a taxa de abertura do e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta importante para a comunicação das marcas com os seus clientes. Por meio dele podem ser anunciadas novidades, campanhas, coleções e promoções. No entanto, para que seu resultado seja eficiente é necessário aplicar algumas estratégias que aumentem a taxa de abertura do e-mail marketing. Confira aqui algumas ideias:

  1. Saiba o que você quer comunicar

Você deve ter algum objetivo específico quando cria um e-mail marketing. Pode ser o de anunciar uma promoção e direcionar as pessoas para a página de vendas, o de compartilhar um conteúdo relevante a fim de fortalecer a marca ou o de apresentar a nova campanha da estação em uma página principal. Antes de criar um e-mail marketing, reflita sobre qual é o seu objetivo e crie um conteúdo que esteja relacionado com este fim. Uma dica é não tentar contemplar tudo em um único e-mail: cada vez mais, os leitores querem conteúdos menores e que vão direto ao ponto. Se tiver muitas ideias, guarde algumas para os próximos contatos.

  1. Saiba para quem você quer comunicar

Se você tem uma loja virtual, conhece bem o seu público-alvo, né? A linguagem que você usará na escrita do e-mail deve estar alinhada à linguagem que usa no seu e-commerce e em suas redes sociais. Este público que acompanha sua empresa em outros canais já está habituado à voz da sua marca. O mesmo acontece com as imagens que usará no e-mail marketing. Elas devem ter sintonia com as que você utiliza nos outros canais.

  1. Crie um título chamativo

Este ponto é fundamental para garantir a abertura do e-mail marketing. Um título chamativo é o que fará com que os destinatários se sintam interessados pelo conteúdo que você envia. Procure utilizar títulos curtos, diretos e que despertem a curiosidade de quem está do outro lado da tela. Um bom exercício é criar três opções de título para o mesmo conteúdo e escolher a que você considera mais adequada para usar.

  1. Faça testes de leitura

Você não é obrigado a enviar um único e-mail para toda a sua base. Uma estratégia que pode ser eficiente é segmentar o envio de acordo com o perfil dos seus consumidores. Poderá dividí-los em consumidores frequentes e ocasionais e criar conteúdos específicos para cada categoria. Da mesma forma, a exemplo do item acima, pode dividir sua lista em alguns grupos e enviar e-mails com títulos diferentes. Assim saberá qual é o mais apropriado para os seus clientes.  

  1. Não exagere na frequência do envio

Menos é mais. Muitas marcas não têm conteúdo que sustente um envio diário, mas, mesmo assim, enviam e-mails todos os dias para os seus clientes. É claro que a taxa de abertura cairá conforme os destinatários se incomodarem com um contato tão assíduo. Não tenha receio em enviar e-mails em uma frequência mais espaçada, preocupe-se em entregar um conteúdo alinhado ao propósito da sua marca e ao que os seus consumidores esperam receber.

Gostou das ideias? Que tal começar a aplicá-las na próxima vez que criar um e-mail marketing?

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