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Cadastro de produtos no e-commerce: dicas para engajar

Ilustração de cadastor de produtos de e-commerce

Poucas pessoas sabem, mas a forma como você faz o cadastro de produtos no e-commerce pode impactar diretamente nos acessos dos consumidores e nas vendas. Se você nunca ouviu falar sobre isso, não se preocupe!

Estamos aqui para esclarecer tudo aquilo que deve ser lembrado na hora de realizar o cadastro de produtos no e-commerce. A seguir, descubra a melhor forma de executar e qual é a melhor plataforma para usar. Boa leitura!

Importância do cadastro de produtos no e-commerce

Antes de mais nada, é necessário esclarecer o motivo de o cadastro dos produtos ser tão importante para os resultados do negócio. Em primeiro lugar, você deve lembrar que provavelmente a sua loja não é a única que vende os seus produtos. No mercado digital, a concorrência é grande, oferecendo a possibilidade de o consumidor comprar onde quiser.

Por isso, quanto mais completas forem as informações de cada produto, maiores serão as chances de o cliente se sentir motivado e confiante para comprar na sua loja. Afinal, todas as possíveis dúvidas já terão sido respondidas na página do produto em questão. 

Além disso, existe um outro ponto que deve ser lembrado: a venda online depende bastante dos buscadores de conteúdo. Se os produtos estiverem bem descritos e bem categorizados, as chances de aparecerem nas primeiras posições do Google são maiores. E sabe o que isso significa? Mais acessos para a sua loja!

Benefícios oferecidos pelas plataformas

A plataforma escolhida para criar o seu comércio eletrônico também impacta nos resultados do negócio, já que nem todas possuem funções adequadas para o cadastro de produtos no e-commerce. Por isso, antes de contratar uma plataforma, o ideal é pesquisar os recursos oferecidos e analisar se serão suficientes para a demanda da sua loja. 

A seguir, apresentaremos as funcionalidades oferecidas pela Simplo 7, uma plataforma completa e intuitiva, que oferece todas as funções necessárias para a sua loja virtual decolar: 

Cotação de produtos

Essa função é ideal para empresas que trabalham com serviços personalizados e que não têm um preço final fixo. Desta maneira, o usuário pode solicitar um orçamento do produto, que poderá ser enviado por e-mail ou apresentado por telefone.

Grade/variação de produtos

Aqui, o gestor do e-commerce tem a possibilidade de incluir os tamanhos, tipos e cores que o produto tem. Além disso, pode atribuir uma imagem diferente para cada uma das categorias cadastradas.

Sinônimo de busca

O sinônimo de busca serve para encontrar produtos que estejam cadastrados com uma palavra relacionada com aquela que o usuário buscou. Desta forma, o cliente não deixa de ver o que o site oferece somente porque o produto está cadastrado com um sinônimo. 

Perguntas customizadas

A função permite que o gestor inclua perguntas personalizadas para o cliente responder na hora em que estiver concretizando a compra. Isso é especialmente interessante para lojas que trabalhem com produtos customizados, como, por exemplo, a criação de camisetas com frases escolhidas pelo cliente.

Produtos ilimitados

Essa funcionalidade é para aquelas lojas virtuais que trabalham com uma grande variedade de produtos. O plano mais simples da Simplo 7 inclui 50 produtos, o que já é suficiente para muitos e-commerces, mas oferece a possibilidade de estender o número para 300 ou para estoque ilimitado. 

Como fazer um cadastro de produtos?

Agora que você já sabe sobre a importância de fazer um bom cadastro de produtos no e-commerce, vamos apresentar cinco dicas para você não falhar nessa hora. Com certeza, essas ideias serão bem úteis para o seu negócio vender mais. Veja:

1. Organize os seus produtos por categorias

Organizar o estoque por categorias é uma estratégia muito eficiente para facilitar a navegação do cliente no seu comércio eletrônico. Assim, ele é capaz de encontrar absolutamente tudo o que quer usando a lógica. 

2. Faça boas descrições dos produtos

Para fazer uma boa descrição do produto é fundamental informar todas as características daquele item, como medidas, cores, tamanhos, recomendações de uso e de lavagem, etc. Quanto mais completa e objetiva for a descrição, melhor. 

3. Utilize a palavra-chave certa

A palavra-chave certa é a que o seu público-alvo utilizará para pesquisar em buscadores como, por exemplo, o Google. Por isso, na hora de cadastrar os seus produtos, pense qual termo é o ideal para usar. 

4. Faça bons títulos dos produtos

Os títulos dos produtos são essenciais para aparecerem bem posicionados nos buscadores. Além disso, precisam descrever de forma bem objetiva aquele item. No título, você pode colocar, por exemplo, o nome do produto, a cor e o tipo de corte. Por exemplo: Moletom rosa princesa.  

5. Invista em imagens e vídeos

Quanto mais conteúdos audiovisuais você apresentar para o seu consumidor, mais ele conseguirá visualizar o produto de maneira concreta. Além disso, esses elementos conferem confiança, aumentando as possibilidades de conversão. 

Dicas para cadastro de produtos

Como você pode ver, o cadastro de produtos no e-commerce requer planejamento e atenção. Antes de incluir cada item na plataforma, o ideal é fazer um rascunho aplicando uma lógica de categorização de produtos. Desta maneira, tudo ficará organizado e dentro do padrão! Veja aqui mais algumas dicas: 

Realize a padronização de cadastro de produtos

Padronizar os produtos significa atribuir e manter os termos e as categorias usadas. Se, por acaso, você cadastrou o seu primeiro estoque como “boné”, deverá incluir os novos produtos com o mesmo termo e não como “chapéu”. 

Aplique SEO no cadastro de produtos

SEO é o conjunto de técnicas para ajudar as páginas dos seus produtos a ficarem melhores posicionadas nos buscadores de conteúdo. Para isso, é necessário contar com bons títulos, descrições completas e imagens dos produtos.

Escolha uma boa plataforma

A escolha da plataforma é crucial para o bom posicionamento dos produtos. Afinal, do que adianta se esforçar para cadastrar os itens de maneira estratégica se a plataforma não possui recursos específicos para auxiliá-lo?

Cadastro de produtos e-commerce com a Simplo 7

Agora que você já sabe a importância de cadastrar os produtos de maneira adequada no e-commerce, vamos apresentar o passo a passo para incluí-los na plataforma da Simplo 7. Ao seguir essas instruções, você garante que seus produtos estarão expostos da melhor forma possível. Veja aqui: 

Para acessar o painel 

Acesse o painel Produtos na lateral esquerda > Clique no botão em Adicionar 

Infos principais 

Marque os itens “Opções disponíveis” e “Mostrar na vitrine” > Preencha o Nome e a Categoria do novo produto > Salve

Números

Informe o valor de venda, a medida do produto e quantidade de estoque > Salve

Imagens

Clique em upload e inclua as fotos de seu produto > Arraste uma das fotos para defini-la como principal > Salve

Textos

Cadastre o texto de descrição do seu produto (embora esse item não seja obrigatório para a inclusão do produto, recomenda-se que seja feito) > Salve

Infos adicionais

Inclua o código de barras do produto (caso tenha) > Salve

Variações

Inclua as variações do produto, como tamanho, cor, etc. > Salve

Pronto, o seu primeiro produto estará cadastrado no seu e-commerce, assim como as suas possíveis variações de cor e de tamanho. Agora é só repetir esses passos para adicionar todo o seu estoque! Embora você possa ter pressa para incluir os itens e começar a vender, lembre-se de fazer o cadastro com atenção e estratégia.

Assim poderá oferecer todas as informações necessárias para o seu cliente conhecer o produto e concretizar a compra. A inclusão dos produtos na plataforma é simples e intuitiva, mas deve ser feita com paciência e, mais do que isso, com estratégia! 

Agora que você já sabe tudo o sobre o cadastro de produtos para a loja virtual, conheça essas dicas para automatizar seus processos para vender mais! Lembre-se que para ter um negócio de sucesso, é fundamental conhecer o seu produto, segmento e público-alvo. Boa leitura e boas vendas!

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