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Banners para loja virtual: veja os tipos, modelos e formatos

Ilustração banners para loja virtual

O layout de um comércio eletrônico diz muito sobre o propósito do negócio. Por isso, deve ser estruturado somente após o gestor já ter definido o segmento, o produto e o público-alvo que a loja atenderá. Desta forma, conseguirá apresentar exatamente os objetivos da empresa, podendo colher bons frutos. 

Nesse contexto, os banners também têm muita importância, pois servem para comunicar as principais informações do e-commerce de maneira assertiva. Quer colocar banner eficientes na sua loja virtual? A seguir, apresentaremos os diferentes tipos, modelos e formatos de banners para loja virtual. Confira! 

Função do banner na loja virtual

Você sabe qual é a função do banner na loja virtual? Ele serve para comunicar uma mensagem para os consumidores que estão navegando no site. Pode ser um aviso sobre queima de estoque, lançamentos, novas parcerias e assim por diante. 

Para que esse banner cumpra sua função, precisa estar alinhado com todo o design do e-commerce. Além disso, é fundamental que a linguagem seja a mesma adotada em outros canais de comunicação, como redes sociais e newsletter. 

Tipos de banners para loja virtual

Os banners para loja virtual podem ser posicionados em diferentes lugares do comércio eletrônico e, da mesma forma, podem ter diferentes formatos. Tudo isso contribui para a personalização do comércio eletrônico, o que pode ser feito mesmo em plataformas alugadas. Mas como o formato do banner influencia na comunicação do e-commerce? 

É simples: em cada modelo, o texto e as imagens devem ser equilibrados de maneira diferente, evitando sempre que a composição fique sobrecarregada e poluída. Afinal, o objetivo é que o consumidor leia a mensagem e acate à chamada de ação, não é mesmo? A seguir, conheça os diferentes tipos de banners para e-commerce: 

Quadrado

Os banners quadrados são ideais para serem posicionados nas barras laterais esquerda ou direita do comércio eletrônico, ocupando espaços vazios para comunicar mensagens rápidas ou compartilhar frases sobre o propósito do negócio. 

Retangular

Os banners retangulares horizontais são mais usados para o topo do comércio eletrônico, divulgando mensagens importantes sobre promoções, lançamentos, parcerias, etc. Nesse tipo de banner é possível incluir mais texto do que nos banners quadrados, cuja mensagem deve ser ligeira.

Vertical

Os banners verticais podem ficar na barra esquerda ou direita da loja virtual. Esse tipo de formato exige uma disposição estratégica do texto, que precisa ser curto, pontual e assertivo. As imagens para esse formato também devem ser bem pensadas. 

Horizontal

Os banners horizontais são os mais utilizados em comércios eletrônicos. O formato facilita o uso de imagens e permite que o texto seja um pouco mais extenso que o banner vertical. Mesmo assim, deve ser usado com estratégia. 

Como escolher o banner certo?

Você sabe como escolher o melhor banner para seu comércio eletrônico? Em primeiro lugar, ele deve ser posicionado em um local que atraia o olhar dos consumidores quando acessarem o site. Além disso, precisa estar alinhado com o logotipo da marca e com as cores usadas no e-commerce. 

Embora banners para loja virtual sejam úteis e ofereçam muitos resultados para o comércio eletrônico, devem ser usados de maneira pontual, para comunicar mensagens realmente necessárias e relevantes. Do contrário, tornarão o ambiente poluído, fazendo com que o efeito seja negativo.  

Ideias de banner para loja virtual

Quando falamos em banner para e-commerce, logo pensamos no formato tradicional com fotografia e texto estáticos. No entanto, existem muitas outras possibilidades de usar imagens criativas e mensagens que chamem a atenção dos usuários. Veja algumas ideias aqui:

1. Banner de Texto

O banner de texto serve para comunicar mensagens importantes para os consumidores. Para que seja eficiente, deve contar com uma construção de frase objetiva e criativa. No exemplo abaixo, da Skechers, as ilustrações servem somente para contextualizar a mensagem.

Exemplo de banner de texot para loja virtual: Sol e 25% off

2. Banner de Gráfico

O banner gráfico faz uso de elementos visuais para acrescentar informações na mensagem. O exemplo abaixo, também da Skechers, usa uma ilustração para apresentar com clareza a qualidade dos tênis da marca. 

3. Banner Estático

O banner estático costuma combinar texto e fotografia, cuidando sempre para que a composição não fique sobrecarregada. Este banner da Nike, por exemplo, apresenta o lançamento de uma linha de roupas para maternidade. 

Exemplo de Banner estático loja virtual

4. Banner Animado

O banner animado conta com recursos para deixar a comunicação mais dinâmica. Este banner da Adidas, por exemplo, apresenta o texto estático, somente com a imagem de fundo se movendo.

 

Exemplo de banner animado

5. Banner de Vídeo

Exemplo de banner em vídeo

Por fim, o banner de vídeo apresenta uma comunicação muito mais ativa e, por isso, deve ser usado apenas por marcas que tenham um posicionamento mais descontraído. No caso da Vans, o banner apresenta um vídeo que pode ser visualizado por quem clicar no botão. 

 

Plataforma com banners customizáveis

Muitos empreendedores digitais deixam de usar banners porque não sabem como fazer esse tipo de recurso. Aqui entra a vantagem de contar com uma plataforma que já ofereça essa possibilidade. A Simplo 7 conta com personalização de layout do comércio eletrônico, permitindo que o gestor defina como a sua loja será exibida, o que inclui os banners. 

Na hora de configurar a loja, é possível definir o formato do banner, escolhendo se ele será posicionado no topo do site, em um dos lados ou na vitrine, por exemplo. Além disso, é possível fazer o upload da imagem que quer usar, o que é muito importante para que todo o ambiente de vendas tenha uma identidade visual em harmonia. 

Além do banner para e-commerce, há uma outras situações em que esse tipo de comunicação pode ser aplicada com serventia: no remarketing e nas divulgações do Google Ads. Justamente por isso, é fundamental  entender a importância dos banners para loja virtual e saber compor esse material com assertividade. 

E já que estamos falando disso, que tal aprender como divulgar o seu comércio eletrônico na internet? Sem um marketing assertivo é impossível vender e se consolidar no mundo online. Por isso, vale a pena estudar e se aprofundar nesse tema. Boa leitura e boas vendas!  

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