Loja Virtual

Afinal, o que é dropshipping?

Se você quer abrir uma loja virtual, já deve ter percebido que há uma série de processos necessários. Construir um site, contatar fornecedores e organizar entregas de produtos não são tarefas simples. Que tal, então, pular algumas dessas etapas? É o que técnicas como o dropshipping oferecem!

Hoje, vamos falar sobre o que é dropshipping, quais impactos ele traz para a gestão de negócios e quais as principais vantagens e desvantagens de incorporá-lo na estratégia de uma loja virtual. Confira!

O que é dropshipping?

O dropshipping é um método de logística para e-commerce que permite que uma loja virtual ofereça produtos aos seus clientes, deixando a gestão de estoque e a entrega dos itens nas mãos de fornecedores locais ou de lojas internacionais. Desse modo, o papel da loja é de servir como intermediário.

Sendo assim, para que os consumidores optem por comprar os produtos com o ”meio-campo” — a sua loja virtual —, é fundamental você ofereça alguns diferenciais em relação aos fornecedores, como visibilidade, confiançapromoções, conceito etc.

Como ele facilita a gestão da loja?

Uma vez que o dropshipping exima a sua loja de gerir o estoque e fazer as entregas dos produtos, ele pode cumprir dois papéis na sua estratégia.

O primeiro consiste em não precisar se preocupar em absoluto com a logística, ideal para novas lojas e/ou para os lojistas que não dispõe de muito capital. O segundo se trata de experimentar a expansão dos negócios de uma loja virtual já consolidada sem correr grandes riscos.

Seja como for, o dropshipping permite que sobre mais tempo e dinheiro para você investir em outros processos importantes para a saúde do seu negócio, como o marketing digital e a comunicação com os clientes.

Quais seus riscos e vantagens?

O produto sai diretamente do fornecedor até o cliente, sem que você possa controlar a qualidade. Desse modo, é possível que sejam entregues itens danificados. Da mesma forma, os prazos de entrega combinados correm o risco de não serem respeitados.

Porém, se você leva uma boa comunicação com o fornecedor e sabe a qualidade dos materiais que põe à venda, a possibilidade de contratempos é minimizada. Caso aconteçam as situações mencionadas, um bom atendimento ao cliente é capaz de solucionar o problema.

Dentre as vantagens, é possível citar, além das que já apontamos acima — diminuição dos custos com estoque e entrega —, o fato de que a aquisição dos produtos é feita por demanda e com o dinheiro do cliente à frente. Assim, você não fica com acessórios parados e não necessita investir alto para abrir ou ampliar o negócio, podendo oferecer uma variedade maior de itens.

Esperamos que, com o texto de hoje, você consiga entender melhor o conceito de dropshipping e, com isso, possa avaliar os benefícios dessa estratégia de vendas para a sua loja virtual. Como em diferentes tipos de empreendimento, é necessário avaliar a sua situação pessoal e os possíveis benefícios e riscos.

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