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Blog para e-commerce: vale a pena? Passo a passo para criar

blog para e-commerce

Muito se fala a respeito da utilização de blogs como estratégia de marketing para lojas virtuais. No entanto, caso você ainda não entenda muito bem como um blog para e-commerce pode te ajudar a divulgar sua marca e vender mais, siga conosco neste post, que lhe explicaremos tudo!

O que é um blog? 

Os blogs são um dos tipos mais simples de página na internet, de fácil criação e manutenção. Consistem em um conjunto de textos sobre um determinado assunto e é atualizado periodicamente com novas entradas.

Trata-se de um formato que surgiu no fim dos anos 90 e que foi bastante utilizado como plataforma de registro de diários pessoais, mas que, com o passar do tempo, começou a ser empregado também pelas mais diversas instituições com o intuito de manter seus leitores informados.

Hoje em dia, têm um papel muito importante nas campanhas de marketing digital, oferecendo uma nova possibilidade para as empresas entrarem em contato com o consumidor.

Vale a pena ter um blog para e-commerce? 

Muitos ainda não enxergam a utilidade de um blog para o seu negócio, mas um blog completo e de qualidade pode tornar você uma autoridade no seu campo de atuação. 

Não basta ter um conhecimento vasto, é preciso que isso seja mostrado e que você seja considerado pelos seus clientes como uma fonte de informação sobre o seu tipo de negócio.

Apesar dos canais no YouTube estarem em alta, vídeos mais longos tendem a ser menos atrativos. Em um post de blog, por outro lado, você pode se alongar e ser o quão específico quiser, detalhando e usando referências para tornar o conteúdo mais claro. 

No mercado atual, é preciso que o cliente crie uma conexão com o vendedor. Ele precisa se identificar com a marca e enxergar você como uma autoridade. Ter um blog atualizado e completo pode ajudá-lo a alcançar isso.

Além disso, um blog atualizado vai melhorar também o número de visitas ao seu site. O cliente vai vir, a princípio, pelo conteúdo, mas pode também realizar alguma compra, ou talvez, assinar uma newsletter.

Portanto, vale a pena ter um blog para e-commerce!

Quais são os benefícios do blog para o e-commerce? 

Existem diversos benefícios na criação de um blog para e-commerce. A seguir, falaremos sobre os principais deles: 

Aumenta o tráfego da loja online

Ao publicar conteúdos relacionados aos interesses do seu público-alvo, você cria uma nova porta de entrada para o seu e-commerce. Isso porque, além da procura pelos produtos ou serviços que sua marca oferece, as buscas por assuntos relacionados também terão como resultado um link para o blog da sua loja virtual.

Ou seja, quando um possível consumidor estiver tentando se informar melhor sobre um assunto de seu interesse, ele entrará em contato com o blog da sua marca e poderá aproveitar para conhecer também o que a loja tem a oferecer, aumentando as visitas do seu e-commerce.

Destaca a empresa nas redes sociais

O blog é uma nova oportunidade de divulgar seus perfis nas diversas plataformas online e, uma vez que ele ajuda o leitor a sanar suas dúvidas, também é provável que este leitor venha a seguir suas redes sociais para receber notificações dos seus próximos conteúdos. Assim, você garante mais um canal de comunicação entre sua marca e um possível cliente.

Melhora o relacionamento com o cliente

Ao informar sobre os assuntos que interessam ao seu público-alvo, você consegue criar uma autoridade para a sua marca, que ajudará a transmitir também uma maior confiança em relação aos produtos ou serviços da sua loja.

Também vale ressaltar que o blog é uma oportunidade de criar uma personalidade para a sua marca e contar para o consumidor sobre a sua história, estreitando esse relacionamento.

Um blog para e-commerce pode convencer o público a comprar

Uma vez que os leitores já adquiriam confiança em seu conteúdo e, por consequência, em sua marca, fica mais fácil convencê-lo a comprar com você. E esse convencimento pode surgir de duas vertentes. 

Em primeiro lugar, você pode utilizar o conteúdo de seu blog para mostrar ao cliente a relevância do produto ou serviço que comercializa. Ou seja, através dos materiais divulgados, você pode explicar a este cliente o quão úteis e importantes são seus produtos, despertando o desejo dele em adquiri-los. 

Outra maneira de convencê-lo a comprar é, justamente, através da confiança. Mostrando-se uma autoridade no assunto, fica mais simples convencer o leitor a comprar de você e não de seu concorrente. 

Abre as portas para que a empresa seja notada nas mídias sociais

Ao criar materiais relevantes em seu blog, os leitores ficarão mais aptos a seguir sua marca nas redes sociais, a fim de acompanhar as novidades e ficar a par das novas postagens. 

Isso cria um ciclo bastante positivo para seu negócio, uma vez que instiga os leitores a seguir sua marca em diversas plataformas diferentes, estreitando o relacionamento. 

Desta forma, é bastante provável que este leitor, quando precisar adquirir algum produto ou serviço relacionado ao seu nicho, opte por fazer negócios com você. 

O blog para e-commerce aumenta sua base de dados

Sabendo medir e analisar o tráfego de seu blog, você também terá mais informações acerca de seu público-alvo e de possíveis leads. Conseguindo avaliar quais postagens têm mais acessos, você começa a identificar melhor as necessidades dos consumidores e utilizar esses dados na elaboração de campanhas e ofertas em sua loja virtual. 

Esses dados também ajudarão a pensar nas próximas pautas de postagem no blog e em suas redes sociais. 

Como criar um blog para e-commerce? 

Criar um blog para e-commerce não se trata de uma tarefa difícil, porém exige algumas táticas a serem seguidas para obter sucesso e transformá-lo em aliado para suas vendas. Veja a seguir: 

1. Verificar a hospedagem do blog

O primeiro passo ao decidir criar seu blog para e-commerce é verificar a hospedagem do site, é importante que tanto sua loja virtual, quanto o blog, estejam hospedados no mesmo domínio. Mas antes de adicionar uma página de blog à sua loja virtual, é preciso checar se a hospedagem atual irá comportar os conteúdos novos sem sobrecarregar a navegação, deixando o site lento e pouco responsivo. 

Por isso, verifique primeiramente com a área técnica responsável pela sua plataforma de loja virtual e se informe a respeito da capacidade da hospedagem. 

2. Defina um objetivo para seu público

Os conteúdos de seu blog deverão ser homogêneos e conversar diretamente com seu público-alvo. Portanto, antes de preparar os posts, elabore um plano de ação, definindo quais são os objetivos de seu público e que tipo de informação lhes seria útil e relevante. 

Lembre-se de que este público tem alguma necessidade ou problema que podem ser sanados pelos produtos ou serviços que você vende. Desta forma, antes de produzir os conteúdos, faça uma pesquisa a respeito da persona que seu negócio atende. 

Defina quem é este público, quais são suas dores e o que seria importante que ele soubesse a respeito de seu negócio. Pense a respeito de quais produtos você irá divulgar através deste blog e também como irá divulgá-los. 

3. Selecione os temas para publicar

Após definir os objetivos para seu público, você terá mais clareza a respeito das pautas que serão publicadas. A partir daí, crie um calendário de postagens, definindo quais serão os temas abordados. É bem importante seguir este cronograma, para criar uma dinâmica de postagens e estreitar a relação com seu público. 

Lembre-se de que no blog há espaço para ser detalhista nos temas abordados, portanto, abuse dessa vantagem. Quanto mais elaborado e eficiente o material de seu blog, mais confiança você terá por parte dos leitores. 

Neste ponto, muitas pessoas sentem receio de que seu blog se torne redundante ou repetitivo, porém não existe esse risco. Um blog específico apresenta justamente a vantagem de demonstrar autoridade em relação a uma temática. Portanto, vale sempre atualizar as postagens, bem como abordar o mesmo tema sob óticas diferentes e informando as novidades acerca dele. 

4. Crie conteúdos otimizados para SEO

A otimização de SEO certamente também deverá fazer parte de sua estratégia de publicações. Uma vez que o blog para e-commerce trata-se também de uma ferramenta de divulgação da marca, é essencial saber trabalhar a relevância do conteúdo para os mecanismos de busca. 

Para isso, ao elaborar os temas das postagens, considere sempre as palavras-chave que poderão (ou deverão) se relacionar com eles, tendo em vista o objetivo de divulgação de cada postagem e o que seu público estará procurando. 

Saiba encaixar essas palavras e expressões de maneira adequada ao seu conteúdo, fazendo com que elas sejam a resposta à busca dos leitores. As estratégias de SEO estão sempre presentes no e-commerce!

5. Divulgue seu blog nos canais de venda

É importante saber que as estratégias de marketing funcionam sempre em conjunto. Ao mesmo tempo que é necessário trabalhar na otimização dos conteúdos para SEO, é essencial também divulgar este blog em todos os canais de venda em que sua loja virtual atua. 

Anteriormente, falamos sobre os clientes que são atraídos para seu e-commerce através do blog, mas o caminho contrário também ocorre. Ou seja, existem também aqueles clientes que conheceram sua loja virtual através dos canais de venda em que ela está estabelecida, como marketplaces ou, até mesmo, as redes sociais, e que precisam ser informados da existência de seu blog. 

O trabalho de consolidação de sua marca deve passar por todas as formas de divulgação e comunicação com os consumidores e clientes em potencial. Não se esqueça de que um blog de qualidade pode abrir portas para seu negócio. 

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