Loja Virtual

Melhore o SEO de sua loja virtual

Uma das grandes preocupações daqueles que abriram uma loja virtual é que ela apareça em uma boa colocação no Google. Para isso, é preciso que ela tenha um SEO competente.

Quando você cria um site, uma das suas preocupações precisa ser ter certeza de que as pessoas vão acessá-lo. Anúncios e postagens nas redes sociais são fundamentais para aumentar os acessos, mas um cuidado permanente é o SEO

O que é SEO

SEO significa Search Engine Optimization, ou em português, Otimização do Motor de Buscas. Consiste em uma série de estratégias para fazer com que os robôs dos buscadores – Google e Bing, por exemplo – detectem o seu site e do que ele trata, e coloquem ele em boas posições nas pesquisas.

Você vai encontrar pela internet diversas regras para SEO de blogs, como selecionar palavras-chave que atraiam o público geral e resumem o conteúdo oferecido. As regras para loja virtual são um pouco diferentes.

Benefícios de uma otimização de SEO em sua loja virtual

Existem diversos benefícios em em manter sua loja virtual otimizada. O primeiro e mais relevante é o aumento nas visitas orgânicas. Apesar de demorar um pouco para sua página subir, ela vai significar uma redução de custos por lead, porque vai significar no cliente descobrindo você e entrando em contato.

Esse aumento nas visitas orgânicas gera um aumento no tráfego qualificado. Somente pessoas que realmente tem interesse em seu produto acabam na sua página, o que aumenta a chance de conversão. Afinal, se alguém acessa sua loja virtual por ter procurado algo como “venda de games”, é porque ela planeja comprar algo, não apenas está entrando por entrar.

Por fim, ter sua página bem rankeada, numa primeira página, digamos, melhora também o status de sua marca. Torna ela, de uma empresa pequena, num destaque no Google, numa empresa reconhecida, influente em sua área.

Como fazer a otimização do SEO de uma loja virtual

Pesquise as palavras-chave mais relevantes em relação a sua loja virtual. Você pode usar o planejador de palavras-chave do Adwords, ou ferramentas pagas como o SEMrush.

Procure o maior número possível de palavras-chave, que vão ajudá-lo a montar sua estratégia de SEO.

Com as palavras-chave selecionadas, você pode montar o domínio e as informações de seu site. Título, descrição, categorias, tudo isso precisa usar as palavras-chave que você selecionou.

Depois, você vai ter que otimizar da mesma maneira os produtos. Criar URL amigáveis, títulos, descrições, todas contendo as palavras-chave selecionadas para eles. As imagens devem ser todas pequenas (no máximo 3,4MB), e todas devem conter texto alternativo com as palavras-chave.

Cuidados adicionais

Para extrair o máximo de informações de sua loja virtual, é importante criar e usar duas ferramentas muito importantes: o Google Analytics e o Google Search Console.

Com o Search Console você vai poder descobrir quais foram as palavras pesquisadas que geraram as visitas, páginas que não estão funcionando e outras informações que podem ajudar no SEO de sua loja virtual.

O Analytics é ainda mais importante, porque é ele que informa coisas como quantas visitas teve seu site, quantas páginas foram visitadas, quanto tempo o cliente esteve em seu site, qual a taxa de conversão, entre outros.

Essas informações vão ser muito úteis para o SEO de sua empresa. De posse delas, vai poder fazer uma estratégia a longo prazo.

Siga nossas sugestões e com o tempo, seu site vai estar lá no alto dos buscadores.

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