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7 maneiras eficazes de determinar o público-alvo para sua loja online em 2019

Definir seu público-alvo faz parte das estratégias de sucesso de sua loja online

O setor de comércio eletrônico está em alta há algum tempo e as estatísticas do ano passado indicam que não há sinais de desaceleração.

As vendas em todo o mundo totalizaram US $ 2,3 trilhões e as receitas de varejo eletrônico devem crescer para US $ 4,88 trilhões em 2021. Isso indica o grande número de clientes que querem fazer compras diretamente de suas zonas de conforto.

No entanto, ter um mercado cheio de clientes também traz a necessidade de determinar o público-alvo de comércio eletrônico para o seu negócio.

Dessa forma, vamos conhecer onde podem estar as dificuldades de atender a essa expectativa e encontrar definitivamente o seu público-alvo. Pronto?

Seu produto tem um público-alvo

Sempre que você quer vender um produto, o maior erro que você pode cometer é pensar que seu produto é para todos. É como atirar sem mirar. Se você quiser ter sucesso no desenvolvimento do seu negócio, terá que definir seus clientes ideais com o máximo de detalhes possível. E para isso, você deve seguir essas formas para chegar ao seu público de maneira mais eficaz:

Entendendo a importância do público-alvo de comércio eletrônico

Uma das principais preocupações que as empresas online enfrentam é o influxo de tráfego irrelevante em seus sites. Não há como negar que as ferramentas e técnicas mais recentes ajudaram muitas empresas a direcionar o tráfego para suas plataformas, seja por apenas alguns segundos. No entanto, a taxa de conversão de tal entrada é quase insignificante na maioria dos casos.

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O comércio eletrônico básico e as habilidades de SEO e a boa estratégia de conteúdo podem atingir até 100.000 acessos aleatórios imediatamente, mas eles são menos valorizados quando comparados com 500 acessos de usuários que estão realmente procurando seus serviços ou produtos. Isso economiza seu tempo e esforços para alcançar um público mais amplo e apenas procurar clientes em potencial.

Definir seu público-alvo para uma loja de e-commerce pode ajudar suas estratégias de negócios de várias maneiras. Isso economiza sua energia de marketing que anteriormente estava sendo utilizada para atingir um público maior, mas menos interessado. Como resultado, você pode gerar a mesma receita com recursos menores se souber o que seu público-alvo está procurando.Veja agora oito maneiras de determinar o público-alvo para a sua loja de comércio eletrônico:

1. Conheça seu público

Qual é o seu público-alvo?

A audiência no mercado do e-commerce funciona de maneira diferente da do mundo real. Comerciantes não interagem com os clientes como eles fariam em uma loja física. Assim, o julgamento sobre o comportamento e a personalidade varia em quase todos os encontros.

Digamos que você tenha uma loja online de roupas esportivas. Então, é importante que você entenda o estilo de vida e comportamento das pessoas que seguem os esportes em um padrão regular. Seria mais fácil se você fosse fã do que está vendendo. Esse ato elimina a necessidade de realizar pesquisas básicas como você já sabe; o que, como e quando seu cliente em potencial deseja seu produto.

2. Imagine o seu potencial cliente

Como um comércio de roupas esportivas, você deve ter uma compreensão do seu mercado-alvo. Essa etapa pode ser realizada com um perfil individual para cada usuário que visita sua loja. Uma vez determinado em quem você deve se concentrar, suas decisões de marketing se tornarão muito mais fáceis. Você poderá segmentar seletivamente um grupo de perfis de clientes semelhantes.

3. Segmentação de Clientes

Agora que você criou perfis de clientes, aconselhamos que você categorize o seu público-alvo. Faça uso de informações demográficas, como nome, endereço, comportamento do usuário, entre outros. Na verdade, práticas modernas sugerem que as empresas devem considerar o estilo de vida, profissão e necessidades dos clientes que não estão sendo atendidas. Isso ajuda a atender melhor os usuários, bem como moldar corretamente as mensagens promocionais.

4. Pesquisas e Feedback do Cliente

Muitos empreendedores bem-sucedidos afirmam ter elaborado as melhores estratégias de negócios enquanto conversavam com os clientes certos. Tornou-se uma prática comum registrar os comentários dos clientes logo após concluir os negócios com eles. Algumas lojas online até dão um passo à frente e oferecem uma breve pesquisa de boas-vindas aos novos usuários, a fim de tomar nota de suas necessidades logo no início.

Os dados gerados a partir de pesquisas e comentários dos clientes podem ser exibidos graficamente para ver onde está sua empresa e qual segmento pode ser melhorado. Além disso, devido à comunicação regular com os clientes, você também pode solicitar que eles escrevam comentários sobre seu produto ou serviço em fóruns públicos de classificação.

5. Conheça seus promotores

Depois de ter identificado o seu público-alvo, o próximo passo é cuidar dos promotores de sua marca. Clientes promotores são basicamente defensores do seu negócio que ajudam a popularizar sua marca via boca a boca. Tornou-se prática geral aproveitar uma boa parte da base de usuários e educá-la para construir uma base de referência forte. A este respeito, a maioria das empresas oferece incentivos aos seus promotores.

6. Perseguir seus concorrentes

Este é talvez um dos detalhes mais importantes que as empresas precisam cuidar. Tem sido uma prática recomendada de comércio eletrônico entre os gigantes da indústria para acompanhar seus concorrentes e suas estratégias. De fato, essa prática pode ser vista na vida cotidiana. Tomemos o exemplo de um desinfetante que tira 100 vírus de suas mãos. Em resposta, outro concorrente lançou um desinfetante para as mãos que faz o mesmo em menos tempo.

Da mesma forma, os e-commerce precisam estar cientes dos produtos e serviços que estão sendo usados ​​por seus concorrentes. Às vezes, é o mesmo produto ou serviço, apenas a diferença de estratégia usada no marketing para o público certo. Portanto, manter o controle da audiência do concorrente é uma maneira eficiente de saber que mercado você deve cuidar.

7. Reavalie seus esforços de marketing

Agora que você tem uma ideia melhor de como encontrar o público-alvo de comércio eletrônico, é hora de analisar seu plano de negócios e considerar algumas coisas, entre elas:

  • Veja se o seu mercado-alvo se beneficiaria de seus produtos e se ele realmente apreciaria;
  • Tente descobrir o que impulsiona a roda de tomada de decisões entre seus clientes em potencial e com que frequência eles podem se dar ao luxo de estar no negócio com você;
  • Responda a todas essas perguntas para ajudá-lo a preparar melhor sua estratégia de negócios em relação ao público-alvo de sua loja online.

Portanto, depois que você descobriu a importância e as formas de identificação do seu público-alvo agora é o momento de direcionar suas ações a esse grupo de clientes e fidelizar a sua marca. Que tal saber sobre os Desafios do e-commerce: quais os principais e como superá-los?

 

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