Loja Virtual

5 erros primários que não deixam o seu site de compras seguro

Por não priorizar um site de compras seguro — que gera confiança nos clientes —, muitos empreendedores de primeira viagem encerram suas operações antes mesmo do primeiro ano de vida.

Cometer falhas no mundo dos negócios não é o fim do mundo, muito longe disso. São elas que nos fazem aprender a gerir um empreendimento, mas se você puder aprender observando os deslizes dos outros, certamente o sucesso do seu e-commerce será bem mais fácil.

Confira, neste post, alguns erros que podem prejudicar a sua loja virtual. Acompanhe!

1. Escolha da plataforma de e-commerce errada

Esse é o erro mais comum que a cada dia desfaz muitos negócios online. Isso porque uma solução ineficiente impõe burocracias e limitações no caminho dos empreendedores de primeira viagem, pois a maioria não está preparada para enfrentar dificuldades dessa natureza e acabam desistindo logo no início.

Um exemplo clássico é optar por usar uma plataforma open source, sem conhecer nada da mesma e muito menos de programação. Esse tipo de plataforma convence os mais desavisados por ser gratuita e por causa das possibilidades de customização.

No entanto, para fazer o seu gerenciamento é preciso que ela seja acompanhada por profissionais especializados no assunto. Sem contar que sua loja virtual dependerá de um profissional para realizar correções, adaptações e atualizações constantes no sistema, no final o custo será muito mais elevado.

Sendo assim, escolha uma plataforma pronta para cadastrar seus produtos e começar a vender. Opte por uma solução alugada que atenda suas demandas e que possa se adaptar ao crescimento do negócio. Existem excelentes opções de baixo custo no mercado, com mensalidades bastante atrativas para negócios de qualquer tamanho.

Antes de decidir utilizar uma plataforma, avalie as funcionalidades, realize testes e procure empreendedores que já trabalhem com ela, veja o que eles tem a dizer sobre o sistema, assim você obterá excelentes feedbacks. Procure também por lojas do seu segmento que atuam com a plataforma em questão. Verifique como elas se comportam com os clientes — se transmitem segurança —, e simule como suas mercadorias ficariam na ferramenta.

2. Imagens ruins

e-commerce demanda boas imagens para que o usuário possa superar o fato de não estar fisicamente próximo do produto. As fotos devem mostrar o item em todos os ângulos possíveis, exibindo todos os detalhes importantes. Quanto mais características, mais seguro o cliente ficará para finalizar o pedido.

3. Descrições genéricas

Uma descrição pobre pode destruir a confiança do cliente, fazendo-o sair da sua loja/site imediatamente. É nessa área que o consumidor deve tirar todas as dúvidas referentes ao produto, vendo todos os diferenciais e formas de utilização dele.

Além disso, essas informações são essenciais para que a página da mercadoria seja indexada pelo Google e surja nos resultados das pesquisas dos usuários. Logo, se dedique bastante ao fazer descrições atrativas, completas e originais para que você gere confiança nas pessoas.

4. Falta de investimento em marketing digital

Não investir na divulgação do e-commerce e em outras práticas para gerar valor para os usuários é um dos erros mais graves. A sua loja virtual deve ter presença nas mídias sociais e em sites de busca. Se dedicar em marketing digital e em relacionamento com o cliente é fundamental para ter um site de compras seguro e de sucesso.

5. Não dar espaço para avaliações dos clientes

As avaliações daqueles que já compraram deixam os possíveis compradores mais confiantes para adquirir um produto seu. Em razão disso, permita que seus clientes deixem opiniões com avaliações — como prós e contras e notas de 1 a 5 estrelas  nas páginas de produtos. Nunca apague feedbacks negativos, pois essa atitude pode causar uma péssima impressão nos usuários.

Se você evitar que os erros mencionados neste artigo apareçam no seu e-commerce, provavelmente suas vendas aumentarão significativamente. Sem contar que, ao mostrar que você tem um site de compras seguro, os clientes se sentirão mais confortáveis em divulgá-lo para amigos e conhecidos!

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