Loja Virtual

4 razões para você criar uma loja virtual o quanto antes

Criar loja virtual mostrou-se um negócio rentável não só pela maior aceitação do público como também pela facilidade em expor os produtos, divulgar sua proposta, mensurar resultados, entre outras vantagens. Há espaço para todos, desde que se tenha uma estratégia sólida, capaz de atender as necessidades do negócio e do público. 

O mercado digital está em franca expansão. De acordo com o e-bit, entidade que realiza pesquisas referentes ao comércio digital, o Brasil conta com mais de 25,5 milhões consumidores ativos comprando pela internet (referência primeiro semestre de 2017). O que representa um aumento de 10,3% em relação ao mesmo período de 2016.

São mais pessoas seguras de comprar pela internet, mas essa não é a única razão para investir nesse campo. No post de hoje você vai conhecer mais delas, acompanhe!

Quais as vantagens de criar loja virtual?

1. Mais pessoas conectadas em múltiplos canais

As mudanças no comportamento do consumidor foram determinantes para o aumento do mercado digital. Antes, o acesso era feito predominante pelos pcs, hoje é feito por meio de dispositivos móveis. O acesso à tecnologia móvel, por exemplo, está presente em mais de 90% dos municípios do país, de acordo com a Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações).

O alto percentual de pessoas conectadas reflete nas compras online. Segundo o e-bit, no primeiro semestre de 2017,  houve um aumento de 56,2% nas vendas via smartphone, o que representa 24,6% de todas as transações online.

2. Mais pessoas comprando

Ainda segundo o e-bit, o mercado digital brasileiro movimentou R$21 bilhões no primeiro semestre de 2017. Foram cerca de 50,3 milhões de pedidos realizados nesse período, o que mostra que elas estão mais confortáveis para comprar algum produto ou serviço via web.

3. Possibilidade de acompanhar vendas e resultados

Diferente da loja física, o e-commerce permite levantar dados e elaborar relatórios de forma mais simples. Com ferramentas como o Google Analytics, os gestores podem saber quantos visitantes o site teve, quais páginas foram acessadas, entre outras informações que oferecem o ambiente favorável para tomar decisões mais assertivas, pautadas em números ao invés da intuição.

São informações importantes para a elaboração de uma estratégia de vendas capaz de atrair e fidelizar mais consumidores.

4. Vantagens aos clientes

O cliente pode adquirir um produto ou serviço em qualquer lugar e horário. Depois, basta esperar a encomenda chegar em casa. A variedade é imensa, dessa forma, um usuário que não encontra determinado produto em sua cidade com certeza o encontrará na internet.

Além disso, pelo fato de não haver os mesmos custos de uma loja física como vendedores, caixa, ponto físico, etc. o valor de um mesmo produto vendido nos dois canais é geralmente mais em conta no e-commerce.

Por onde começar?

Criar uma loja virtual vai exigir planejamento do que vai vender, para quem vai vender e como vai vender. Basicamente, os gestores vão precisar de:

  • uma plataforma, servidor e endereço (URL);
  • serviços de um intermediador de pagamento;
  • layout limpo e que passe credibilidade;
  • sistema de segurança;
  • plano de logística que inclua ações desde a chegada do pedido, passando pelo envio e rastreio da encomenda;
  • plano de marketing para divulgar a proposta do e-commerce;
  • formas de mensurar resultados e automatizar ações.

Criar loja virtual proporciona ao negócio uma série de vantagens, sobretudo aquelas relacionadas à gestão e ao marketing. Apesar de ser um mercado competitivo, há a possibilidade de focar em nichos e a partir daí criar sua própria estratégia, cativar o público e fidelizá-lo.

Gostou do que leu? Por que não dar os primeiros passos? Veja agora como abrir sua loja virtual sem saber programar.

Você pode gostar também

6 Comentários

  • Responder
    Fique por dentro: formas de pagamento para e-commerce - Simplo7
    19 de abril de 2018 de 13:33

    […] você possui uma loja virtual ou pretende criá-la, não pode deixar de conferir o nosso artigo sobre as formas de pagamento no e-commerce, […]

  • Responder
    Quer gerar leads na sua loja virtual? Confira essas dicas! - Simplo7
    24 de abril de 2018 de 19:02

    […] crescente o número de acessos é uma das principais dificuldades que surgem após a criação de uma loja virtual. Para contorná-la, é necessário que o seu site atraia e mantenha contato com clientes em […]

  • Responder
    Quer aumentar suas vendas mobile? É hora de sua loja virtual ser amigável! - Simplo7
    25 de abril de 2018 de 19:04

    […] vendas mobile têm crescido no e-commerce brasileiro. De acordo com o 37º relatório Webshoppers, 27,3% das transações em 2017 foram […]

  • Responder
    Sites confiáveis para comprar: aumente a credibilidade da sua loja virtual - Simplo7
    30 de abril de 2018 de 12:09

    […] razão disso, é fundamental que a loja virtual transmita credibilidade para obter sucesso. Para te ajudar nesta empreitada, separamos algumas […]

  • Responder
    Gestão de e-commerce: melhores práticas para você vender mais! - Simplo7
    16 de maio de 2018 de 13:08

    […] que o negócio seja sustentável. Em meio ao período de crise, muitas pessoas estão optando por investir em lojas virtuais, considerando ser uma opção mais […]

  • Responder
    Marketing digital para e-commerce: aumente já divulgação e vendas - Simplo7
    20 de junho de 2018 de 09:01

    […] consumidor moderno tem buscado cada vez mais as soluções e comprado pela internet. Segundo o levantamento do e-bit, pela primeira vez na história do e-commerce brasileiro, o […]

  • Deixe uma resposta