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10 truques psicológicos para impulsionar as vendas do seu site

Você quer aumentar as vendas da sua empresa? Se os consumidores escolhem comprar algo ou não, muitas vezes é uma questão de pequenos gatilhos psicológicos. Seu produto pode ser ótimo, mas se o seu site não estiver pronto para o sucesso você terá dificuldades.

Antes de revisar seu site, existe uma solução mais fácil: mudanças psicológicas sutis para influenciar seus visitantes. Os compradores se acostumam a fazer compras de uma maneira particular e, devido ao alto volume de vendas recebidas, filtrar o ruído é um desafio. Isso dá uma vantagem distinta às empresas que realmente entendem como os consumidores interagem com as páginas da web.

Consequentemente, você deve procurar por mudanças sutis que você pode fazer para aumentar seus números. Neste post apresentaremos 10 truques psicológicos que você pode implementar e testar para impulsionar as vendas e os resultados finais do seu site .

1. Faça o envio parecer livre

Os consumidores ficam ancorados ao preço inicial que veem. Isso significa que, se você quiser cobrar o frete pelo envio, inclua esse custo no preço inicial. Quando os compradores descobrem custos adicionais mais tarde, isso cria ansiedade que faz com que muitos desistam de concluir a compra.

Quando você explica que o envio é gratuito, por outro lado, eles confiarão em sua marca e sentirão que você está fazendo um favor a eles – especialmente em comparação com o frete caro de seus concorrentes.

2. Utilize tag de 99 centavos no final

Isso é conhecido como efeito do dígito esquerdo. Quando um usuário vê um preço de US $ 19,99 em vez de US $ 20,00, isso faz uma diferença psicológica. Ele ficará ancorada no número 19 em vez dos 20. Além disso, o preço para ele ficará na faixa de 10 a 20, em vez de 20 a 30.

Apesar de ser um centavo literal de diferença, os usuários perceberão seu produto como mais acessível.

3. Oferecer atualizações de produtos

No final do processo de checkout, ofereça atualizações de produtos. Seu consumidor pode querer comprar algo por US $ 100, digamos. Durante todo o processo de tomada de decisão e check-out, ele estará se convencendo de que é uma boa compra.

Se você oferecer uma soma de US $ 10 para segurar o produto no final, por exemplo, ele estará mais propenso a comprá-lo. Ele vai pensar: “O que é uma diferença de US $ 10?” porque ele já está psicologicamente ajustado a esse preço inicial.

4. Crie um senso de urgência

Os compradores são muito mais propensos a puxar o gatilho quando pensam que há tempo finito para isso.

Quando eles acreditam que poderiam comprar o mesmo produto amanhã ou daqui a uma semana pelo mesmo preço (ou menor), é menos provável que façam a compra hoje.

Confira: Como criar um site otimizado e que gere lucros ao seu negócio?

Quando você cria um senso de urgência, isso leva a vendas mais rápidas, pode significar mostrar um número limitado de itens no estoque restante. Você também pode explicar que os preços atuais não serão os mesmos por muito tempo.

Esses sinais levarão o comprador a uma decisão mais rápida. Também farão com que ele pense que está levando um bem com desconto ou um que muitos outros já compraram.

5. Questione as preocupações

Alguém que esteja pensando em comprar um produto em seu site pode ter dúvidas sobre a compra. Vale a pena o dinheiro? Posso encontrar um valor melhor em outro lugar? Vai funcionar como indicado?

Confira: Como montar um site de vendas

Na sua página do produto, você pode abordar essas preocupações. Uma seção “Perguntas frequentes” é eficaz; Você também pode trabalhar as respostas nas descrições dos produtos. E você também pode explicar por que vale a pena e por que é o produto de melhor valor, destacando recursos ou materiais especiais. Isso impedirá que os consumidores façam pesquisas adicionais ou recorram a desculpas para evitar uma compra.

6. Demonstrar credibilidade

Este é um dos truques mais valiosos.

Adicionar algum tipo de depoimento de cliente ou estatística indicando o uso frequente de seu produto aumentará as vendas. Isso é especialmente eficaz quando você inclui essa informação perto do botão “Comprar agora”. Saber que ele não está sozinho e que sua marca é respeitada dará mais confiança ao cliente em sua compra.

7. Faça com que os clientes se sintam altamente valorizados

Os clientes gostam de atenção individual. Você deve, consequentemente, atender a isso. Pode vir na forma de um desconto especializado, oferecendo assistência às suas necessidades ou tornando todo o processo de pagamento o mais flexível possível.

Quando eles se sentirem confiantes de que você (ou seu site) cuidou deles durante a compra, eles terão mais chances de clicar em “Confirmar”.

8. Acompanhamento após a compra!

Por mais que pensemos sobre o próximo cliente na fila, reter compradores antigos é muito mais valioso. Um usuário que compra produtos de você várias vezes contribuirá muito mais para sua empresa do que um comprador único.

Isso coloca ênfase na criação de clientes fiéis. Quando eles se sentirem valorizados pela sua marca, estarão muito mais propensos a fazer o acompanhamento com uma compra adicional e até mesmo a compartilhar sua experiência com os amigos.

Confira: Quer que os consumidores visitem o seu site de comércio eletrônico? Aqui está o segredo!

Você pode enviar a um cliente um e-mail personalizado perguntando sobre sua experiência ou, melhor ainda, ser criativo. Se você tiver o endereço, poderá enviar um item personalizado ou oferecer um desconto em produtos futuros.

9. Conte sua história

As pessoas gostam de ficar atrás de uma história significativa.

Seu website pode compartilhar sua história com eficiência. Através de texto, vídeo ou outros meios, você pode demonstrar quem você é. Há uma razão pela qual você iniciou seu negócio e provavelmente um problema que você estava (e está tentando) resolver.

Tornar isso claro para seus compradores os ajudará a ver as pessoas e a paixão por trás das imagens e números. Além disso, um cliente que acredita em sua história pode comprar seu produto apenas para apoiar sua missão.

10. Use o efeito do meio

Quando você inclui três produtos similares, ao contrário de dois, os consumidores provavelmente gastarão mais.

Quando há apenas uma opção mais barata ao lado de uma opção mais cara, a mais barata será selecionada, em média. Adicionando uma terceira opção, no entanto, torna os usuários mais propensos a comprar o meio (o que teria sido a opção mais cara no cenário de duas opções).

Isso funciona porque o mais caro serve como uma âncora, fazendo com que a oferta do meio pareça um bom valor.

Esses métodos comprovadamente funcionam, mas cada caso e cenário é diferente. Você deve continuar a fazer alterações sutis para ver quais versões funcionam com mais eficiência para atingir seu potencial máximo. Seguir essas etapas e coletar dados sobre seus resultados pode dar mais agilidade e também promover mais vendas.

 

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