E-commerce Formas de Entrega e Logística

Como utilizar o dropshipping para alavancar as vendas

Você sabia que grandes nomes do comércio eletrônico mundial, como Amazon, AliExpress e Mercado Livre, utilizam um modelo de negócio que é facilmente replicável?

Esse modelo se chama dropshipping e é utilizado com frequência no mercado nacional e internacional. Mas o que é dropshipping? O conceito de dropshipping consiste em uma técnica de gestão onde o lojista, no caso revendedor, mantém as ofertas e comercializa produtos, mas não mantém itens em estoque. Esses ficam no estoque do fornecedor, que cuida de toda a parte da entrega. Por exemplo, o AliExpress comercializa produtos de outros fornecedores, que entregam esses produtos após comprarem no portal AliExpress.

A maneira como funciona o dropshipping apresenta várias vantagens ao lojista. Confira abaixo uma lista de algumas delas:

Estoque muito grande
Sem a necessidade de manter um estoque permanente, você poderá ter um estoque praticamente infinito. Tudo o que você precisa fazer é articular a sua rede de fornecedores, para que possa disponibilizar um número maior de produtos diferentes.

Menos gastos
Mais uma vez: como você não precisa investir em um estoque inicial, ou mesmo na fabricação de produtos exclusivos, a sua loja virtual terá custos de investimentos bem inferiores. Isso serve tanto em evitar a compra de um estoque muito grande como a manutenção desse estoque em sua loja.

Testar novos produtos
Imagine que você tem uma loja que comercializa brinquedos para crianças e que, ocasionalmente, recebe pedidos para livros infantis. Um acordo com um fornecedor que entrega livros infantis poderia resolver isso facilmente, permitindo que você teste novos produtos em sua loja através de dropshipping.

Multiplicidade de renda
Você não precisa optar por vender exclusivamente na modalidade de dropshipping, mas sim utilizá-la como mais uma ferramenta de vendas em sua loja (vendendo tanto itens próprios, como artigos de terceiros/parceiros).

Entrar no mercado mais rapidamente
Por meio de dropshipping, você pode iniciar as operações tão logo tiver fornecedores para trabalhar, sem precisar esperar o tempo de chegada de estoque ou mesmo as tratativas com transportadoras para concretizar o envio de um produto.

Cuidados
Mas é importante ter alguns em mente quando utilizar o dropshipping em sua loja virtual. Confira três aspectos que merecem a sua atenção antes de começar a vender dessa forma:

Escolher os fornecedores com cuidado
No dropshipping o fornecedor é quem faz o envio para o cliente que fez a compra em sua loja virtual. Portanto, seja criterioso na hora de escolher esses fornecedores. O AliExpress trabalha com uma gama bem extensa de fornecedores, mas é comum os clientes encontrarem problemas na hora de rastrear os pedidos ou mesmo receberem os pedidos com muito atraso. Escolha um fornecedor que possa garantir que é confiável tanto na qualidade dos produtos como na entrega.

Foque em um nicho
Para um negócio que opera via dropshipping ser rentável é importante ter um alto volume de pedidos. Logo, é importante procurar um nicho de mercado que não esteja sendo explorado para que você possa oferecer suas ofertas sem tanta concorrência.

Não ignore os custos de mercado
Na hora de pensar as suas operações de dropshipping é vital lembrar que, embora você não tenha custos para o envio, toda loja virtual precisa de marketing para poder funcionar. E esse custo deverá estar embutido no preço final que você irá apresentar aos clientes.

Como usar
Nós temos uma documentação específica para auxiliar você pode utilizar o dropshipping em todo o território nacional, com múltiplos fornecedores. Confira o conteúdo em nossa Central de Ajuda.

Você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta