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Qualidade no atendimento ao cliente: como promover em e-commerces?

A qualidade e o preço já deixaram de ser características de diferenciação para o cliente atual. Afinal, você já notou como a maioria dos e-commerces vende produtos muito semelhantes? E isso quando não são justamente do mesmo modelo e marca.

Desse modo, o que faz com que uma pessoa escolha fechar negócio pela loja A em vez da loja B é, geralmente, a qualidade no atendimento ao cliente.

Se esse tema é novidade para você, não se preocupe! Neste post você vai saber como estreitar relações com seu público-alvo, incentivando-o a clicar no botão comprar. Confira a seguir o que fazer para promover uma experiência de usuário memorável no seu site. Boa leitura!

Informe cada etapa da venda

Em uma compra realizada à distância, a melhor maneira de oferecer confiança e conforto para o consumidor é mantê-lo informado sobre seu andamento. Portanto, notifique-o sempre sobre a disponibilidade do produto, a aprovação do pedido e a estimativa de entrega.

Dessa forma, o cliente fica mais tranquilo porque a mercadoria de fato chegará em sua casa no tempo certo, permitindo que ele se programe melhor para recebê-la.

As notificações podem ser emitidas por um e-mail automático, enviado assim que o responsável pelo despacho do item der baixa de sua saída pelo software da loja.

Aposte em diferentes formas de contato

Já que as compras ocorrem pela internet, é fundamental ter um canal de contato com o responsável pelo atendimento ali mesmo. Logo, apostar em um chat online é essencial. Além disso, na própria loja virtual devem existir recursos de autoatendimento, como uma área de FAQ (Perguntas Frequentes).

Humanizar a relação com o cliente é muito mais eficaz pelo e-mail marketing — por isso, pergunte se ele autoriza o envio de conteúdos por correio eletrônico e tente mantê-lo próximo da sua marca constantemente.

Disponibilizar um endereço eletrônico de suporte para dúvidas e sugestões também é importante.

Nunca ignore as solicitações dos clientes

Um consumidor nunca deve ser ignorado. A cada solicitação ou dúvida, os atendentes precisam enviar uma resposta completa e amigável, que seja capaz de satisfazer as demandas do cliente.

Atender bem uma pessoa não é somente seguir um padrão/script e garantir suporte, mas se atentar às suas reais necessidades e preocupações. O atendimento com foco na empatia mostra que seu e-commerce está disposto a encontrar a melhor saída para o indivíduo que está pedindo sua ajuda do outro da linha.

Personalize e traga qualidade no atendimento ao cliente

Tratar um consumidor como se fosse único é uma estratégia e tanto para fidelizá-lo de uma vez por todas. Afinal, quem não gosta de ter um atendimento diferenciado, não é mesmo?

Portanto, oferecer descontos exclusivos, flexibilizar prazos e enviar mensagens de felicitações em datas comemorativas são formas de mostrar para o cliente o quanto ele é especial para sua loja virtual.

No momento de negociar, é recomendado evitar mensagens prontas e criar uma conversa baseada no perfil e nos desejos do consumidor. Quem atende precisa ter a sensibilidade de compreender a situação emocional da pessoa para garantir um atendimento que a tranquilize, a fim de gerar confiança na loja.

Se as dicas mencionadas neste post forem aplicadas no seu e-commerce, você certamente gerará mais qualidade no atendimento ao cliente. É uma forma de fazer com que seu negócio fique entre as empresas mais competitivas do seu segmento e, por consequência, aumente as vendas e a satisfação de compra dos consumidores.

E então, o que achou deste artigo? Se você tiver dúvidas a respeito do tema discutido, não deixe de utilizar o campo de comentários para que possamos lhe ajudar da melhor forma!

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3 Comentários

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